Problemas na costura

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Problemas na costura

Mensagem por cartola » 01 Fev 2016, 11:19

Boa tarde
(...)

Tenho visto seu vídeo da palestra e lido seu wiki (diversas vezes por sinal) mas tenho encontrado dificuldades para fazer uma imersiva.

Meu objetivo é fazer imersivas usando exclusivamente 1 câmara gopro 3+ black, infelizmente o senhor não detalhou como produziu a panorâmica do Morro Branco.

Num primeiro momento eu optei por fazer somente 8 fotos horizontais, distantes 45º graus.

Por sorte o Hugin já tem todos os dados da gopro, mas notei que os valores inseridos pelo programa são diferentes dos divulgados pela foto, achei estranho mas não alterei.

Eu não consigo ver a imagem de "pré visualização rápida" com os prédios do seu exemplo. Aqui aparece uma imagem completamente disforme.

Mesmo não tendo tal visualização, mandei criar e apareceu uma imagem relativamente boa. Há erros na montagem mas nada que prejudique a "primeira panorâmica". (https://www.360cities.net/image/first-photo)
Adicionei mais pontos de controle e também algumas linhas verticais e horizontais. Montei e mandei criar um novo panorama e não mudou absolutamente nada.

O senhor tem alguma página com um detalhamento sobre aquela panorâmica da Gopro?

Acho relevante informar que estou usando um tripé e consegui adaptar, usando 5 braços de gopro, um suporte que centraliza a lente em xy.

Muito obrigado pelo material.
Oi, com o que passou é difícil saber qual foi o problema. Não tenho como saber se a câmera girou corretamente nem se há algum problema de configuração da lente no Hugin, mas diria que são duas possibilidades.

Como mencionou meu wiki, espero que esteja acessando a página correta: procure lá pelo teste da "fita na janela" e certifique-se de que está girando a câmera corretamente.

No Hugin, certifique-se de que o tipo de lente é "olho de peixe", pois se não for não vai conseguir finalizar corretamente.

Se isso não resolver, poste em algum lugar as fotos e o arquivo PTO de um teste pra gente dar uma olhada.

Abs, Cartola.

Lmonteso
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jan 2016, 16:15
Contato:

Re: Problemas na costura

Mensagem por Lmonteso » 01 Fev 2016, 15:59

Boa tarde,

O erro era exatamente o tipo de lente.
Li que você disse que esse era o erro mais comum. Fui testando e deu certo. A GoPro é uma lente fisheye.

Agora eu já melhorei a cabeça para girar no eixo da lente. Só preciso fazer algo melhor para fazer o movimento de rotação. Comprei uma peça específica para isso mas ainda não chegou da china.

Obrigado
gopro 3+ black
tripé 3 metros gambitech

Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ

Responder