Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Proponha e encare desafios na realização de panorâmicas
vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por vivafloresta » 09 Jan 2013, 00:12

Essa solução de usar a latitude do RAW pode funcionar, mas vai depender das condições de luz que a imagem foi obtida. Ja realizei esse processo quando usava um corpo que nao oferecia o recurso bracketing, e pra algumas imagens funcionava, pra outras não. Vamos abrir um post no tópico certo do forum pra discutir mais isso.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Panoramas do dia da Proclamação da República15/11/2012

Mensagem por cartola » 09 Jan 2013, 08:42

Falaê pessoal!

É, esse negócio de monitor influencia mesmo. De vez em quando vejo fotos no trabalho num notebook que tem uma proteção na tela pra privacidade, fica bem diferente, menos detalhes visíveis e tal.

Sobre uma solução pro bracketing, eu dificilmente uso mais do que 3 exposições e depois de alguns testes que já fiz já fiquei com a opinião de que variar pouco a exposição não vale muito a pena. Em geral uso o auto bracketing direto na câmera usando o firmware Magic Lantern pra Canon, que me permite fazer até 9 exposições com até 5EV de diferença entre elas, mas como disse, raramente faço mais que 3 diferentes. Em geral vario 2 ou 3EV e as vezes faço 4 exposições. Não conheço dispositivos externos que ajudem nisso pra dar opinião, mas o brinquedinho que você indicou aí parece poderoso. Pra algumas coisas (focus stacking) ele precisa de upgrade de firmware. Eu cá comigo prefiro o Magic Lantern, que já faz isso também :).

Pra combinar as exposições costumo usar o Enfuse. Embora eu use na linha de comandos ele tem interface gráfica. Já fiz alguns tutoriais que podem ser acessados a partir dessa página. No Luminance HDR é difícil fazer só a fusão, sem tone mapping mexendo nas cores, mas acho que no Photomatix o tone mapping é bem separado, possibilitando que não seja usado, não tenho certeza. O que acho bom no Enfuse é que ele funciona assim (simplificadamente): compara ponto por ponto das imagens originais verificando qual deles está mais próximo do tom médio (cinza) e definindo assim qual vai ser usado. Isso faz com que as áreas melhor expostas de cada imagem sejam escolhidas e mantidas no resultado final. Em geral o padrão dele me satisfaz, mas é possível ainda configurar o comportamento dele pra modificar o resultado.

O aumento de latitude numa única foto original, ou mesmo aumentar o das várias feitas, é certamente um assunto que merece seu tópico próprio, tem muita figurinha pra trocar. Já fiz isso usando apenas JPG e também já dá uma melhorada. É mais ou menos o que o editor (gimp/photoshop) tenta fazer no shadow/highlights ou ferramentas parecidas. Teve um tópico sobre a automação disso recentemente na lista do Hugin e focaram no JPG, mas ficou algo meio pra nerd, ha ha ha! Dei uns dois pitacos.

Abs, Cartola!

Responder