código

Onde se fala de tudo e de nada, não necessariamente sobre panorâmicas
rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

código

Mensagem por rafael_mota » 21 Ago 2013, 22:16

Boa noite amigos,

Sou novo aqui novo aqui no fórum mas estou com uma questão sobre o KRpano, tenho um amigo que disse que está tomando um processo por conta de código copiado do KRpano, eu informei que era código aberto e que qualquer um tem a liberdade para fazer da forma que quiser, o que manda no sistema era apenas a chave. Ai está a dúvida, existe alguma forma de identificar se alguém está utilizando seu código ? Como ? Dei uma olhada no XML e ele não tem nenhuma chave de identificação, existe isso ?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: código

Mensagem por cartola » 22 Ago 2013, 02:36

Oi,

de que código está falando? Uma coisa é a ferramenta krpano, que não é de código aberto (open source). É uma ferramenta comercial que não pode ser pirateada - lembrando que no Brasil, embora muito comum, pirataria é crime. A cópia ilegal pode ser possivelmente detectada, já que o fabricante deve ter registro de quem comprou e cada publicação é gerada com o arquivo de licença.

Outra coisa é o XML que cada usuário da ferramenta gera. Isso é de cada autor, assim como é a foto de cada fotógrafo. É um conteúdo produzido pelo usuário, pelo autor. Se eu fizer uma foto e você copiar, eu posso tentar processá-lo, se tiver provas disso. O XML que eu gero pode ser aberto, mas eu posso não dar permissão de cópia. Conheço gente que deixa o XML aberto e acessível, afinal é a única forma de usar multi-resolução e não obrigar que o usuário que vai ver a panorâmica tenha que esperar a carga do projeto inteiro pra poder navegar, mas que tenta dificultar o acesso, mudando a extensão do arquivo e colocando mensagens explícitas dentro dele de que aquele é um código protegido por direito autoral e que a cópia não é permitida.

Imagino que seja meio difícil provar a cópia do XML, a não ser que seja realmente uma cópia inteira e muito explícita. Já a cópia/pirataria do krpano deve ser bem viável provar, mas realmente não sei exatamente como é.

Abs, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: código

Mensagem por rafael_mota » 22 Ago 2013, 20:28

Cartola obrigado pelas dicas, consegui ler os autos processo. Topo problema está naquela identidade visual que todos nós somos obrigados a criar para ajudar os visitantes a navegar em nossas fotos. Você teria uma recomendação de como resolver esse problema ?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: código

Mensagem por cartola » 22 Ago 2013, 22:33

Bom,

se a pessoa copiou a criação de outra a solução é simples, alias tem várias:
  • crie a sua própria
  • compre uma (pague alguém pra fazer)
  • copie uma que não tenha direitos autorais
  • não use uma e deixe o usuário se virar
Não entendi se a pergunta seria para resolver o problema do processo. Imagino que não, pois seria uma pergunta sobre direito e não é bem o lugar pra isso :) mas imagino que coisas assim possam ser resolvidas com acordos, iniciando pela retirada da cópia do ar.

Abraços, Cartola.

rafael_mota
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Mai 2013, 12:54

Re: código

Mensagem por rafael_mota » 22 Ago 2013, 22:40

é o pior que o cara copiou descaradamente o estilo do layout mesmo, e pelo que vi é muito comum fazem parecido pela web. Quando digo recomendação era exatamente o que você falou
crie a sua própria
compre uma (pague alguém pra fazer)
copie uma que não tenha direitos autorais
não use uma e deixe o usuário se virar

Responder