Dicas para o Hugin

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 11 Out 2013, 10:11

Oi,

não acho que seja fundamental uma ordem específica não. Na teoria o cpfind, que é o programa que o Hugin usa para encontrar pontos em comum entre as imagens, vai tentar procurar pontos que coincidam entre cada imagem e todas as outras e depois vai posicioná-las.

Eu prefiro fazer nesses casos uma horizontal de cada vez. Tenho a impressão de que muitas imagens, principalmente se forem pesadas, com mais de 18mp por exemplo, podem fazer o localizador de pontos de controle não conseguir processar tudo e não encontrar pontos entre todas. Acho que para a otimização também é melhor começar fazendo uma horizontal fechada e depois acrescentar outras horizontais e o nadir e zenith. Faço assim, mas cada um faz de uma forma. Lembro na lista de discussão do hugin, quando alguém propôs que cada um mencionasse sua "receita". Cada um fazia de uma forma. Não tem tando certo e errado, até por que pode depender do tipo de imagem que você usa.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por marciohohmann » 02 Mar 2016, 21:46

Olá galera do Pano Fórum, estou com uma dúvida, até quantas fotos eu posso costurar para criar um panorama no Hugin? Alguém poderia me ajudar?
Desde já agradeço!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 02 Mar 2016, 22:56

Não tem um limite Márcio, por que a pergunta?

O limite está mais associado à sua capacidade de hardware, memória, processamento do computador que vai usar. Se explicar a origem da dúvida deve ser mais fácil te esclarecer.

Ele não é muito ideal pra processar centenas de fotos pra, por exemplo, fazer uma gigapan em um hardware de pouca capacidade. Quanto mais foto mais hardware ele vai precisar. Tem programas que dividem a tarefa em etapas, conseguindo usar qualquer micro, apenas demorando mais pra concluir.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por marciohohmann » 02 Mar 2016, 23:57

Olá Cartola, desde ja agradeço seu retorno... então se eu usar uma outra lente que não seja a 8mm irei precisar de mais fotos não é? Por isso a pergunta sobre a quantidades de fotos no Hugin, também irei fazer um curso para fotografia imobiliária e o fotógrafo me sugeriu comprar uma Sigma 10-20mm... então pensei em usar ela para fazer as fotos 360... abraço!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 03 Mar 2016, 09:04

marciohohmann escreveu:Olá Cartola, desde ja agradeço seu retorno... então se eu usar uma outra lente que não seja a 8mm irei precisar de mais fotos não é?
É isso aí. As giga panorâmicas são feitas em geral com lentes bem fechadas, tipo 200mm. Se usar uma 50mm já chega numa foto com gigapixel de resolução. É possível fazer uma panorâmica com qualquer lente (acho que já disse isso algumas vezes pelo fórum afora), basta calcular o ângulo, a sobreposição desejada e mandar bala. Tem pelo fórum também um link pra uma calculadora de ângulos pra ajudar. Tem também (mais avançado/complicado) uns programas em Python que já calculam tudo. Acho que já mencionei isso em algum lugar aqui também. Lembro de um programa usado pra movimentar uma cabeça robótica que fazia esse cálculo e ajudava a planejar a coisa.

Enfim, voltando à coisa mais pé no chão, com a lente 10mm dá pra fazer com umas 8 horizontais + 1 zênite + 1 nadir, se não me engano. Isso numa câmera cropada. Numa full frame eu faço com 8-15mm (fisheye) em 12mm com apenas 4 fotos ao todo. Se essa 10mm for retilinear talvez precise de mais um pouco, não sei. Já tive uma Sigma 10-20mm.

Abs, Cartola.

marciohohmann
Mensagens: 16
Registrado em: 25 Ago 2015, 17:09

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por marciohohmann » 03 Mar 2016, 10:09

Obrigado Cartola, em breve estarei postando os resultados...abraço!

Responder