Google Busines View - Participe

Quer divulgar seu trabalho, discutir sobre o mercado, formação de preços, fornecedores? Esse é o lugar pra isso.
MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por MarcosAlexandre » 20 Jul 2016, 16:52

Juliano,

Agora esta muito fácil colocar fotos 360º e até fazer ligações entre elas. Basta abaixar o aplicativo do Street View em seu celular ou tablet e já pode postar direto de lá. Para se tornar um fotógrafo de confiança do Google basta ter 50 fotos esféricas (360º) na qualidade e nos padrões por eles exigidos que eles automaticamente te convidam para participar do programa.

Abs,

Marcos Alexandre
www.skyfoto.com.br

Mengatto
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jun 2016, 10:14

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por Mengatto » 20 Jul 2016, 16:59

Mas pelo aplicativo eu consigo postar as fotos 360x180?

MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por MarcosAlexandre » 20 Jul 2016, 17:32

Pelo aplicativo consegue captar e criar as fotos 360x180 ou enviar elas já costuradas em algum outro editor.

Mengatto
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jun 2016, 10:14

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por Mengatto » 20 Jul 2016, 17:51

Valeu a Dica, Marcos. Mais uma pergunta. Onde eu descybro qual o "padrão google" que você citou?

MarcosAlexandre
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2015, 12:17

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por MarcosAlexandre » 20 Jul 2016, 18:02

Mengatoo, no aplicativo clica na abra "privadas" e depois em "saiba mais sobre as câmeras 360º" lá onde fala em criar e importar fotos 360 explica isso. Eu não uso o aplicativo, uso um editor no desktop que esta disponível somente para que já esta no programa. O aplicativo ainda tem dados alguns problemas e eles estão ajustando.

fabiomelo76
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Abr 2016, 09:03

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por fabiomelo76 » 21 Jul 2016, 15:23

Olá Juliano. Sim, somente sendo fotógrafo de Confiança ou agência de Confiança, que tenha optado por participar do programa Trusted. O certificado (selo) é concedido a fotógrafos que tenham alcançado um total de 50 fotos 360º aprovadas pelo Google Maps. Pode demorar um tempo sim, até receber um e-mail informando que você já faz parte do programa. Enquanto isso você pode ir treinando publicando fotos 360º de locais públicos no Google Photo Sphere. Espero ter ajudado.

Abraços
Fabio Melo

Mengatto
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jun 2016, 10:14

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por Mengatto » 21 Jul 2016, 16:27

Valeu, rapaziada. Ajudaram bastante.
Um abraço!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por cartola » 22 Jul 2016, 09:21

Pessoal,

andei pesquisando um pouco. Pelo que me lembrava já era possível há alguns anos (2013?) colocar fotos no Google maps. Lembro de umas trocas de email a respeito em alguns fóruns. Se não me engano na lista de emails do Hugin, no face e talvez em outros lugares. Com a intenção de começar a botar minhas fotos dei uma pesquisada e botei 3 fotos ontem pelo próprio computador (desktop).

Realmente dá pra botar pelo aplicativo, mas pra mim, que tenho as fotos no computador, me parece um pouco trabalhoso ter que passar pro celular e ficar postando pelo aplicativo.

Pra postar pelo computador, e alias, talvez também pra postar as fotos feitas no computador pelo celular, o ideal é preparar a foto antes. Podemos focar em dois objetivos: atender as exigências de qualidade de imagem e configurar corretamente os metadados da foto.

1) Imagem
Não pesquisei isso a fundo, mas o Google tem lá seus critérios de aprovação de imagem em função de qualidade, pro que imagino que a costura bem feita seja um critério. Eles não exigem o nadir completo. Pode ficar mal feito, com um buraco, remendo ou mesmo com seu logo lá. Até a última vez que vi a exigência era de que tivesse pelo menos dimensões de 8.000 x 4.000 pixels. Pra certificar um fotógrafo eles tinham exigência de equipamentos específicos, mas creio que analisando a imagem eles não possam identificar câmera ou lente usada, a não ser que você (ou os softwares que você usa) mantenham essas informações no EXIF da foto panorâmica. Muitas das minhas não tem isso.

