Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Proponha e encare desafios na realização de panorâmicas
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por cartola » 15 Nov 2012, 17:20

Oi pessoal,

segue a versão little planet da panorâmica que fiz hoje.

Clique para ver maior:
20121115-Praca_Mal_Deodoro-LP-pq.jpg
Fui ao Centro do Rio bem cedo, aproveitando que a chuva da noite tinha dado uma trégua. Escolhi, em função do feriado, a praça Deodoro, bem ali no fim da Rio Branco chegando no Aterro. Ali há um grande monumento em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República no Brasil em 15 de novembro de 1889. É legal ler um pouco da história e ver que ele foi meio que conduzido a aplicar o golpe militar. No fim uma última mentira o levou a tal: o boato de que o imperador tinha decretado sua prisão. Naquela época devia ser meio difícil conferir coisas como essas, será que tinha telefone? he he he

Imagem

Tô vendo que a galera pipocou do desafio hein, só o eFe tá na corrida?

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por eFe » 19 Nov 2012, 10:33

Bom, percebeu que não postei no feriado certo, né! :) Maaaaaas, antes tarde do que nunca!

Explico: para garantir as imagens da esfera completa eu comecei a fotografar bem antes da chegada do helicóptero, e as pessoas estavam alí esperando tbém. Qdo começou de fato a descida do helicóptero: aquela festa, e eu me preocupei mais em capturar os quadros onde o papai noel aparecia. Ok, muito burro, né. Mas foi a emoção. Na hora de montar a foto adivinha: pessoas tristes na chegada do papai noel. kkkkkkk... tive que dar um jeito, ou seja, refazer toda a fusão! argh!

Resultado, muitas horas editando pessoas sem braço, pernas, cabeça... esse tipo de coisa. :)

Aqui embaixo o little planet ainda com as pessoas tristes. :(

Imagem

E aqui, só pra vcs do forum, neste link:

http://tools.tourwrist.com/panos/56554

Eae, mais alguém afim de participar do desafio?

Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por cartola » 19 Nov 2012, 11:04

Legal eFe!

Realmente uma foto chata de montar e que tem que dar uma planejada. Você ainda conseguiu entrar na grade pra fazer a foto, as vezes não deixam e aí fica pior ainda. Pra isso as vezes uns crachás de imprensa ou procurar a organização com antecedência ajudam, pois nem sempre um papo com os seguranças resolve, he he

Achei ainda um pequeno defeito na junção ali numa barra da grade, nada que eu já não tenha deixado. Como eu geral gosto que apontem os erros que deixo, opto por apontar também, já que isso pode ajudar a melhorar:
screenshot.152.jpeg
Abs, Cartola!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por eFe » 19 Nov 2012, 18:25

Falae, Cartola!

Pois é, ainda consegui entrar no espaço porque meu amigo é gerente de mkt do shopping, mas antes de chegar nele o segurança realmente não gostou da ideia.

De longe essa foi a foto mais difícil que montei, algo em torno de 6 horas pra fazer a captura e ajustes de camadas, mas isso porque tentei ser minucioso e pegar a melhor expressão de todos no primeiro plano. Assim mesmo reparem na minha namorada, a única do lado de cá da grade, em nenhuma das fotos elas apareceu inteira e olhando pra frente, então paciência, ficou assim mesmo. Vc ainda pegou uma falha na grade, confesso que de tanto procurar por erros acabou que meu olhar cansou e passou desapercebido. :(

Então, filtrando a experiência pra quem vai se arriscar em algo parecido:

* planejar bem a distância das pessoas em primeiro plano para que, se possível, elas fiquem inteiras nas fotos;
* capturar as linhas com antecedência e depois só garantir os quadros principais pode não funcionar se a reação das pessoas for importante para a foto;
* É sempre bom dar uma última checada antes de fechar o arquivo, pois o olhar pode ficar cansado e deixar passar algum erro.

Se alguém tiver alguma experiência semelhante e quiser completar as dicas, fique a vontade.

Abraços.

eFe.
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por cartola » 19 Nov 2012, 19:56

Legal as dicas eFe!

E olha que seus passos pra verificar são mais metódicos que os meus. Eu em geral vou vendo e corrigindo, então acabo as vezes me perdendo, sem lembrar bem o que já verifiquei e o que não. Gostei disso lá do teu fluxo de trabalho!

Outra coisa que já vi o Ayrton falar e que fez muito sentido é que nessas cenas com pessoas em movimento temos que sair lascando o dedo e tirando um monte de fotos, pra depois ter o que escolher. Acho que vi ele falando isso na palestra que deu em Palmela 2011, não sei ao certo. Tem os vídeos lá no site, é só checar. Nesse caso aí talvez fosse bom fazer isso em momentos diferentes. O problema é pegar a reação das pessoas na hora que o helicóptero chegou. Como fotografar as duas coisas ao mesmo tempo??? Você poderia ter levado um megafone ou ter gritado mesmo e incitado a multidão a se animar antes da hora! he he he

Esse seu relato me lembrou a foto que fiz no carnaval. Um inferno pra emendar. Em certo momento desisti e convivi com alguns erros na emenda da multidão. Levei mais de 10 horas editando. Se contar tudo (foto, montagem, etc) deve ter dado umas 20 horas, sei lá.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por Gero360 » 08 Jan 2013, 13:02

E ai pessoal!!

