Apresentação: Geraldo

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Apresentação: Geraldo

Mensagem por Gero360 » 14 Mai 2012, 12:22

Olá Cartola.

Meu nome é Geraldo, moro em Curitiba - PR, fiquei muito feliz pelo seu convite para o fórum e acredito que iniciativas como a sua fazem com que profissionais, amadores e entusiastas tenham um vínculo mais aproximado para, sancionar dúvidas frequentes e o melhor fazer novos amigos através das fotografias panorâmicas.

Venho, trabalhando com fotografia desde 2008, mas acredito que entre 2008/2009 tive o primeiro contato com uma panorâmica, navegando pela internet. Fiquei impresionado pela possibilidade de visualizar todo o ambiente daquela forma e decidi que deveria saber como era possível fazer aquela captação de imagem. Pouco tempo depois comecei a fazer panorâmicas parciais com o uso da Manfrotto 303 Plus, mas ainda ficava buscando a captação do solo e teto da imagem, vi na Nodal Ninja a solução para esse problema e atualmente estou utilizando uma NN5.

Espero encontrar vários amigos aqui no Pano Fórum e estarei a inteira disposição para auxiliar a todos.

Grande abraço a todos.

Geraldo.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Geraldo

Mensagem por cartola » 14 Mai 2012, 14:51

Oi Geraldo, também tenho essa expectativa e a participação de vocês é fundamental para que o fórum exista.

Vamos trocando experiências e aprendendo. Acabei de aprender que a Manfrotto 303 Plus é uma cabeça panorâmica que não é multi-linha. Engraçado, parece tão complexa pra uma coisa tão simples...

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
Gero360
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mai 2012, 11:45
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Apresentação: Geraldo

Mensagem por Gero360 » 14 Mai 2012, 23:34

Pois é!! e olha que consegui fazer alguns "milagres" com ela...

Aliás estou querendo adquirir outra Nodal Ninja sabe de alguém que forneça a pronta entrega, completinha(NN5/RD8/NadirAdapter/EZlevelerII)??
Vou fazer a pergunta na área correta do fórum tbm...

Abraço.

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Apresentação: Geraldo

Mensagem por eFe » 15 Mai 2012, 21:16

Geraldo, se achar um revendedor que entregue a pronta por preço justo me avisa! ;)
Grande abraço!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Geraldo

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 01:16

Oi pessoal,

acho a NN uma boa fornecedora, produtos de qualidade. Já peguei uma NN e tenho o mastro deles, que veio com um rodador: muito boa qualidade. Minha modesta opinião, porém, é que o EZ leveler e um adaptador nadir são meio dispensáveis.

Minha opinião sobre nivelar o conjunto pra fotografar
A foto é da esfera completa, pouco importa se você vai tirá-la com a câmera nivelada ou não... Já pensou que dá pra tirar com a cabeça NN deitada? Um exemplo onde usei o mastro inclinado, pra ficar com o fundo (nadir) para o vazio foi a terceira foto do tour que fiz na Fiocruz. Entre na panorâmica e selecione a terceira no menu de miniaturas. Não importa a inclinação ao fotografar, no final das contas as linhas verticais são verticais e as horizontais são horizontais. O programa deve saber lidar com isso e se não souber você pode lhe dizer.

Minha opinião sobre o adaptador nadir
A foto que fiz no Clube Naval foi feita assim. Joguei a barra que sustenta a câmera para o lado oposto e virei a câmera pra baixo, ajustando a altura. É no fim das contas parecido com que o adaptador NN faz, pois você acaba também mexendo no tripé e a chance de sair do ponto nodal é grande. Demorei muuuuito tempo pra conseguir emendar o nadir ali. Aprendi muito também, mas o resultado final ficou mais ou menos. Se der zoom dá pra ver as falhas de junção nos tacos.
Hoje terminei uma no Real Gabinete. Vejam o tópico que abri na Galeria aqui do fórum. A emenda do nadir foi tranquilíssima e eu saí totalmente do ponto nodal. Andei alguns metros pro lado e trabalhei com as visões retilineares, tanto da foto 360 ao pegar uma face de cubo, quando da foto extra que fiz fora do ponto nodal. Isso as tornou equivalentes e pude emendá-las facilmente. Claro que isso só foi possível por que o nadir era plano (2D) e tinha linhas auxiliares, mas se fosse grama, asfalto ou concreto - coisas meio abstratas - seria ainda mais fácil.

Enfim, é claro que é só minha modesta opinião.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Geraldo

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 23:17

Complementando: se você pretende fazer panorâmicas horizontais e/ou parciais o nivelador tem sua utilidade. Pode ser também (abrindo minha mente) que ele ajude algum(s) softwares a acertarem o panorama completo, evitando necessidade de intervenção sua, mas na minha experiência com o Hugin não faz diferença. Ele te permite marcar as linhas verticais - e elas serão as mesmas, não importa o quanto incline a câmera - e também tenta encontrá-las automaticamente se você optar pelo automático.

Enfim, taí mais 2 centavos de opinião... rs

Abs, Cartola!

Responder