Página 1 de 1

Tutoriais: editando o nadir + nivelando

Enviado: 10 Abr 2016, 10:21
por cartola

Re: Tutoriais: editando o nadir + nivelando

Enviado: 24 Nov 2016, 20:52
por RAEvangelista
Cartola, uma dica de post para nós iniciantes, seria explicar o que é nadir, fiz essa busca no seu fórum e não vi nada, eu já sei, porém é um termo citado o tempo todo em quase todos os tópicos, um iniciante ficaria perdido. Eu também gostaria de ver um tópico seu explicando, suas aulas aqui são de grande valia. Forte abraço, Ricardo.

Re: Tutoriais: editando o nadir + nivelando

Enviado: 25 Nov 2016, 08:13
por cartola
Legal Ricardo, valeu pela dica.

Vou aproveitar pra falar aqui então, já que o Fórum não tem uma sequência lógica a ser seguida:

Nadir: visão para baixo ou direção para baixo. No nosso caso, em que estamos falando de fotografia, é a foto feita pra baixo. Referência na wikipedia, facilmente encontrada pelo google ou pesquisando na própria wikipédia: Nadir.

Zênite (ou zenith em inglês): visão para cima ou direção para cima. No caso é a foto feita pra cima. Na wikipedia: Zênite.

Também não sei se você já esbarrou por aqui com minhas indicações de referências de documentação. Centralizo isso no meu blog, na página Como Fazer. Ali, logo nos primeiros links, na caterogia "Material de Cursos e Palestras" tem um link para um Manual Completo e "Panorâmicas Imersivas 360×180º com Software Livre". Nos dois materiais eu menciono o nadir e o zênite. Esses materiais são mais didáticos (ou deveriam ser rs). No primeiro, além de mencionar os termos em frases no texto, que já poderiam esclarecer, coloquei os dois também no Glossário, que é o que entendo que as pessoas usariam para tal esclarecimento.

Obrigado pela sugestão! Esse tipo de feedback é muito importante pra enriquecer os conteúdos. Como já mexo com isso há muito tempo, perco um pouco a visão que o iniciante teria. Se tiver uma ideia mais direta de como fazer é só falar.

Abs!

Re: Tutoriais: editando o nadir + nivelando

Enviado: 25 Nov 2016, 11:10
por RAEvangelista
Legal, Cartola. Vou ver seu blog e seguir e indicar aos amigos iniciantes também, assim com eu mesmo, que estou na luta para aprender essa arte do 360.