2) Metadados
São informações sobre a foto que devemos colocar na própria foto. Ficam "escondidos", não aparecem na imagem. A maioria (senão todos aqui) já deve ter consultado informações "EXIF" de uma foto. São metadados. Existem outros além dos EXIF, como os XMP. Pra colocar fotos num mapa o ideal é que elas tenham informações geográficas. Fotos panorâmicas também têm suas próprias informações específicas. Achei esses dois links que mencionam alguns dos parâmetros que podemos inserir numa foto panorâmica georreferenciada:
Bom, cada um vai usar um sistema (Windows, Mac, Linux, ...) e existem várias maneiras de se fazer a mesma coisa. Espero que os links acima ajudem você a encontrar seu método. O mais importante são os metadados, pois a correta configuração deles pode (imagino) melhorar sua avaliação junto ao Google.

Falando do meu método, eu estou usando o exiftool num Linux. Fiz um script pra colocar minha logomarca no nadir (usando imagemagick) e acertar os metadados, que passo pra ele na hora que executo. Normalmente finalizo minhas fotos sem a logomarca na imagem, então inseri essa etapa também.

Bom, se alguém aí por acaso usar *nix (Linux, Mac, BSD, etc), segue o script:

Código: Selecionar todos

#!/bin/sh

if [ "$5" = "" ]; then
  echo "Uso: $0 <imagem> <latitude> <longitude> <head_angle> \"<descricao>\""
  exit
fi
ImageWidth=$(identify $1 | cut -d\  -f 3)
ImageHeight=$(echo $ImageWidth | cut -dx -f 2)
ImageWidth=$(echo $ImageWidth | cut -dx -f 1)

if [ $ImageWidth -ne 12000 ]; then
  convert -resize $ImageWidth cartola_nadir_erect.png tmp.png
else
  cp cartola_nadir_erect.png tmp.png
fi

composite -gravity Northwest -quality 90 -dissolve 90 tmp.png $1 $1

rm -f tmp.png

exiftool -ProjectionType="equirectangular" \
        -UsePanoramaViewer="True" \
        -PoseHeadingDegrees="$4" \
        -CroppedAreaImageWidthPixels=$ImageWidth \
        -CroppedAreaImageHeightPixels=$ImageHeight \
        -FullPanoWidthPixels=$ImageWidth \
        -FullPanoHeightPixels=$ImageHeight \
        -GPSLatitude=$2 \
        -GPSLongitude=$3 \
        -Description="$5" \
        -gpslatituderef=N \
        -gpslongituderef=E \
        -CroppedAreaLeftPixels="0" \
        -CroppedAreaTopPixels="0" $1
Ele obtém as informações de tamanho da própria foto, usando também o imagemagick, e preenche esses campos. A latitude e longitude eu pego no Google maps, clicando no ponto desejado:
Seleção_01.jpg
1 = Ponto onde cliquei
2 = Latitude e Longitude do ponto clicado, nessa ordem

É necessário também acertar as direções (Norte, Sul, Leste Oeste) nos parâmetros: -gpslatituderef=N -gpslongituderef=E
Fotos feitas abaixo do equador devem usar "S" (sul) e acima dele "N" (norte).
Fotos à esquerda de Greenwitch devem usar "W" (West = Oeste) e à direita "E" (East = Leste).
Ou seja, fotos no Brasil usarão quase sempre -gpslatituderef=S -gpslongituderef=W, fotos nos EUA sempre -gpslatituderef=N -gpslongituderef=W e por aí vai. No Brasil a exceção fica lá pra cima nas pontas de Roraima, Amapá e Amazonas, que já passam do Equador pra cima. E viva as aulas de geografia! :)

Aqui um exemplo de execução do script pra acertar uma foto:

Código: Selecionar todos

./metadados.sh 20140124-Enseada_de_Botafogo_Solo.jpg -22.945183 -43.180697 180 "Enseada de Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil"
Tem dois parâmetros ali que podem precisar ser definidos no caso de panorâmicas parciais, que representariam o corte em relação à esfera completa: CroppedAreaImageWidthPixels e CroppedAreaImageHeightPixels, mas que pras panorâmicas completas ficam iguais a altura e largura da imagem.

