Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por cartola » 10 Out 2013, 19:33

Oi,

ao carregar os arquivos no hugin ele acha que as lentes são retilineares:
Seleção_007.png
então tem que mudar isso depois:
Seleção_008.png
Além disso, provavelmente por alguma incompatibilidade entre o exif gerado pelo PS ou por informações erradas no exif mesmo, o hugin entende que tem três lentes distintas. Isso em si não é um problema. Eu até otimizei com elas igualadas mas ao final acabei criando 4 distintas pra tentar zerar.

Talvez fosse melhor, se possível, falar pro PS não salvar exif nesses casos, daí vc configura uma vez só pra lente adequada.

Além disso, em algum momento o hugin entendeu que deveria cortar as imagens e eu zerei os cortes na mão:
Seleção_009.png
Além disso fui na aba Câmera e Lentes e reiniciei os valores de exposição para os valores exif.

Feito isso, adicionados pontos de controle e otimizando (y, p, r => y, p, r, v => tudo sem translação) deu certo. Reotimizar tudo depois de botar lentes distintas deu errado, então voltei atrás.

Segue o projeto:
teste2.zip
(1.8 KiB) Baixado 289 vezes
.

O que me parece é que o que o PS faz na imagem a deixa incompatível com o hugin, pra resumir. Como disse antes, uma ideia pode ser zerar o exif. Como não uso Photoshop não posso opinar muito sobre outras possíveis alternativas. Não sei se tem outras coisas que pode usar para o HDR, tipo Photomatix. Tenho uns tutoriais sobre ferramentas livres.

Parece que o Gilberto não teve os problemas que tive... pode ser por que estou num linux e realmente tem coisas estranhas nessa instalação atual sobre formatos de JPG. Muitas vezes o JPG que gero no hugin não é lido pelo krpano, Panini e outros. Tenho que dar uma convertida com o imagemagick ou gimp. Na lista do hugin me disseram que é a libjpeg que está bugada. De qualquer forma algo do que eu disse talvez proceda.

Abs, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por ALOEBRASIL » 10 Out 2013, 19:36

Eu faço minhas costuras no AutoPanoGiga e a única edição que fiz, foi o alinhamento vertical.
O restante deixei no automático e já foi o suficiente pra costurar corretamente.
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por Blum » 10 Out 2013, 19:51

Obrigado Cartola e Gilberto.
Vou testar denovo com mais calma.
Vou ver como zerar o exif no photoshop, pq isso eu não sei fazer.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por epassarin » 11 Out 2013, 10:18

Olha só.
Eu não consegui detectar o que deixa a imagem assim dentro do Hugin.
Sei que tenho 2 Hugin aqui, o 2013 e o 2012.
Eu prefiro a versão 2013 que parece forçar e encontrar mais pontos de controle.
Normalmente em uma imagem HDR com 10 fotos que totalizam 30 imagens, ele encontra 2500 a 2900 pontos de controle, enquanto no 2012 encontra 1200 a 1500.
Eu fiquei intrigado com essas imagens torcidas, mas mandei costurar mesmo assim e deu tudo certo no final.
Acho que deve ser algum efeito do Hugin antes de costurar..rs rs
Na versão 2012 nao ocorre isso na maioria das vezes, porem sao raras as vezes que consigo finalizar uma panoramica em HDR.
Não sei o que ocorre, mas o que importa pra mim é que no final fique tudo redondo...rs
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por cartola » 11 Out 2013, 10:35

Oi de novo,

acho válida a sugestão do Emerson de tentar a versão 2013 também. Muitas vezes já vi problemas serem resolvidos com outra versão.

Outra coisa é o arquivo de projeto que mandei. Ele estava usando outros arquivos, que converti para TIF pra ver se o problema era na tal instalação da biblioteca de jpeg aqui no linux. Segue então o projeto com as imagens originais:
teste2-2.zip
(1.8 KiB) Baixado 290 vezes
Outra coisa que pode fazer diferença, se houver algum problema relacionado à libjpeg, é testar num Windows, pois aparentemente você está num Mac.

Pra salvar sem exif no PS tem algumas sugestões aqui. Uma óbvia, mas não muito prática, é colar a imagem num arquivo novo e salvar.

O Hugin é capaz de fundir exposições também. Não costumo fazer isso, mas uso as mesmas ferramentas que ele (enfuse, align_image_stack) para alinhar e combinar as imagens. Conheço gente que faz tudo no Hugin, criando as pilhas de exposição e ele mesmo vai alinhar tudo e gerar o panorama ao final. O efeito vai ser um pouco diferente, é como se fizesse o HDR sem a etapa de tonemapping, coisa que sei que o FDR Tools e o Photomatix fazer, mas não sei o PS. Pessoalmente prefiro, pois acho que fica mais natural. Faço isso muitas vezes, como nessa aqui, que nitidamente mostra os detalhes das áreas claras e das áreas escuras, mas um usuário comum não se ligaria que pra isso foi necessário usar várias exposições.

Não sei se consigo testar num Windows hoje, mas vou tentar lembrar disso depois.

Outra coisa, quando tiver restrições na divulgação das imagens pode desfigurar parte delas pra postar mais à vontade. Uma tarja preta no meio delas resolveria, por exemplo, sem passar nas partes em comum entre elas, que precisaríamos pra tentar juntá-las.

