o colega Leo me mandou essa mensagem no meu blog. Transcrevo aqui o texto:
Pois é Leo, algumas máquinas já passam a informação de lente que o Hugin precisa pelo exif. Essa informação vai no próprio arquivo jpg. Quando isso não acontece ele pede essa informação. Se você souber pode usar, mas se não souber não tem tanto problema. Eu daria três sugestões pra isso:Olá Cartola! Valeu pelas respostas. É muito legal ver a sua própria panorâmica funcionando, pena que não deu muito certo. Mas foi o primeira, então, acho que tá bom!
Esto tentando entender o Hugin, mas de cara ele me pede, dados da câmera e lente: tipo de lente, HFOV, distância focal, multiplicador de distância focal! Aí, já era, não sei nada disso.
Aguardo um retorno seu para poder dar continuidade no aprendizado do Hugin.
Mais tarde vou sair para fazer outras fotos, antes de começar a tomar umas, rsrsrsrs.
Espero sua visita aqui um dia! Não sei se já acessou meu site. Prados é uma cidade turística, tem muito artesanato e o povo é muito hospitaleiro. Cidadezinha do interior de Minas 8 mil habitantes, dá para imaginar né.
Mais uma vez, muito obrigado. Grande abraço.
1. Procure na Internet esses valores. Possivelmente será mais fácil encontrar o fator de corte de seu sensor e a distância focal de sua lente. Com esses dois o hugin estima o ângulo de visão e tudo pronto.
2. Calibre sua lente, a exemplo do que sugere este tutorial em inglês: http://hugin.sourceforge.net/tutorials/ ... n/en.shtml
3. Comece fazendo apenas uma linha horizontal.
Coloque qualquer coisa como parâmetro da lente. Marque os pontos de controle (manual ou automaticamente) e otimize o panorama. Ao otimizar manualmente, tenha certeza de usar as opções v e b, que são otimizações que alteram os atributos da lente. Depois que chegar num resultado bom, pode então salvar a lente na aba "Câmera e Lentes". Esse arquivo poderá ser usado em todos os panoramas que fizer com a mesma câmera e lente.
Só estendendo o assunto dos pontos de controle, já te sugeri antes a criação manual. Pode criar apenas 2 ou 3 entre cada par de imagens, mas procure criá-los longe uns dos outros e se possível mais nos extremos das imagens. Isso ajudará a dar certo a otimização.
Abs, Cartola!