Faltou ainda mencionar o parâmetro "PoseHeadingDegrees". Pelo que entendi, é pra onde o centro da imagem aponta em relação ao norte do mapa. Por exemplo, nessa foto da Enseada de Botafoto, o centro da imagem aponta pra baixo no mapa. É como a direção pra qual a imagem vai apontar quando o sujeito entrar na foto, e normalmente isso corresponde ao centro da equirretangular. Como o centro da foto do exemplo apontava pra baixo do mapa (tenho que conhecer o local pra saber disso) então o PoseHeadingDegrees=180 - ou seja, 180° em relação ao norte, ou seja, sul :). Na dúvida coloque simplesmente zero (0) nisso. No StreetView isso não me parece tão importante. No 360cities era exigência. Não sei até que ponto o Google avalia a qualidade deste parâmetro. Alguém?

Ainda pretendo ver se coloco outros parâmetros, como o software que usei na costura. Como as vezes processo ainda a foto depois de pronta, acho que nem todas as minhas tem esse parâmetro corretamente configurado, então pretendo garantir. Vou ver também se acerto câmera, lente e talvez outras informações EXIF.

Publicando

Bom, até aqui falei do acerto da imagem e a grande (última) pergunta era "como publicar". Eu publiquei simplesmente adicionando fotos no Google Maps, e já pude ver minhas fotos disponíveis no street view. Confesso que não estou conseguindo achar a da Enseada de Botafogo, mencionada ali em cima, mas achei uma da Praça XV, que foi a primeira que botei, e ainda estava sem os metadados (ou seja, os metadados não servem pra nada! kkkkkkk).

Basicamente estando logado na minha conta (gmail, google plus, etc) entrei no maps e pesquisei o lugar da foto e cliquei lá embaixo à esquerda em "adicionar uma foto":
Seleção_02.jpg
Já consegui ver minhas fotos pelo aplicativo do Android. Acho que pode ser possível publicar também pelo google plus, mas ainda não testei. Uma vez que a foto esteja georreferenciada basta o upload, se o Google for esperto - e costuma ser, sua foto já estaria disponível no lugar certo. Alguém sabe?

Abs, Cartola.

Mengatto
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jun 2016, 10:14

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por Mengatto » 25 Jul 2016, 18:33

E aí Cartola. Eu fiz isso final de semana (sem querer) e também funcionou. Eu tava achando muita mão fazer através do celular ou tablet.
Quanto às características que o google exige é o seguinte: mínimo 5300 x 2650 pixels e máximo 12000 x 6000 pixels. E pelo que entendi a exigência é somente essa. E claro que a qualidade de imagem, foco e costura tb vai contar né. Ao menos espero. kkkk

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Google Busines View - Participe

Mensagem por cartola » 26 Jul 2016, 11:27

Agora, uma coisa que reparei é que as georreferencias não importam muito. Pelo menos via Google Maps eu só consegui postar foto associada a um lugar. Por exemplo, a Enseada de Botafogo não é um lugar pré-cadastrado, então o Maps achou um Restaurante Enseada de Botafogo, que fica lá dentro do bairro e não na praia onde eu fotografei. Por engano eu cadastrei errado minhas georreferencias e isso não foi um problema. Eu errei o hemisfério e a latitude (vou explicar por que) e a foto aparece relacionada ao local.

Alguém sabe se dá pra publicar a foto direto, sem ter que ficar procurando um lugar? Imagino que as georreferencias poderiam ser suficientes pra localizar a foto. Será que pelo celular dá? Vou testar depois.

Bom, alerto para os que por ventura forem usar o Exiftool na linha de comandos: os parâmetros -gpslatituderef= e -gpslongituderef= me parecem necessários e eles é que mandam na direção. O sinal de negativo na latitude e longitude são desprezados. Como eu tinha fixado N e E nessas direções, minhas fotos ficariam sempre no hemisfério Norte e direção Leste em relação ao meridiano de Greenwitch. Pra fotos abaixo do equador tem que ser S (sul) e no Brasil será tudo W (West = Oeste).

Abs!

Responder