Hugin travando toda hora1

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Hugin travando toda hora1

Mensagem por Léo Carvalho » 05 Jul 2012, 20:00

Olá. Boa noite.

Já faz um tempo que venho trabalhando com o Hugin, na verdade desde o momento em que comecei a tirar as fotos com a lente olho de peixe.
Já me acostumei com ele, to aprendendo cada vez mais.
Só que não aguento mais ver meu trabalho ir por água a baixo.
Tenho um PC com processador Core 2 Duo 7400, 4Gb de memória, uma placa de vídeo GForce 8600GT de 1Gb, 3 HDs no PC, Windows 7 Ultimate e bastante experiência na área de informática.
Entro no programa, faço o alinhamento automático, depois coloco os pontos de controle manualmente. Quando mando alinhar novamente e vai aparecer a pré-visualização a porqueira do HUGIN trava.
Já tentei várias coisas, entrar no modo de compatibilidade, executar como administrador e reinstalar (várias vezes).
Depois que reinstalo ele funciona umas duas vezes e depois já era, começa a travar novamente.
Tá flórida! Não aguento isso mais. Alguém tem uma solução?
Aguardo a ajuda.
Grande abraço.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hugin travando toda hora1

Mensagem por cartola » 06 Jul 2012, 00:13

Oi Léo,

eu participo da lista de discussão do hugin e já vi alguns comentários sobre problemas parecidos. Pelo que leio o problema deve estar relacionado à janela de pré-visualização do panorama. Não tem muito o que fazer pra resolver a não ser talvez reportar o bug, mas isso não será muito útil se não conseguir detalhar muito bem o que acontece de modo que o erro seja facilmente reproduzível. Como solução de contorno pode tentar:
  • Instalar uma versão mais estável do Hugin - tenho usado a 2011.4.0
  • Instalar a versão mais apropriada para seu sistema - se o windows for 64 bits instale o hugin compilado pra 64 bits
  • Instalar uma outra versão que não apresente o problema - aí é tentativa e erro
E o mais importante: lembre-se de salvar sempre o arquivo antes de abrir a janela de pré-visualização.

A situação parece ruim, mas eu realmente vejo pouca gente reclamando disso por lá e confesso que tenho instalações hoje que não dão esse problema e uso em diversas plataformas: 2010.4.0 em FreeBSD e Linux, 2011.4.0 em windows 7 64bits e em windows XP (32 bits), no XP aconteceu recentemente, mas foi bem pontual, só uma vez.

Pode também dar uma procurada no histórico da lista do hugin, pois eu realmente nunca me aprofundei nisso, já que não fui muito afetado.

Abraços, Cartola!

PS: tomei a liberdade de editar sua mensagem e colocar "flórida" no lugar do que estava lá :) as crianças podem estar vendo! rs rs rs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hugin travando toda hora1

Mensagem por cartola » 06 Jul 2012, 08:09

Oi Léo,

faltou sugerir o seguinte também, pra te permitir salvar antes da janela de pré-visualização abrir sozinha:
  • Vá no menu Arquivo / Preferências
  • Na aba Assistente, lá embaixo, tem uma opção do que fazer "Após alinhamento, abrir"
  • O padrão é abrir a janela de pré-visualização, escolha "Nada"
Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Hugin travando toda hora1

Mensagem por Léo Carvalho » 26 Jul 2012, 11:01

Olá Cartola, tudo certo?

Mais uma vez preciso da sua grande ajuda meu amigo.
Não sei mais o que fazer, já instalei e desinstalei o Hugin algumas dezenas de vezes.

Ele faz tudo direitinho, mas na hora de montar ele não faz mais nada; fica completamente parado. Tento clicar com o botão direito no ícone que fica perto do relógio, mas nada acontece. Quando mando montar novamente, passa um tempinho e da a mensagem abaixo:

---------------------------
hugin Error
---------------------------
Failed to create connection to server 'PTBatcherGUI-Leandro' on topic 'BatchStart': a client's attempt to establish a conversation has failed.
---------------------------
OK
---------------------------

Aí, depois de mais um tempinho ele da uma mensagem de erro do windows dizendo que o programa parou de funcionar e precisa fechá-lo: PTBatcherGUI.exe parou de funcionar...

Tá osso cara, não sei o que fazer, já pesquisei na internet e não acho nada.

Espero que consiga me ajudar mais uma vez.

Grande abraço e até mais.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Hugin travando toda hora1

Mensagem por cartola » 26 Jul 2012, 11:35

Oi Léo,

realmente é muito difícil saber qual pode ser o problema, o que posso fazer é dar algumas sugestões de alternativas.

