PTGui x Hugin

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

PTGui x Hugin

Mensagem por Luis Padilha » 13 Mai 2012, 21:13

Cartola e demais,

comecei a montar panorãmicas com o PTGui, no início tive uma dificuldade enorme e poucas pessoas estavam disponíveis para dar as informações. Troquei algumas idéias com o Ayrton e com o Dudu Tresca, sempre muito acessíveis e me indicaram sites e programas. Uma dessas indicações foi o PTGui, considerado o photoshop das panorãmicas. Não trabalho com fotografias e, portanto, tive poucas oportunidades de ganhar dinheiro com elas. No entanto, o prazer de ver uma panorâmica montada e rodando certinha é incrível. O PTGui me possibilitou, com certa facilidade, realizar essa montagem com boa precisão no início. Não usei o Hugin à época, de cara o PTGui me convenceu que poderia me dar o que eu precisava. Acabei ficando e renovando a licença anualmente. Posso dizer que o programa hoje é muito melhor que há três anos atrás e com algumas ferramentas incríveis, as quais você antes mesmo de exportar para o PS, já leva a foto praticamente ajustada. Fico até pensando em usar o Hugin, que é free, mas o problema é que meu tempo é escasso e como já estou acostumado com a interface do PTGui e com suas ferramentas acabo me acomodando com o mesmo. Mas tenho uma curiosidade grande em poder avaliar o Hugin

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por cartola » 13 Mai 2012, 21:22

Legal tua experiência Luis.

A minha foi meio inversa. Eu comecei com o Hugin antes de saber da existência do PTGui, então ele se tornou minha zona de conforto. Já usei o PTGui em algumas tentativas frustradas no Hugin, cenas mais difíceis de montar. Achei as duas ferramentas bem parecidas, não achando o PTGui assim tão óbvio para o usuário. Tem que ter os conceitos da coisa também, foi a impressão que tive. Acabei voltando para o Hugin e aprendendo a resolver meus problemas nele. Assino o grupo de discussão que eles tem no google groups e acho que ele me atende bem, mas sempre ouvi falar bem do PTGui também, tanto que já fui criando logo um tópico pra ele aqui. A http://www.kolor.com é que me parece também estar com programas bem conceituados, inclusive a opção para gigapans.

Falando mais do grupo do hugin no google, está com mais de 1500 membros e tem mais de 25.000 mensagens passíveis de pesquisa. A dificuldade pode ficar por conta do inglês.

Abs, Cartola!

Jose Spinola
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mai 2012, 09:28

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por Jose Spinola » 14 Mai 2012, 11:47

Luis/Cartola

Comprei o PTGUI e somente o uso para colar as imagens capturadas na CANON 5D com a 15 mm fisheye. Tudo caminhava nas mil maravilhas quando achei de trocar a CANON 5D por outra CANON 5D Mark II (full frame de 21 megapixells.

Para se fazer uma pano 360 com os equipamentos acima eu tenho que capturar 6 fotos na vertical, uma foto para o céu e uma foto para o chão. ùltimamente não tenho feito a do chão. Pois bem, quando usava a CANON 5D antiga e jogava as 7 fotos para o PTGUI, as 6 fotos capturadas na vertical ficavam na vertical e a foto do céu ficava na horizontal. E o programa colava numa boa. Agora, com a CANON 5D Mark II, as fotos ficam umas na vertical e outras na horizontal. Já coloquei a configuração das máquinas iguais, por exemplo Rotate igual a ON e nada.

Alguém sabe me dizer alguma coisa?

abraços
Spinola

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por cartola » 14 Mai 2012, 12:13

Oi José,

não sou a melhor pessoa para responder, pois uso o Hugin e não o PTGui, mas percebo que a boa detecção dos pontos de controle e posicionamento das imagens pode depender da cena. Sempre tem alguma cena que acaba causando problema, acho que não tem relação com sua câmera.

Tente carregar as imagens aos poucos, carregando primeiro as que julgar que têm mais chance de serem bem alinhadas e posicionadas. Deixe, por exemplo, a zenith pra depois que a linha horizontal estiver ok. O Hugin trabalha também com detecção e criação de linhas verticais. Se na cena tiver prédios, postes ou linhas humanas verticais podemos marcá-las manualmente, se o programa não o fizer sozinho. Pessoalmente acabo criando pontos de controle sempre na mão.

Outra opção é testar no Hugin, já que é gratuito mesmo, quando não der certo o automático do PTGui.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por eFe » 23 Ago 2012, 15:57

Jose Spinola escreveu:Luis/Cartola

Comprei o PTGUI e somente o uso para colar as imagens capturadas na CANON 5D com a 15 mm fisheye. Tudo caminhava nas mil maravilhas quando achei de trocar a CANON 5D por outra CANON 5D Mark II (full frame de 21 megapixells.

