Panoramas do feriado de Finados - 02/11/2012

Proponha e encare desafios na realização de panorâmicas
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Panoramas do feriado de Finados - 02/11/2012

Mensagem por cartola » 02 Nov 2012, 20:37

Bom, vou começar a inaugurar o desafio proposto pelo Zé Pedro Russo - uma foto por feriado nacional de cada um.

Fui no cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. O dia nublado, como de hábito em finados, não deu um céu muito bonito. O nublado sempre me tenta a fazer um HDR, mas resisti. Fiz múltiplas exposições, 3 com diferença de 2EV entre cada uma usando o Magic Lantern, regulando pra fazer a mais escura primeiro e depois ir clareando, assim fotometro o céu ou a área mais clara e coloco quantas exposições achar necessárias até a área mais escura ficar legal. Em geral é difícil passar de 5 usando 2EV de diferença entre elas.

Juro que aquele telhado vermelho é cheguei mesmo e que não manipulei as cores. É de uma concessionária de automóveis.

Não tinha muita gente na área que escolhi pra fotografar. Confesso que fiquei com receio de alguém não gostar da minha presença, então procurei um local mais isolado. É possível ver algumas pessoas debaixo de uma árvore numa missa que rolava de hora em hora pelo que escutei. Uma homenagem aos que já se foram.

Fora isso deu pra ver algumas manifestações em túmulos de famosos e algumas equipes de reportagem. Tinha também muito garoto pobre vendendo água pra aguar os locais de flores nos túmulos, fora as vendedoras de flores no lado de fora.

Embora o dia estivesse nublado deu pra ver o Cristo Redentor, também conhecido como Corcovado. As nuvens estavam altas.

Primeiro a versão que publiquei no 360 cities. É só criar uma conta gratuita e fazer o upload do equirretangular:
http://www.360cities.net/image/sao-joao ... de-janeiro

Pra botar aqui fiz uma estereográfica (little planet). Cliquem para ampliá-la.
20121102-Sao_Joao_Batista-LP-pq.jpg
Não botei ainda no meu blog, pois estou migrando pro krpano 1.8.0.15 e tenho que refazer arquivos de configuração modelo e tal...

Abs, Cartola!

ZPR360
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Nov 2012, 15:47

Re: Panoramas do feriado de Finados - 02/11/2012

Mensagem por ZPR360 » 03 Nov 2012, 11:42

Muito bom, Sr Cartola....

Apenas atente ao fato que fotografar em cemitérios dá um tremendo azar rsrsrsrsrsrs

Curti o little planet e a inserção no 360cities ....

Ainda não fiz a minha .... Que coisa ... Sempre nublado no Finados ....

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Panoramas do feriado de Finados - 02/11/2012

Mensagem por eFe » 03 Nov 2012, 16:42

Bom pessoal, inserindo a imagem do primeiro desafio! :)

Como eu também acho que fotografar cemitério pode dar um baita de um azar, sem falar nas almas penadas que podem sair nas fotos, procurei um tema bem mais light. ;) Essa ponte fica em Itu, e passa sobre o rio tietê, porém, a Estrada Parque é muito tranquila e ideal para ciclistas, caminhantes, e turistas.

Aqui está o Little Planet, foram 33 imagens com a SIGMA 10-20mm, sendo 1 Nadir, e 1 zenith. Para essa usei uma linha extra para baixo, fiquei receoso de não captar a mureta amarela suficientemente apenas com a linha -30° que costumo fazer. Meu corpo é uma Nikon D7000.

A imersiva está no meu blog: http://www.umolhardiario.com.br, aproveito para convidá-los a conhecer. :)

Imagem


NOTA: ESTE MÊS TEM 3 FERIADOS. :]

Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramas do feriado de Finados - 02/11/2012

Mensagem por cartola » 04 Nov 2012, 10:34

Legal, gostei de como ficou a little planet!

Zé, vai agourar outro ô! rs

Pois é, esse mês tem 3 feriados. Os 3 são nacionais? Minha dúvida é o Zumbi dia 20. Não achei ele em nenhuma de 3 listas de feriados nacionais que consultei:
E lembrando hein, natal também é feriado! 24 é ponto facultativo e 25 o feriado.

Abs, Cartola!

Responder