depois de construir dois modelos de cabeças panorâmicas e fazer algumas fotos com elas amadureci o projeto na minha cabeça. Minha veia professor pardal não sossega.
Aqui algumas fotos do primeiro projeto
E aqui algumas do segundo
Andei iniciando o projeto um mais maduro, já com base nas experiências anteriores. Antes tentei fazer sempre projetos de cabeças ajustáveis e vi que isso é besteira. Claro que a manfrotto e a nodal ninja tem que fazer cabeças ajustáveis, mas na prática a maioria dos fotógrafos vai usar se muito um par de lentes pra fazer panorâmicas, com raras exceções. Isso permite usar cabeças panorâmicas fixas e simplifica muito o projeto.
Comecei então a rascunhar a ideia lá no meu blog. Minha ideia era então fabricar mais um modelo tentando usar peças e ferramentas simples, de modo que mais pessoas pudessem executar. Eu ia ainda filmar a confecção, mas acabei negociando com um colega, que comprou a bichinha e tinha pressa. Devo despachar pra ele amanhã. Ele está aqui no fórum e espero que possa validar a cabeça na prática, embora eu já tenha testado aqui e tenha certeza de que está ótima.
Bom, visto o projeto teórico e carente de detalhes, peguei com ele as medidas A e B, que bateram com a base de dados do wiki do panotools para uma 7D e Sigma 8mm. Fiz a cabeça ontem à noite. seguem as fotos (clique pra ver outras):
Acabei não fazendo a coisa com ferramentas tão simples. Fiz roscas na base de ferro e no braço de alumínio e imagino que não é todo mundo que tem instrumentos pra rosquear metal, mas daria pra usar apenas porcas borboleta. Alguns detalhes ainda não sei como fazer sem uma micro-retífica, mas estou estudando pra deixar a ponto de uma furadeira comum resolver.
De qualquer forma achei o resultado ótimo: leve, robusto, firme e simples. Tô querendo uma pra mim, as minhas são enormes

Vou aos poucos aprimorando o tutorial pra deixar a coisa mais ao alcance de mais pessoas.
Abraços, Cartola.