Apresentação: Maciel 'Massa'

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
maciel
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mai 2012, 20:08

Apresentação: Maciel 'Massa'

Mensagem por maciel » 17 Mai 2012, 12:11

Olá à todos!

Eu sou o Maciel https://www.facebook.com/m4ciel, a fotografia faz parte da minha vida há um longo tempo. Mas tenho me dedicado mais ao assunto nos últimos 5 anos.

Eu ficava admirado com as belas fotos com um segundo plano desfocado, e com fotos com um Bokeh impressionante, e na minha visão era o equipamento que tirava aquelas belas fotos, acreditando nisto, com tanta convicção quanto pensava que minha Sony Cibershot também podia fazer igual elas, cheguei até ler o manual inteiro da Sony para saber qual era a configuração q eu deveria escolher para conseguir fotos como aquelas! hahaha Na verdade, não fazia a menor idéia do que era necessário para de fato realizar fotos melhores.

Desta forma a admiração e a curiosidade me moveram em busca de conhecimento, e descobri que para conseguir fotos como aquelas seria necessário uma câmera profissional com lentes adequadas, e depois para evoluir na fotografia deveria entender sobre velocidade do obturador, abertura da lente e sensibilidade do filme. Nem por um momento eu pensei que seria esforço demais ler, aprender e entender sobre estes assuntos, porque à vontade de compreender aquilo tudo, este mundo totalmente novo, e desbravar esse horizonte era muito maior. Apesar que, pesquisei sobre o valor de um equipamento, tomei um belo susto. Mesmo assim a minha motivação era grande para adentrar este mundo da fotografia e elaborar minhas próprias imagens, e fiz uma poupança por alguns meses para comprar minha primeira máquina.

Sem nem mesmo possuir à Câmera eu já sabia o modelo q eu iria comprar, a mais barata é claro, hahahaha, seria uma Nikon D40 a escolhida, e como já sabia a máquina que iria comprar, começei a pesquisar e baixei pela internet o Manual da Nikon, para quando há tivesse de fato, já saberia manuseá-la e tirar o máximo dela desde o príncipio. Nesta mesma época, eu fui a uma loja da FNAC, e eles têm um sessão ótima de Revistas de Fotografia, nacional e estrangeira, e foi onde eu tive contato com o 'Guia Completo de Fotografia da National Geographic', era mais caro do que eu estava disposto à pagar, mas depois de ler o livro, posso lhe garantir que foi o melhor investimento que eu fiz EVER, simplesmente ele me abriu um mundo de desafios e oportunidades na fotografia, pois é bastante completo, sobre diversos assuntos, com dicas e histórias sobre fotografias fascinantes.

Bom, li o manual da Nikon D40 inteiro, para depois de uns 2 meses, decidir virar a casaca e comprar uma Canon, hahahahahaha, a escolhida foi uma 400D, e também baixei o manual da minha nova escolha, como já havia lido como a Nikon funcionava não foi necessário muito tempo para entender como a Canon se comportava.

Não muito tempo depois comprei minha primeira máquina, acabei comprando uma Canon 450D de um cara no Digiforum por um preço bem bacana.

Criei uma conta no Flickr http://www.flickr.com/photos/maciel_massa/ nesta época, E através da fotografia eu fiz diversos amigos desde então. Comecei a conhecer trabalhos de diversos outros fotógrafos através do Flickr, tanto nacionais como internacionais, o que me permitiu visualizar de uma maneira muita mais ampla e acessível o conteúdo produzido por pessoas talentosas que a internet me permitiu conhecer.
Desde então tenho dedicado meus momentos livres e de lazer para a fotografia, às vezes com maior intensidade e às vezes com menos intensidade, mas sempre a levando junto comigo.
E sempre na busca de novos pontos de vista, lembro no meu primeiro contato com uma foto panorâmica, foi de cair o queixo, eu nem sabia que algo assim seria possível, e fui pesquisar mais sobre o tema, e sobre essa nova possibilidade de criação que me foi apresentado, e conheci o trabalho de alguns fotógrafos que já estavam produzindo conteúdos interessantes sobre este assunto, não muito adiante comecei a pesquisar por material para aprender a realizar a minha própria panorâmica, e acabei acessando um link através do Google para um fórum, onde o Cartola anunciava sobre uma palestra que iria realizar gratuitamente, e isso foi uma oportunidade que se abriu para ter contato com o desenvolvimento deste tipo de fotografia, eu sou de SP e viajei até o RJ para ver a palestra dele. E foi assim que o conheci no começo deste ano.
Atualmente vendi minha câmera digital, pois quero desenvolver alguns projetos que necessitam de uma qualidade maior de câmera e lente. E nos últimos tempos tenho fotografado somente analógico, possuo uma Minolta SRT101 e uma Canon EOS500, que o pai de um amigo não estava usando e eu reativei. A experimentação faz parte de meu envolvimento com a fotografia, e a fotografia analógica me ofereceu uma nova percepção sobre a fotografia e o modo de fotografar.
Espero poder contribuir com o desenvolvimento do fórum, fazer novas amizades e poder desenvolver a fotografia panorâmica no cenário brasileiro de uma maneira inovadora e criativa.

Para quem quiser conhecer mais sobre as minhas fotos, acessem o meu site http://www.macielmassa.com lá vc encontrará diversas fotografias que realizei, já lhe antecipo que não sou um grande fotógrafo, como também não estou à procura deste título, mas críticas construtivas são bem vindas, e as aceito de bom grado!

Um grande abraço e nos vemos por aqui!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação: Maciel 'Massa'

Mensagem por cartola » 20 Mai 2012, 19:46

Grande Maciel, seja bem-vindo!

Quando vais iniciar-se nas panorâmicas? Não precisa lente especial não! Veja o Léo Carvalho aí fazendo suas panorâmicas com uma compacta!

Abraços, Cartola!

Responder