Para se fazer uma pano 360 com os equipamentos acima eu tenho que capturar 6 fotos na vertical, uma foto para o céu e uma foto para o chão. ùltimamente não tenho feito a do chão. Pois bem, quando usava a CANON 5D antiga e jogava as 7 fotos para o PTGUI, as 6 fotos capturadas na vertical ficavam na vertical e a foto do céu ficava na horizontal. E o programa colava numa boa. Agora, com a CANON 5D Mark II, as fotos ficam umas na vertical e outras na horizontal. Já coloquei a configuração das máquinas iguais, por exemplo Rotate igual a ON e nada.

Alguém sabe me dizer alguma coisa?

abraços
Spinola
Jose, me parece um problema de configuração da lente no conjunto do corpo full frame. Não sou expert no PTgui, mas na aba inicial do assistente por padrão aparece a opção de "Camera / lens parameters" no "Automatic", verifique se a opção selecionada pelo aplicativo é a mais conveniente para sua cam. Como não utilizo uma full não tenho como testar, mas são várias as opções: Rectiliniar, Cylindrical, Circular, Full Frame, e Equirectangular.

Vale a pena verificar a aba CROP para verificar como o programa está efetuando a tarefa no seu caso.

Uma coisa interessante de fazer é alinhar primeiro as imagens do eixo do horizonte primeiro, assim o PTgui vai encontrar mais rapidamente os pontos de controle seguintes. Espero ter ajudado, depois nos conte se conseguiu resolver o problema.

Abraços!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Luis Padilha
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2012, 20:54

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por Luis Padilha » 23 Ago 2012, 20:39

Spinola,

tinha exatamente o mesmo equipamento que você tem, não tinha esse problema, mas se você esta com o PTGui na versão 9.1.3 (a mais recente), ele traz uma inovação bem legal, qual seja: você vai na aba Control Points e coloca a sua foto do céu e outra em que apareça algum detalhe do céu e, apertando a tecla shift, marque uma área em que deseje que o programa coloque pontos, depois clicar com o botão direito do mouse - vai aparecer uma mensagem para gerar pontos. D~e uma olhadinha nessa página do PTGui http://www.ptgui.com/whatsnew.html.
Outra dificuldade grande do PTGui é fazer junção em fotos noturnas, neste caso o segredo e clarear as fotos, marcar pontos manualmente que o programa vai funcionar. Querendo pode mandar as fotos e tento montar pra ver se vou ter a mesma dificuldade que você.

waxjunior
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jul 2013, 16:25

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por waxjunior » 10 Jul 2013, 16:34

Boa tarde amigos. Peço desculpas por estar fazendo esta pergunta aqui, más estou meio desesperado.

Comprei o PTGui e estava trabalhando normalmente. Até que hoje carreguei imagens nele e as imagens ficaram com umas carinhas em vermelho. Pelo que li isso ocorre com produtos não ativados. mAS O MEU ESTA ATIVADO, já que comprei o mesmo.

Alguem poderia me ajudar, tenho um trampo para entregar ainda hoje.

Desde já agradeço a atenção.

Junior Bonny!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por cartola » 10 Jul 2013, 16:57

Oi,

já contactou a empresa? Não sei se alguém aqui poderá te ajudar, o mais prático talvez seja contactá-los ou, se quiser, tentar usar o Hugin, que é de graça.

Quando você comprou chegou a receber e colocar algum código de ativação no produto? Produtos comerciais em geral tem suporte, por isso sugiro procurar a empresa, sob risco até de fazer alguma besteira.

No FAQ do fornecedor tem perguntas que podem ajudar também. Ensina, por exemplo, a transferir a licença de uma máquina pra outra ou o que fazer se sua licença não servir para uma versão mais nova (parece que tem que usar a versão mais antiga). Perguntas 1.11 e 1.12 no FAQ:

http://www.ptgui.com/support.html

Na verdade todo o grupo de perguntas 1 pode te interessar.

Disponibilizam o contato via email support@ptgui.com para esse tipo de problema.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
RAEvangelista
Mensagens: 34
Registrado em: 27 Jun 2016, 22:49
Contato:

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por RAEvangelista » 15 Nov 2016, 22:55

Cartola, boa noite. Vi que o tópico é bem antigo, mas queria saber, você ainda continua usando o Hugin? Ele faz 360 e pano também? Onde eu baixo ele, não achei na internet. Abs, Ricardo.

aliperti
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jul 2015, 10:22

Re: PTGui x Hugin

Mensagem por aliperti » 16 Nov 2016, 08:54

Olá Cartola
Em uma das discussões entre PTGui X Hugin, você comenta que os programas normalmente confundem a leitura e o posicionamento das fotografias e sugere que seja feita, primeiramente, a costura horizontal, para depois completar com as imagens zênite e nadir. O carregamento de todas as imagens é feito ao mesmo tempo?

No aguardo agradeço,
Carlos

Responder