Demorei(2 meses) hehe mas ai esta a primeira de muitas que vou postar por aqui. segue o link abaixo

http://www.imer360.com/portifolio/autor ... rbolt.html

o fórum deu uma parada? precisávamos postar fotos do Natal e Ano Novo.

Um grande abraço a todos os fotógrafos panoramistas e parabéns pelo dia do fotógrafo.

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por eFe » 08 Jan 2013, 13:17

Opa, antes tarde doque... :)

Eu gostei da sua foto, está bem interessante. Em geral não gosto muito desse efeito saturado, vc fez uma HDR? Podia aproveitar e compartilhar a ficha técnica dela com o pessoal do forum.

Sendo bem crítico, bem crítico mesmo, encontrei pequenos problemas, mas algo imperceptível para olhares menos treinados, então não se preocupe com isso, vou citar apenas para corresponder à proposta do forum de sempre aprendermos juntos:

* Na junção da asa esquerda tem um leve desalinhamento (paralaxe).

* Na araucária e em alguns outros pontos, a imagem aparece com algumas aberrações cromáticas, essas linhas azuis e vermelhas próximo às bordas do objeto. Talvez o HDR ou a saturação, tenha sido um pouco demais para a foto.

No geral, é como disse... sua foto está bem interessante, parabéns!


Abraço!

eFe
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por cartola » 08 Jan 2013, 14:49

Legal! Nesses outros feriados (Natal e Ano Novo) nem fotografei nada... achei que o desafio tinha morrido e como eu estou atolado e devendo foto pra caramba mesmo, aproveitei pra disponibilizar pra minha família as fotos das férias de dez/2011 (pra verem como estou atrasado mesmo, ha ha ha!)

Gostei muito da foto, do lugar e do ponto de vista escolhido.

Achei que ficou bem interessante o efeito na entrada da foto. A forma do avião criou uma figura abstrata que chama a atenção quando da entrada do panorama.

HDR realmente é uma coisa que entra no campo do gosto e cada um tem o seu. Eu sou mais fã de cenas mais realistas e procuro não distorcer as cores, haja visto que usei fusão de exposições na foto do monumento ali em cima.

Dá até pra brincar mais com a distorção pra coisa ficar meio como uma pintura. Uma distorção que rola a partir de certo nível do tone mapping é esse efeito neon. Repare, por exemplo, na grama em volta da sombra do avião. A grama encostada na sombra fica mais clara que a mais afastada, parecendo um "neon". Isso afeta um pouco o céu também, deixando o azul mais escuro perto das nuvens e mais claro no centro de uma área azul.

O erro de perspectiva que o eFe comentou eu não teria notado se não tivesse falado. Alias ainda estou na dúvida se achei.

Parabéns!

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por Gero360 » 08 Jan 2013, 20:53

E ai pessoal, fico feliz pelo comentário.

- eFe na asa esquerda também achei que era erro, mas não é, note em ambas as asas é na verdade o flap da asa do avião, bom se foi isso mesmo que vc quis se referir, pois até mesmo vc falou em comentarios anteriores "as vezes o olhar pode ficar cansado..." e na verdade não esteja vendo, mas mesmo assim valeu o toque. Qto a foto, sim é um HDR, e saturei demais, mas isso ficou por conta do monitor que usei que esta descalibrado, qdo abri em outro vi que puxou demais a saturação(tenho que encontrar um ponto médio), mas valeu o comentário, precisando estamos ai.

- Grande Cartola, pois é chega nessas épocas de festividades e o povo some mesmo hehehe, mas tranquilo é legal ver a galera retomando aos poucos, se bem que para a maioria dos brasileiros o ano só começa depois do carnaval.
Referente a minha foto eu quero ter uma boa solução para o HDR, estou fazendo alguns testes mais como estou usando um disparador de intervalômetro a camera só me da o recurso de no máximo 2 pontos de exposição para + e para -. Se tiverem alguma solução boa, prática e rápida para o HDR adoraria uns conselhos. Eu pesquisei alguns controladores de bracketing da Promote ( http://www.promotesystems.com/products/ ... ntrol.html ) mas ainda não sei se vale o investimento.

Grande abraço a todos e um 2013 com muitas panorâmicas.

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por eFe » 08 Jan 2013, 21:10

Parabéns, Gero! É como disse, sendo muuuuuuito crítico e chato a gente acha oq falei. :)

Agora uma questão para discutirmos, eu ainda não testei: qdo fotografamos em RAW a latitude de exposição aumenta, e podemos assim puxar para mais e para menos, certo? Poderíamos utilizar deste recurso fazendo cópias das imagens e alterando a exposição em cada uma delas para depois trabalhar em HDR? Claro que no caso das nossas imersivas teríamos que trabalhar em lote, no lightroom por exemplo, para obter o triplo de fotos, depois uma sugestão é fazer o tratamento HDR no Photomatix.

Eu andei tentando utilizar o recurso de HDR do PTGui neste fds, mas não obtive sucesso, aliás, ficou horrível. Ainda preciso buscar mais conhecimento nas configurações. Se trabalharmos no Photomatix, não geraria vinhetas em cada um dos conjntos?

Perguntas demais? Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Responder