Dicas para o Hugin

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Dicas para o Hugin

Mensagem por Léo Carvalho » 20 Ago 2012, 20:10

Olá. Boa noite.

Tenho tido alguns problemas com o Hugin em relação ao céu (zenith) e outras coisas. Não consigo entender porque de vez em quando eu abro as imagens no hugin e quando mando fazer o alinhamento (sem o nadir e o zenith) faz rapidamente e com qualidade, precisando apenas fazer algumas alterações manuais. E há momentos em que não da certo de jeito nenhum, os pontos de controle não acontecem, preciso fazer tudo manualmente. Como resolver isso?

Outra coisa que tem me incomodado muito e me dado muito trabalho é o zenith. Quando na foto do zenith não aparece nada (por exemplo: partes de árvores, casas, morros, etc.) aparece apenas o céu azul ou as vezes com algumas nuvens, a emenda não da certo de jeito nenhum e ainda o programa fica pedindo para achar pontos de controle do zenith com o nadir, coisa que é impossível. O que eu estou fazendo de errado? O que preciso fazer para corrigir isso?

Aguardo retorno, se possível com urgência.

Mais uma vez muito obrigado.

Grande abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 21 Ago 2012, 09:09

Léo Carvalho escreveu:Olá. Boa noite.

Tenho tido alguns problemas com o Hugin em relação ao céu (zenith) e outras coisas. Não consigo entender porque de vez em quando eu abro as imagens no hugin e quando mando fazer o alinhamento (sem o nadir e o zenith) faz rapidamente e com qualidade, precisando apenas fazer algumas alterações manuais. E há momentos em que não da certo de jeito nenhum, os pontos de controle não acontecem, preciso fazer tudo manualmente. Como resolver isso?
Oi Léo, se você está alinhando apenas a horizontal primeiro, e acho isso uma boa prática, pois tem mais chances de sucesso, pode definir uma opção do cpfind para que ele procure pontos de controle apenas entre as imagens adjacentes e não entre todas. O CPFIND é o programa que o Hugin usa por padrão para encontrar pontos de controle.
  • Vá no menu Arquivo / Preferências
  • Na janela que se abre vá na aba "Detectores de Pontos de Controle"
  • Confirme se o "Hugin's CPFind (Padrões)" está marcado e clique no botão "Editar", à direita
  • Na janela que se abre, supondo que você nunca alterou os valores padrão, troque "--multirow" por "--linearmatch"
Essa e outras opções do CPFind podem ser vistas aqui por exemplo.

O encontro de pontos de controle pode falhar também por falta de memória. Pra contornar isso você pode tentar encontrar de duas em duas imagens. Vá na aba "Imagens", selecione as imagens entre as quais que quer marcar pontos de controle e clique lá embaixo no botão "Criar pontos de controle".

Se você verificar que isso está ocorrendo: quando manda achar em todas ele não acha e de duas em duas acha, tente usar também a opção "--ncores 1" lá nas opções do cpfind. Tem um bug de memória que dá as vezes quando ele tenta dividir a tarefa entre os núcleos do seu processador e isso aí costuma resolver.
Léo Carvalho escreveu:Outra coisa que tem me incomodado muito e me dado muito trabalho é o zenith. Quando na foto do zenith não aparece nada (por exemplo: partes de árvores, casas, morros, etc.) aparece apenas o céu azul ou as vezes com algumas nuvens, a emenda não da certo de jeito nenhum e ainda o programa fica pedindo para achar pontos de controle do zenith com o nadir, coisa que é impossível. O que eu estou fazendo de errado? O que preciso fazer para corrigir isso?
Quando a(s) foto(s) não tiverem pontos de controle bem definidos, por exemplo, fotos só com núvens, fotos feitas de uma parede branca com uma lente mais fechada, etc, você pode apenas posicioná-las na janela de pré-visualização rápida. Já que elas não tem objetos que possam dar bons pontos de controle, então o posicionamento delas também não precisa ser preciso, certo? Na janela de pré-visualização rápida vá na aba "Mover/Arrastar" e tente posicionar as referidas imagens. Se não conseguir, tente mudar o modo de arrastar para "normal/individual", no qual provavelmente vai ter que marcar qual imagem vai querer arrastar. No modo "normal" você vai arrastar todas as imagens conectadas por pontos de controle juntas.

Aproveito e coloco aqui sua pergunta que me enviou em particular sobre a exposição:
Léo Carvalho escreveu:Não consigo fazer o céu ficar na exposição correta, é o único que sai totalmente diferente das outras imagens.
Em geral eu fotografo com tudo no manual: exposição, velocidade, balanço de branco, iso, etc. Isso me deixa a vontade para não usar a correção de exposição do Hugin. Seguindo os passos do "Assistente" (primeira aba) ele vai tentar fazer correção de exposição. Sem problemas, é fácil e rápido zerar isso.
  • Vá na aba "Câmera e Lente"
  • Marque todas as imagens (use shift ou ctrl pra ajudar)
  • Clique no botão "Reiniciar", o último dos botões à direita
  • Vaio abrir uma janela. Desmarque tudo, menos "Exposição" e altere o valor do combo ao lado para "para zero (sem correção..."
  • Dê ok. Todas as correções de exposição feitas pelo hugin serão zeradas.
Não fui muito preciso nos passos, então se tiver problemas fique à vontade pra perguntar novamente.

