Apresentação: Enoc 360

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Patrick Enoc » 13 Mai 2012, 19:50

Olá pessoal, aqui é o Patrick Enoc da Enoc 360º

Comecei na area da fotografia desde pequeno, quando ia com meus pais nos casamentos que eles trabalhavam, com 15 anos comecei a fotografar casamentos junto com eles e faço isso até hoje com 18 anos. Fui apresentado ao mundo da fotografia Panoramica em 2011 e me apaixonei, fiz um curso em São Paulo e hoje trabalho com isso em minha cidade natal.

Deixo aqui abaixo meu site para que possam visualizar meu trabalho, espero que gostem, Obrigado!

www.enoc360.com.br


Patrick Enoc
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 20:09

Oi Patrick, legal o seu trabalho, fotografia e montagem perfeitos!

Fiquei querendo saber por que você separa um link para acesso via PC e outro via iPhone/iPad? Vi que você usa o krpano, eu também passei a usá-lo depois de um tempo. Me pareceu que você usa o Panotour Pro e ele gera o arquivo pro krpano, é isso? Eu uso o krpano direto e configuro na mão o xml. Ele é capaz de detectar o dispositivo e apresentar o panorama adequado ao que o usuário estiver usando.

Outra coisa que prefiro em geral é usar o formato cúbico para multi-resolução e uso uma imagem de preview. Acho que isso agiliza o carregamento ao mesmo tempo em que permite uma boa aproximação da imagem. Faço isso em geral com o script kmakemultires que veio com o krpano tools.

Seja bem vindo e que tenha uma boa experiência por aqui! Você é de Nova Friburgo? Pertinho! rs rs

Abraços, Cartola.

Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Patrick Enoc » 13 Mai 2012, 20:35

Isso mesmo Cartola, eu uso o Panotour Pro e também usava o Pano2vr, essa separação eu fiz porque pelo Pano2vr não detectava o dispositivo para a visualização de IPad e IPhone e por isso tive que fazer a separação. Eu não uso o Krpano não, eu uso o PTGui Pro, obrigado pelas informações, ainda pretendo melhorar mais a qualidade das imagens e tentar deixa-las com um carregamento mais rapido, moro em Friburgo sim, já passou por aqui?
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 21:33

Opa, acho que a primeira vez que fiquei com minha esposa foi em Friburgo, num show. Minha mãe mora em Teresópolis, mas acho que essa aí foi uma das únicas vezes que passei por aí :)

O krpano é para a publicação do panorama apenas, como o Pano2vr. O PTGui, pelo que sei, é para a montagem das fotos. Me parece então que o Panotour Pro pode usar o krpano. Veja clicando com o botão direito nos seus panoramas que há um "About the krpano panorama viewer" que leva até o site dele. Consultei aqui o site http://www.kolor.com, que é o site do Panotour Pro pra quem ler isso depois, e no FAQ eles realmente esclarecem a questão:

http://www.kolor.com/panotour-pro-profe ... e-faq.html

Clique no "What is krpano? How can I use it?". Bom! Já aprendi alguma coisa hoje!
Eles dizem que o Panotour Pro inclui uma licença do krpano. É que realmente configurar xml na unha é possivelmente meio enrolado pra maioria dos fotógrafos, mas cá entre nós permite muitas flexibilidades, como controlar os efeitos de entrada e até embutir vídeo e uma galeria de fotos no panorama. Mas isso já é coisa pra analista de sistemas, não? rs

Veja se fica a vontade com um dos manuais da ferramenta: http://krpano.com/docu/xml/

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Patrick Enoc » 13 Mai 2012, 21:49

Aaah, entendi, aqui é bom, mas é frio haha..

Entendi agora, eu já dei uma olhada nessa parte do site deles, lembrei agora, é tudo da mesma empresa, quando eu fui comprar o Panotour Pro eles tinham um desconto para vir com o Krpano junto. Essa area ai xml eu já não sei muito, isso é coisa pra programador haha, mas eu ainda vou aprender a mexer nessa área...
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Léo Carvalho » 18 Mai 2012, 17:41

Olá Patrick! tudo bem?

Comecei com minhas panorâmicas a semana passada e já estou apaixonado por essa arte maravilhosa.
Também uso o Panotour Pro. Entendi bem o funcionamento dele, porém uma coisa que não encontrei é uma forma de salvar a imagem chapada (equirretangular) para depois poder postar no 360cities por exemplo. Não tem como exportar nem nada, não salva em jpg.

Provavelmente você já usa a mais tempo que eu e saiba como fazer isso.
Veja minhas panorâmicas no meu site: http://www.pradosmg.com.br (está na página principal onde está escrito novidades)

Valeu! Grande abraço e ótimo fim de semana.
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 17:58

Léo, já falei agora há pouco lá na galeria alguma coisa sobre seu trabalho. Complemento aqui com mais umas dicas:

- na imagem da esquina acho que ficaria legal se após o efeito de entrada o campo de visão ficasse mais aberto, as coisas estão mais próximas
- na imagem do clube dá pra melhorar a diferença de cor do céu no photoshop ou gimp - como também dá nessa foto que fiz no carnaval, mas nunca parei pra acertar :)

Abraços!

Avatar do usuário
Patrick Enoc
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 19:39
Localização: Nova Friburgo
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Patrick Enoc » 18 Mai 2012, 19:06

Olá Léo, cara da pra salvar em equitatetangular e em jpg sim, mas agora eu estou pelo iPhone e não tem como eu ver, mas quando eu estiver pelo Mac eu olho e posto aqui como salvar, pelo que eu lembro vc tem que importar as fotos e depois exportar para virar faces do cubo e depois importar essas faces do cubo, vou tirar uns screenshots para vc depois...
Patrick Enoc
www.enoc360.com.br

Avatar do usuário
Léo Carvalho
Mensagens: 36
Registrado em: 12 Mai 2012, 15:05
Localização: Prados
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por Léo Carvalho » 18 Mai 2012, 21:14

Olá Patrick.
Eu já faço o esquema dos cubos. Inclusive para trabalhar o zenith e nadir. Depois eu importo novamente para dentro do programa e gero os arquivos para postar na internet. Só que nunca vi nenhuma opção para transformar o arquivo em equirretangular. Se você souber como faz, espero que possa me ajudar. Aguardo seu contato. Viu minhas panorâmicas no meu site? O que achou, seja sincero heim. Valeu garoto! Grande abraço e ótimo fim de semana. T+
Léo Carvalho (www.pradosmg.com.br)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Enoc 360

Mensagem por cartola » 18 Mai 2012, 22:37

Léo,

se tens o cubo e não conseguir resolver no próprio Panotour, posso te passar um comando que transforma dos 6 arquivos do cubo para equiretangular direto, só teria que executar na linha de comandos. Isso te assusta? Aquela telinha preta de comandos do windows / antigo DOS?

Abs, Cartola.

Responder