Designer 360, uma nova profissão?

Onde se fala de tudo e de nada, não necessariamente sobre panorâmicas
Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Designer 360, uma nova profissão?

Mensagem por vt360 » 25 Mar 2014, 18:46

A profissão já é realidade, e tem bastante gente fazendo em empresas especializadas em Tour virtual. É o "designer de tour virtual" ou "programador de tour virtual".

Ele está focado apenas na montagem do tour, codando mesmo, ele precisa entender de Flash, javascript, html5, xml. Ele é responsável pela UI/UX do tour, e a customização do layout.

O Fotógrafo fica responsável apenas pela fotografia, captação, costura, e tratamento. Com as fotos 360 prontas, enta em cena ou "tour designer" ou um nome mais bacana. Hoje um tour é praticamente um hotsite.

abs

Fabio

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Designer 360, uma nova profissão?

Mensagem por vt360 » 25 Mar 2014, 18:55

Acho que o principal gargálo é a captação das imagens. Faz um tempo que venho desenvolvendo um processo de captura, para que qualquer leigo consiga de forma simples regular o equipamento, e garantir qualidade da captura, não sendo fotógrafo, exemplo um corretor.

abs

Fabio

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Designer 360, uma nova profissão?

Mensagem por cartola » 25 Mar 2014, 21:05

Pra isso talvez modelos mais restritos de equipamento, sem regulagem, resolvessem. Tem os one-shot, como a Ricoh Theta ou aquela bola Panono. Pra usar câmeras de maior qualidade acho que o camarada tem que ser fotógrafo mesmo. Outra opção são os multi-câmera, como com as gopro. Agora, no dia que você resolver isso bem vai é eliminar uma profissão e não criar outra, rs rs

Já fiz várias cabeças sob medida, com furos pra prender a câmera apenas no local adequado àquela cam+lente e com paradas indexadas adequadas ao mesmo conjunto. O problema é que se trocar o equipamento tem que trocar isso também, mas eu acho bem prático. Inclusive prefiro usar a minha cabeça do que a NN4+RD16 que tenho, tanto por essa simplicidade e praticidade quanto pelo tamanho e peso, que também é melhor na minha.

Legal saber que já tem gente focada nisso, mas pelo visto é pra realidades maiores. Penso em sugerir esse nicho pra um pessoal mais carente que dou aula de vez em quando. Oferecendo pacotes pra fotógrafos menores, que é o que mais tem por aí, podem explorar uma fatia ainda não explorada do mercado, penso eu aqui na minha modesta opinião.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
vt360
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Jan 2014, 10:30
Localização: Sao Paulo - SP

Re: Designer 360, uma nova profissão?

Mensagem por vt360 » 26 Mar 2014, 00:53

Não quero acabar com a participação do fotógrafo no processo, ele é indispensável nos trabalhos mais técnicos, que precisam de qualidade extrema. Ai, Chamo o Ayrton360!
Mas alguns projetos interessantes precisam de escala, capilaridade, e a qualidade pode ser razoável ( custo-benefício ). A Theta360, na minha opinião, é a tentativa mais bem sucedida até o momento, depois a Panono. A qualidade ainda não está boa, tô esperando a próxima versão. O Google tem o PhotoSphere, e tem outro indo pelo mesmo caminho do software em smartphones.

Ai voltamos ao ponto, Tour 360 será, num futuro próximo, mais dependente das tecnologias para publicação do que do fotógrafo ou cinegrafista ( ex: Theta360, Panono e 360heros). Por isso acho que a profissão "Designer 360" já é realidade.

Abs,

Fabio

Responder