Problemas com o Hugin

AlexandreONIXPHOTO
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Dez 2017, 15:37

Problemas com o Hugin

Mensagem por AlexandreONIXPHOTO » 12 Jan 2018, 20:41

Tenho feito a tentativa de fotos 360 com uma 18-35 1.8 da sigma na minha D7200, fiz testes pra confirmar se o ponto nodal está correto e pelos testes tudo ok, porém após fazer as fotos em ambiente fechado o hugin não consegue unir as fotos, sempre fica toda torta com imagens nos locais errados.
Pode ser algo com a pequena distorção que essa lente tem?

AlexandreONIXPHOTO
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Dez 2017, 15:37

Re: Problemas com o Hugin

Mensagem por AlexandreONIXPHOTO » 12 Jan 2018, 21:48

Pode ser falta de informação de uma foto para outra?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1192
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problemas com o Hugin

Mensagem por cartola » 13 Jan 2018, 07:49

Oi Alexandre,

na minha opinião é isso aí, falta de informação de uma foto pra outra. Já fiz uma foto com uma lente 18-55mm, a lente padrão dos kits de máquinas cropadas. A lente tem um ângulo pequeno de abertura. Em um ambiente fechado o que vai provavelmente acontecer é que algumas fotos vão ter apenas parede ou apenas teto, tudo branco (ou a cor da parede) e o hugin não vai achar pontos de controle entre as fotos. O fato é que é necessário que tenham pontos de controle entre as fotos, senão o hugin não tem como adivinhar como posicionar uma imagem em relação a outra. Nesse caso tem algumas opções:

1. Usando a interface avançada ou especialista, você abre a janela de visualização rápida de panorama e vai na aba "Mover/Arrastar" e pode arrastar imagens individualmente para a posição delas. Veja que pra juntar parede com parede (céu com céu, grama com grama, areia com areia, etc) a posição não precisa ser certinha. Se você não conseguir identificar pontos de controle pra marcar então também não vão aparecer falhas de posicionamento. Pode ser difícil reconhecer que imagem é de que lugar, tenha paciência e use a ordem das fotos a seu favor. Atente para o "modo de arrasto" que tem que ser "normal, individual" e você tem que marcar a foto que quer arrastar, daí não precisa nem acertar o clique sobre ela que é ela que vai ser arrastada. Passando o mouse pelo quadradinho de marcação ele mostra a imagem correspondente em destaque. Usando a tecla shift você arrasta só na horizontal ou só na vertical (caso precise). Passando o mouse sobre as imagens com o Ctrl apertado ele mostra as imagens e seus números de ordem.

2. Outra opção é criar artefatos no ambiente pra viabilizar a criação (automática ou manual) de pontos de controle. Pode colocar pedaços de fitas nas paredes ou bolinhas de massa de modelar. Depois é fácil tirar isso na pós edição com uma ferramenta clone ou equivalente.

3. Outra opção ainda é criar os pontos de controle na mão. Por mais branca que seja uma parece muitas vezes consegue, com paciência, criar pontos de controle na mão identificando sujeiras ou marcas sutis que o hugin não conseguiu sozinho. Foi assim que fiz na foto que tirei com 18mm. Essas fotos que fiz estão disponíveis aqui no fórum inclusive, mas não postei o arquivo com a costura pronta pra desafiar a galera rs.

Abraços, Cartola.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante