Exposição/Color Balance

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Exposição/Color Balance

Mensagem por Blum » 18 Mai 2012, 12:03

Bom dia, Cartola e Cia...

na montagem de uma foto panoramica tive problemas com uma delas.
Ela ficou granulada e com cores totalmente diferentes das demais fotos usadas. (Segue anexo a imagem)

E ela só está assim depois que de passar pelo Hugin.

Alguem tem idéia de como resolver isso?
Anexos
Cafe_Low.jpg
Cafe_Low.jpg (123.35 KiB) Exibido 6916 vezes

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Exposição/Color Balance

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 12:31

Oi Daniel,

eu em geral não uso a otimização de exposição do Hugin. Acho mais prático fazer as fotos com tudo fixo.

Pra isso preste atenção se está usando modo manual e a mesma exposição em todas as fotos. O que é uma "pegadinha" é que mesmo no modo manual você pode deixar o balanço de branco no automático e isso dará diferença nas cores.

Só isso, porém, não basta, por que se você deixar o Hugin fazer o trabalho dele automaticamente ele tentará ajustar as cores e pode errar. Ou você não usa o assistente (primeira aba) e faz tudo manualmente, otimizando apenas posições e distorções, ou você zera depois as otimizações de exposição/fotometria.

Pro seu caso é melhor zerar, já que já fez:
  • Vá na aba "Câmera e Lente" (seu hugin está em português?)
  • Selecione todas as fotos (se não souber fazer isso me fale)
  • clique no botão "Reiniciar", o último na lista de botões à direita
  • Vai se abrir uma janela com opções. Deixe marcado apenas:
    • Exposição, selecionando "para valores EXIF"
    • Cor
    • Efeito Vinheta
    • Resposta da Câmera
  • Clique em OK e veja o resultado
Outra sugestão também é gerar imagens menores para analisar o resultado mais rapidamente. A montagem final pode demorar bastante dependendo do número de imagens que estiver usando e da potência do seu computador. Eu costumo fazer em 3000 x 1500 ou um pouco mais, dependendo de qual computador esteja usando. Quando fica legal eu vou lá e mando calcular o tamanho ótimo pra usar a melhor resolução possível.

Abraços, Cartola.

Responder