eu já refletia sobre esse tema algum tempo antes de postar essa mensagem aqui. Em outro tópico o visual360 comentou sobre o papel da técnica na fotografia imersiva ser mais que um apoio e então resolvi abrir aqui essa discussão, estreando o "Buteco da esquina".
Lembram como surgiu a profissão de Web Designer? Não sei se alguém chegou a acompanhar essa evolução. Eu fiz minha primeira página web acho que por volta de 1996. Era uma coisa pra programadores. Com o tempo a possibilidade de fazer coisas bonitas foi surgindo (as primeiras páginas eram toscas) e com isso foi natural o envolvimento dos designers. Cheguei a trabalhar em parceria com designers gráficos e era meio difícil. Eles não sabiam bem as possibilidades da web e inventavam coisas que não se encaixavam bem ali. Foi surgindo aos poucos a nova profissão.
Na fotografia dá pra notar bem que não é qualquer fotógrafo que se aventura nas 360. Muitos tem muito mais uma veia artística do que técnica, o que é até mais natural. Já dei aula particular de 360 pra uma fotógrafa que fez curso com o Ayrton antes e, mesmo depois de ter aula comigo, ela nunca montou uma única panorâmica por conta própria. Pelo grau de intimidade que a pessoa demonstra com o computador já dá pra notar que vai ter dificuldade. Conheço outro fotógrafo que nem faz a pós-edição de suas fotos, dá pra um técnico "photoshopar". Eu não sei se há espaço no mercado que justifique, mas vejo que seria perfeitamente possível a criação de um 360 designer oferecendo serviços para fotógrafos. Acho que não há dificuldade em fotografar imersivas, isso estaria dentro da zona de conforto de qualquer fotógrafo, mas a montagem e publicação realmente podem se tornar muito técnicas.
Trabalho em alguns projetos sociais de TIC onde damos aulas de informática pra uma garotada carente. Dentre outras coisas ensinamos eles a criar um blog e emendando nisso passamos por edição básica de fotos (com GIMP) e de vídeos (com kdenlive ou movie maker). Penso se não seria uma oportunidade pra eles entrar nesse nicho das 360 ainda com muito a ser explorado. Nesse sentido ainda queria trocar opiniões com fotógrafos, pra sentir se haveria mercado pra isso. Na outra ponta, os cursos de panorâmicas para fotógrafos poderiam se concentrar nas especificidades do ato de fotografar, passando por equipamentos, mastros, cabeças robóticas, aeromodelos, bracketing, etc, separando os cursos técnicos para os fotógrafos com essa afinidade e para os técnicos propriamente ditos.
Talvez o zpr360, que ministra cursos, possa dar sua opinião também. Se é que vai chegar aqui depois desse testamento que escrevi

Abs, Cartola.