1) Usar outras versões, seja para todo o processo, seja apenas para a montagem, se o erro está acontecendo só nela. Baixe do site do hugin a versão no formato ZIP, pois assim ela não precisa ser instalada. Você descompacta e sai usando, o que vai te permitir ter várias versões diferentes disponíveis, uma em cada pasta.

2) Pelo que parece o problema está aparecendo no PTBatcherGUI, que, se não me engano, é uma janela extra que aparece pra controlar o processo em background. Ela pode deixar de ser usada e isso pode ser feito de várias formas:

2.1) Na versão 2011.4.0, no menu Arquivo / Preferências, vá na aba "Montando" e troque o "Processador" usado na montagem.

2.2) Faça a montagem manual. Quando você terminar tudo no hugin e quiser montar, feche o hugin e vá na linha de comandos (cmd) - a famosa e temida tela preta do "DOS". Antes de entrar nela, porém, o ideal é que a pasta do hugin esteja no caminho de comandos. Vou fazer um passo-a-passo pois pode servir pra outros também:

Colocando a pasta do hugin no caminho de comandos:
Essa etapa é necessário para instalações feitas com o arquivo ZIP. Em instalações com o executável o programa já põe o hugin no caminho de comandos.
Assumo nesses passos o uso de Windows XP e do hugin instalado na pasta "c:\hugin-2011.4.0"
  • Na área de trabalho clique com o botão direito em "Meu Computador" e clique em "Propriedades"
  • Na janela que se abre clique na aba "Avançado"
  • Dentro da aba clique no botão "Variáveis de ambiente"
  • Abre-se uma janela com "Variáveis de usuário" e "Variáves do sistema". Em "Variáveis de usuário" veja se tem uma linha com uma variável chamada "PATH".
    • Se tiver, selecione ela e clique em "Editar" e no início do valor da variável coloque o caminho do hugin adicionando "bin" e um ponto-e-vírgula, que no exemplo ficaria: "c:\hugin-2011.4.0\bin;"
    • Se não tiver clique em "Nova" e na janela coloque "PATH" no "Nome da variável" e "c:\hugin-2011.4.0\bin;" no valor
  • Vá dando "OK" até fechar todas essas janelas
Montando o panorama na linha de comandos
  • Abra uma tela de comandos
    • Clique em iniciar
    • Clique em executar (ou use o atalho "tecla windows" + r)
    • escreva "cmd" no campo "abrir" e dê "OK"
  • Vá na pasta onde está o arquivo PTO do hugin, por exemplo, c:\panorama:

    Código: Selecionar todos

    cd c:\panorama
  • gere as imagens distorcidas com o comando "nona" no arquivo PTO, por exemplo, meupanorama.pto:

    Código: Selecionar todos

    nona -o arq_saida meupanorama.pto
  • Isso vai gerar imagens tipo arq_saida00000.tif, arq_saida00001.tif, ... e você pode substituir arq_saida pelo que preferir no comando.
  • Junte as imagens com o enblend:

    Código: Selecionar todos

    enblend -o panorama.jpg --compress=95 arq_saida*.tif
  • Isso vai gerar o arquivo final em formato JPG com qualidade 95% e nome panorama.jpg. Se preferir outros nomes ou outra qualidade é só trocar.
  • Se preferir TIF pode tirar o "--compress=95" e mudar o nome do arquivo, botando extensão .tif
  • O enblend tem também a opção "-m XXXX", onde XXXX é o montante, em megabytes, de memória que quer que o programa use antes de fazer swap em disco. O padrão é 1G (-m 1000) mas se tiver mais memória é bom usar. Costumo botar um pouco menos que a RAM que tenho. Pra 8G por exemplo uso -m 6000
  • Alternativamente pode usar o multiblend para a junção. Ele é muito mais rápido, mas escolhe diferentemente o caminho das emendas. Em geral acho que o enblend gera um resultado melhor, mas pra previews costumo usar o multiblend pela velocidade e as vezes fico com o resultado dele.
  • As imagens intermediárias estão aí caso queira usá-las pra acertos no GIMP ou PS, senão é só apagá-las
Depois nos diga se algo deu certo. Outras opções, talvez mais trabalhosas:

3) Atualizar / Reinstalar seu Windows

4) Detalhar mais o ambiente e o erro e postar na lista do Hugin (posso fazer isso)

5) Aumentar a memória

Abs, Cartola.

Responder