Abs, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por ALOEBRASIL » 11 Out 2013, 14:16

Cartola,

Olhei o exemplo que mencionou acima, e a foto ficou muito boa em HDR, também penso que a junção de várias exposições não deve alterar a naturalidade da foto.

Um leigo, deve olhar a imagem sem notar que foi realizada um tratamento para melhor a imagem.

Claro, os trabalhos artísticos não seguem esta regra, pois fica a critério do artista criar a sua obra, rsrs

Mas em nosso trabalho de criar um passeio virtual e mostrar às pessoas os lugares como se estivessem lá pessoalmente, temos que tomar o cuidado para não alterar as características originais na foto no momento da mesclagem com HDR.

Ainda estou nos primeiros passos, mas sigo em frente e sempre no aprimoramento da técnica e com a ajuda do mestre Cartola e dos demais integrantes do Panoforum.
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por cartola » 11 Out 2013, 17:28

Oi pessoal,

pra quem gosta do Lightroom descobri agora esse plugin para combinar exposições nele com a mesma ferramenta gratuita que uso (enfuse). No site tem exemplos. Não tenho Lightroom, nem sei se os plugins dele funcionariam no PS, mas fica a dica:

http://photographers-toolbox.com/products/lrenfuse.php

Pra quem quiser experimentar o Enfuse de maneira amigável, segue lista de opções para várias plataformas:

http://wiki.panotools.org/Enfuse#GUIs

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por cartola » 14 Out 2013, 15:42

Oi pessoal,

fiz agora aqui num Windows 8 usando o Hugin 2012.0.0 64 bits.

- Carga inicial das imagens detectou 3 lentes diferentes
- Todas as lentes foram detectadas como Retilineares, portanto reconfigurei-as como fisheye
- Detecção automática funcionou parcialmente.
--- Algumas linhas verticais incorretas removidas.
--- Alguns pontos extras colocados em situações em que ele só detectou no centro da imagem
--- Última imagem não tinha pontos em comum com as outras
- Após otimização (posições -> posições + visualização -> tudo sem translação) dá pra ver as "pontas de estrela" aparentemente estragando tudo na pré-visualização
---- Resolvidas "pontas" cortando as imagens na aba "Cortar". Na minha experiência essas pontas sumiriam também ao montar, pois são, nesse caso, resultantes de distorções muito fortes feitas nas extremidades das imagens, que em geral são descartadas na montagem.
- Na montagem final deu um erro no enblend que eu nunca tinha visto. Baixei o enblend separado do seu próprio site e usei ele sem problemas. Dá pra configurar o Hugin pra usar direto, daí o trabalho fica uma vez só. Não resolveu ou descobriu o problema mas serve como solução de contorno.

A imagem final ficou ok. Precisaria de pequenas correções.

Fazendo uma análise global, alguns problemas se repetiram e é nesses que deve prestar atenção. Ocorreram novos problemas (com o enblend, por exemplo) que não têm relação com suas imagens.

Acho que realmente valem as opções de como manipular as imagens antes de jogar no hugin:

- Tirar o exif e criar as imagens com o mesmo tamanho (provável motivo para ele detectar lentes distintas)
- Optar por fundir exposições no próprio Hugin

Complementando a primeira opção, as imagens após HDR ficaram com 3 tamanhos diferentes:
Suite000.jpg 3455x5182 - lente 0
Suite090.jpg 3455x5183 - lente 1
Suite180.jpg 3454x5183 - lente 2
Suite270.jpg 3455x5183 - lente 1

Apesar de que, o único inconveniente disso é ter que configurar 3 lentes distintas como fisheye, ao invés de configurar só uma. Mas dá pra fazer pra todas de uma vez, então...

Segue o projeto:
teste1.zip
(2.78 KiB) Baixado 279 vezes
Abs, Cartola.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por Blum » 14 Out 2013, 16:09

cartola escreveu:Oi pessoal,

pra quem gosta do Lightroom descobri agora esse plugin para combinar exposições nele com a mesma ferramenta gratuita que uso (enfuse). No site tem exemplos. Não tenho Lightroom, nem sei se os plugins dele funcionariam no PS, mas fica a dica:

http://photographers-toolbox.com/products/lrenfuse.php

Pra quem quiser experimentar o Enfuse de maneira amigável, segue lista de opções para várias plataformas:

http://wiki.panotools.org/Enfuse#GUIs

Abraços, Cartola.
Testei esse Plugin.
Funcionou bem, mas não é totalmente gratuito. É necessário uma doação de qualquer valor para liberar algumas opções, senão só é possível usar imagens com até 500px de largura ou altura.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Imagens HDR p/ costurar no Hugin

Mensagem por cartola » 14 Out 2013, 16:23

Só testou o plugin? Tem ferramentas isoladas que usam o mesmo enfuse. Uma que já vi usarem no Mac OS é o Image Fuser:

http://imagefuser.sourceforge.net/

que estava listada lá naquele outro link de outras ferramentas.

Acho que é até ilegal o cara cobrar pra esse plugin, pois a licença da ferramenta na qual ele se baseia é GPL, que obriga quem usar a ferramenta a usar a mesma licença em seus produtos baseados nela.

Abs, Cartola.

Responder