Agora, o encontro de pontos de controle e a montagem / posicionamento automático das fotos é algo que realmente não funciona sempre e depende em geral da cena fotografada e da sobreposição feita.

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por Léo Carvalho » 21 Ago 2012, 10:35

Bom dia Cartola.
Obrigado por responder rápido.

Das 3 respostas que me deu, a segunda sempre que necessário eu faço (arrastar manualmente as imagens) porém, não acho que fique bom, nunca fica no lugar certo. Neste ponto o Kolor Autopano Giga era muito melhor, ele deixava as emendas transparentes e eu conseguia ver exatamente onde a emenda deveria ser feita.

A 1ª e a 3ª opções eu vou tentar fazer e se não der certo eu entro em contato.

Valeu! Mais uma vez muito obrigado grande mestre. Abração.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 21 Ago 2012, 11:19

Lembre-se que ali você pode arrastar com o botão esquerdo e rodar com o botão direito. E ao rodar, as vezes é melhor trazer a imagem pro centro da visualização, pois ali será o eixo da rotação.

Se não fica bom, se fica fora do lugar, é por que há elementos que não se encaixam bem. Se há elementos a serem encaixados você pode marcar pontos de controle, seja selecionando a imagem zenith e a que você sabe que melhor se encaixa com ela e tentando a geração automática na aba Imagens, seja marcando uns dois ou três pontos manualmente, o que não te tomará muito tempo.

PS: acho que agora vou responder mais rápido ainda. Finalmente fiz um filtro no meu gmail pra que as mensagens que venham de mim mesmo provenientes de outro servidor não caiam no SPAM. Todas as mensagens de notificação de resposta que eu recebia iam pro meu SPAM no gmail até agora há pouco :)

Abraços!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por Léo Carvalho » 23 Ago 2012, 15:26

Olá. Boa tarde.

Estou fazendo a panorâmica de uma igreja de São João Del Rei e tem uma coisa que está me atrapalhando.
O Hugin insiste em clarear minhas fotos, aí está ficando com granulação e não quero isso.
Quero que ele faça a montagem exatamente como eu tirei as fotos. Já fui na aba Câmeras e Lentes, reiniciei somente com a opção exposição marcada (para zero sem correção...)
Já utilizei todas as opções do montador e continua clareando a foto, deixando com granulações nas partes escuras.
Tem como o Hugin não fazer isso?
Muito obrigado e grande abraço.
T+
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 17:25

Vai dentro da aba Camera e Lente, depois lá embaixo na aba Fotométrico e veja se os campos estão zerados. Marque todas as imagens e zere tudo. Se não resolver preciso de mais detalhes pra pensar o que pode ser.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 17:40

Léo, na verdade os multiplicadores de vermelho e azul devem ser colocados em 1 e não em zero.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por cartola » 24 Ago 2012, 11:22

Oi Léo,

mais uma reflexão a respeito. Imagino que esteja tendo esses problemas de cor/luminosidade por conta de otimização fotométrica, que o hugin só faz se você usar o assistente no botão "2. Alinhar..." na primeira aba. Fora isso o que ele pode fazer é usar a correção EV de acordo com o EXIF da foto, o que você zera lá no botão "Reiniciar" da aba "Câmera e Lente".

Se você está usando o botão "2. Alinhar..." pode tentar então alternativamente não usá-lo, indo na aba "Imagens" e marcando todas pra clicar em "Criar pontos de controle", depois pode trocar o "Hugin's CPFind" por "Vertical lines" e rodar ele em algumas imagens selecionadas. Depois vai na aba "Otimizador" e faz minha receita de bolo: 1) Otimiza posições apenas (y,p,r) 2) Otimiza posições e visualização (y,p,r,v) 3) Otimiza tudo sem translação.

Eu prefiro também otimizar primeiro a(s) linha(s) horizontal(is) pra depois incluir o nadir/zenith pra fazer os três passos de otimização de novo. Em geral funciona melhor.

Fica nos devendo a dica aí do que resolveu o problema no final das contas! Ou mais detalhes, de repente mandar as imagens pra eu testar aqui, se não conseguiu resolver ainda.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por Léo Carvalho » 28 Ago 2012, 17:14

Olá Cartola.

Vou fazer todos os testes e respondo depois.

Esses dias dei uma organizada nos arquivos que já tenho no jeito para produzir minhas panorâmicas.
Acabei assustando-me com a quantidade! Contando com as que estão prontas, tenho arquivos para produzir quase 100 panorâmicas.
Quando meu site comercial estiver pronto, entro em contato para você conhecer.
Grande abraço e obrigado.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
gellock
Mensagens: 5
Registrado em: 05 Out 2013, 17:12

Re: Dicas para o Hugin

Mensagem por gellock » 10 Out 2013, 20:37

Muito bom este post.
Como também estou começando me esclareceu várias dúvidas na montagem, como a do Zenith mencionado pelo Léo.
Cartola, como estou usando uma lente que não é fisheye, preciso de um número muito maior de fotos.
Sei que é recomendado elas estarem na ordem correta de numeração para carregar no Hugin.
A Nadir e a zenith devem estar em que posição na sequência?

Responder