um pré-requisito importante para fazer uma foto panorâmica da esfera completa é fotografar girando em torno do ponto nodal. É necessário usar uma cabeça panorâmica pra poder fazer o giro assim, seja uma artesanal ou comercial. Vamos falar aqui de uma forma de encontrar o ponto nodal numa câmera reflex.
As medidas necessárias:




As medidas C, H e L1 são facilmente obtidas com uma régua ou mesmo visualmente ao colocarmos a câmera na cabeça diretamente. A que falta é a L2, que na montagem se torna L1 + L2. É essa medida que vamos variar para encontrar o ponto nodal, as demais já devem ter sido usadas para posicionar a câmera, caso contrário podemos falhar. Nem todas as cabeças panorâmicas suportam o ajuste da medida C, até por que a minoria das máquinas tem essa medida diferente de zero.
No caso de cabeças artesanais, por exemplo, é importante verificar se o braço em L da base está realmente com 90º de angulação. Pra garantir isso é bom comprar uma peça pronta ao invés de dobrar uma barra.
Uma forma de avaliar / posicionar a câmera na cabeça corretamente é olhando para ela de frente.
Esse método serve apenas para uma câmera reflex. Nesses modelos, ao olhar de frente para a câmera, como se ela fosse nos fotografar, é possível ver a entrada da pupila da lente. Tem que ter luminosidade atrás da câmera para que isso aconteça e nada obstruindo o visor.
Com a câmera na cabeça panorâmica temos que ter um referencial fixo, uma linha, um objeto, que nos permita olhar para a lente enquanto giramos o conjunto câmera+lente+cabeça panorâmica. O objetivo é que, ao girar, a íris da lente não mude de posição, como na figura abaixo:

O mais normal é que num primeiro momento o giro faça o ponto branco da pupila se deslocar de um lado para o outro, a não ser que você dê muita sorte ou que você use o melhor chute, como sugerido acima para algumas situações em que isso é possível. Veja o giro fora do ponto nodal:

No caso acima a câmera esta atrás do ponto nodal. É preciso chegá-la mais pra frente e repetir o teste. Naturalmente você não precisa fotografar ou filmar o conjunto pra ver isso, pode colocar tudo, por exemplo, dentro do box do banheiro ou outra porta de vidro (portaria do prédio, etc) e marcar uma linha no vidro pra poder verificar o conjunto. Talvez precise é de um ajudante

Abraços, Cartola.