Apresentação Johnny oliva

Fale um pouco sobre você, sua experiência com fotografia panorâmica, seus interesses no fórum e/ou como pode contribuir.
Johnnybravo
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Ago 2016, 23:25

Apresentação Johnny oliva

Mensagem por Johnnybravo » 24 Ago 2016, 20:15

Olá!
Estou começando em fotografias 360 agora e com parceria se um amigo.
Sei que com a lente 8mm da sigma é necessário fazer uma foto a cada 90 graus..com uma 15 mm bastaria fazer fotos a quantos graus para que eu nao precise fazer além do necessário. Caso alguém ja saiba por experiencia. .obrigado

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação Johnny oliva

Mensagem por cartola » 25 Ago 2016, 12:35

Bem vindo ao fórum Johnny,

respondendo sua pergunta, isso vai depender:

- do tamanho do sensor da sua câmera (full frame ou cropada)
- de quanto de sobreposição deseja

Você pode ver o ângulo que sua lente cobre e fazer as contas você mesmo usando essa calculadora online já mencionada em outros tópicos por aqui.

Numa full frame eu diria que com 8 fotos está garantido, 6 na horizontal + 1 zênite + 1 nadir. Numa cropada talvez 8h + 1z +1n. O ideal é que você teste isso antes de ir fotografar pra valer.

Você pode também fazer seu teste experimentalmente, olhando para a cena pelo visor ao girar a câmera, vendo quanto quer deixar de sobreposição e vendo o ângulo que girou, aí é só repetir o ângulo e ver quantas fotos dá. No final arredonda o ângulo pra fazer um giro regular. Pode fazer isso tanto no giro horizontal quanto vertical.

Abs, Cartola.

Johnnybravo
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Ago 2016, 23:25

Re: Apresentação Johnny oliva

Mensagem por Johnnybravo » 26 Ago 2016, 11:13

Grato..a minha e uma 6d

Johnnybravo
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Ago 2016, 23:25

Re: Apresentação Johnny oliva

Mensagem por Johnnybravo » 26 Ago 2016, 11:16

Só mais uma perguntinha. Pelo que soube o foco colocamos no infinito..mas minja lente 15mm so fica legal toda a cena focada colocando ela e 1m..esta certo isso?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Apresentação Johnny oliva

Mensagem por cartola » 26 Ago 2016, 11:19

Complementando,

sugeri 6 fotos na horizontal pra uma full frame usando a 15mm, mas se não tiver um rodador indexado pode ser difícil girar 60° pra cada tomada, então pode simplificar e garantir que não vai deixar buracos fazendo 8h + 1z + 1n mesmo. Eu faço assim quando uso a 15mm numa fullframe com o mastro, até por que o meu rodador do mastro tem pontos de parada a cada 45°, então ficaria difícil arrumar outro esquema pra parar a cada 60°. Só se comprasse outro rodador, pois o do mastro não é ajustável.

Sobre o foco, acho que eu não sou a melhor pessoa pra responder, não estudei muito isso. Simplesmente faço o foco automático em algum ponto e passo pro manual. Sei é que o campo focal aumenta bastante com a diminuição da distância focal e se ainda fechar o diafragma aumenta mais ainda, mas não feche tudo, pois costuma começar a aumentar a aberração cromática em certo ponto. Tenho tentado deixar em F9 a F13 em geral, mas é um chute a partir do que li que outros testaram. Eu mesmo não testei.

Abs, Cartola.

Responder