Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 11:12

Oi,

o colega Leo me mandou essa mensagem no meu blog. Transcrevo aqui o texto:
Olá Cartola! Valeu pelas respostas. É muito legal ver a sua própria panorâmica funcionando, pena que não deu muito certo. Mas foi o primeira, então, acho que tá bom!

Esto tentando entender o Hugin, mas de cara ele me pede, dados da câmera e lente: tipo de lente, HFOV, distância focal, multiplicador de distância focal! Aí, já era, não sei nada disso.

Aguardo um retorno seu para poder dar continuidade no aprendizado do Hugin.

Mais tarde vou sair para fazer outras fotos, antes de começar a tomar umas, rsrsrsrs.

Espero sua visita aqui um dia! Não sei se já acessou meu site. Prados é uma cidade turística, tem muito artesanato e o povo é muito hospitaleiro. Cidadezinha do interior de Minas 8 mil habitantes, dá para imaginar né.

Mais uma vez, muito obrigado. Grande abraço.
Pois é Leo, algumas máquinas já passam a informação de lente que o Hugin precisa pelo exif. Essa informação vai no próprio arquivo jpg. Quando isso não acontece ele pede essa informação. Se você souber pode usar, mas se não souber não tem tanto problema. Eu daria três sugestões pra isso:

1. Procure na Internet esses valores. Possivelmente será mais fácil encontrar o fator de corte de seu sensor e a distância focal de sua lente. Com esses dois o hugin estima o ângulo de visão e tudo pronto.

2. Calibre sua lente, a exemplo do que sugere este tutorial em inglês: http://hugin.sourceforge.net/tutorials/ ... n/en.shtml

3. Comece fazendo apenas uma linha horizontal.
Coloque qualquer coisa como parâmetro da lente. Marque os pontos de controle (manual ou automaticamente) e otimize o panorama. Ao otimizar manualmente, tenha certeza de usar as opções v e b, que são otimizações que alteram os atributos da lente. Depois que chegar num resultado bom, pode então salvar a lente na aba "Câmera e Lentes". Esse arquivo poderá ser usado em todos os panoramas que fizer com a mesma câmera e lente.

Só estendendo o assunto dos pontos de controle, já te sugeri antes a criação manual. Pode criar apenas 2 ou 3 entre cada par de imagens, mas procure criá-los longe uns dos outros e se possível mais nos extremos das imagens. Isso ajudará a dar certo a otimização.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Mensagem por Léo Carvalho » 25 Jun 2012, 16:16

Olá Cartola. Obrigado por ter respondido meu e-mail.

Estou tentando fazer a montagem do quarto da pousada no HUGIN. Na pré-visualização fica muito bom, mas na hora que mando gerar a panorâmica, não sai como estava na pré-visualização.
De uma olhada nas imagens e me ajude por favor.
Pré-visualização do Hugin
Pré-visualização do Hugin
pre-visualização.jpg (229.11 KiB) Exibido 9653 vezes
Arquivo gerado pelo hugin com os erros
Arquivo gerado pelo hugin com os erros
quarto.jpg (187.12 KiB) Exibido 9653 vezes
Não consigo entender onde está o erro, já conferi os pontos de controle e creio que esteja tudo ok.

Valeu! Muito obrigado.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Mensagem por cartola » 25 Jun 2012, 21:06

Oi Léo,

bom, assumindo que os pontos de controle estão legais, isso talvez aconteça ou por conta de má escolha de caminho para a junção pela ferramenta ou algum problema. É difícil identificar a causa só olhando pra essas imagens, mas eu sugiro dois caminhos pra resolver:

1. Na janela de pré-visualização você pode clicar em "Identificar" e isso vai fazer que ao passar o mouse sobre o botão de uma imagem ela seja mostrada por cima das outras na visualização ali embaixo, então você pode identificar que imagem não está bem encaixada. A partir daí pode usar máscaras em tais imagens para excluir pedaços que, se usados, causarão os erros.

2. Ao gerar a imagem montada, equirretangular, gere também as imagens remapeadas e use-as em camadas no GIMP ou Photoshop.
  • Na aba do montador escolha, por exemplo, a primeira opção das imagens remapeadas.
    • Com isso, além da equirretangular ele vai gerar também uma imagem correspondente à cada imagem original, porém distorcida e adequada à equirretangular.
    • Pra que cada imagem dessa tenha o tamanho da equirretangular clique mais embaixo nas "opções" do processador "nona" e desmarque a opção "imagens recortadas salvas".
    • Com isso marcado a imagem seria gerada cortada e não do tamanho da equirretangular.
  • Carregue então a imagem que pode corrigir o problema como camada (no GIMP pode usar Ctrl+Alt+o pra isso)
Posso tentar detalhar um pouco mais como corrigir isso e outros problemas, mas como te disse, nunca fiz uma imagem que não precisasse de nenhuma correção desse ou de algum tipo.

Que otimizações você fez? Usou por fim uma tipo "tudo sem translação"? Ela costuma dar uma arrumada melhor.

Qual a maior distância entre pontos de controle que conseguiu? Pode ver isso na tabela de pontos de controle e ordenar pelas distâncias. Essa é uma boa forma de fazer uma conferida geral inclusive, vai no que tem maior distância e checa ele.

Fique à vontade pra estender o assunto aqui, ok? Se tiver mais dúvidas posso detalhar mais, fazer algum vídeo, etc.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Mensagem por Léo Carvalho » 26 Jun 2012, 14:28

E fez-se a luz. Aleluia!

Beleza? Agora a coisa mudou de figura, gerando as imagens remapeadas ficou muito mais fácil.
O único problema é que tenho que ficar esperando o programa gerar as imagens e ir copiando para outra pasta antes que ele as apague automaticamente.
Não achei a opção que permite que as imagens sejam geradas sem serem apagadas depois.
Tirando isso, ficou muito melhor a brincadeira! Agora sim.
Por enquanto tudo certo, depois posto os links para você dar uma olhada.
Muito obrigado Professor! Valeu mais uma vez.
Grande abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Primeiros passos no Hugin - Calibrando a lente

Mensagem por cartola » 26 Jun 2012, 16:54

Léo Carvalho escreveu:O único problema é que tenho que ficar esperando o programa gerar as imagens e ir copiando para outra pasta antes que ele as apague automaticamente.
Não achei a opção que permite que as imagens sejam geradas sem serem apagadas depois.
Ué, marcando no lugar que falei ele vai manter. Ele sempre gera as imagens remapeadas pra fazer a equirretangular, a marcação que sugeri vai mantê-las no disco:
screenshot.134.jpeg
screenshot.134.jpeg (118.91 KiB) Exibido 9650 vezes
Nessa aí em cima você deve marcar a opção indicada. Pode escolher qualquer um dos 3 tipos de imagens remapeadas, apenas sugeri aquele ali.

A outra coisa que falei é pra que elas não saiam cortadas e facilite o processo já aparecendo no lugar correto ao serem lidas como camadas:
screenshot.135.jpeg
screenshot.135.jpeg (65.27 KiB) Exibido 9650 vezes
Nessa aí em cima você deve desmarcar a opção indicada.

Chegou a tentar usar máscaras na aba "Máscara"?
screenshot.136.jpeg
screenshot.136.jpeg (50.38 KiB) Exibido 9650 vezes
Grande abraço, Cartola!

Responder