aqui um exemplo de um tipo de fotografia panorâmica que eu ainda não fiz, mas que acho bem interessante e possivelmente vou tentar um dia.
(clique na foto pra remover o scroll) Aqui o link pra imagem no flickr
A foto é de Bruno Postle, autor de algumas ferramentas para fotos panorâmicas.
No post da imagem no flickr um dos comentários que ele tece sobre como fez a foto fala da inclinação que ele usou. Normalmente essas fotos são feitas com a câmera perpendicular à linha dos prédios, mas não foi isso que ele fez. A medida que andou para a esquerda ele inclinou a câmera pra esquerda e fez o mesmo pra direita. A inclinação ficou muito coerente, como se a foto tivesse sido feita de um ponto central. As perspectivas ficaram bem agradáveis aos olhos e ao cérebro

Vejam aqui outro exemplo: O autor desta é Aseem Agarwala. Aparentemente ele fotografou perpendicular à linha da rua. Talvez não chame a atenção num primeiro momento, mas as perspectivas são meio impossíveis. Clique na imagem para ver a foto com resolução melhor no site dele. O resultado está ótimo, mas realmente me incomoda um pouco ver o lado esquerdo e direito de quase todos os prédios. Fica meio incoerente.
É bem interessante ver também o paper que ele escreveu sobre o método que usou. Mostra como algo aparentemente simples pode ser complicado. O grande problema é que a cena não é plana e os erros de perspectiva, principalmente em relação a objetos na frente dos prédios, como árvores, carros, etc. O negócio é abusar das máscaras!
Enfim, taí mais uma maneira muito interessante de se mostrar um lugar.
Abraços, Cartola!