Gigapan

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Gigapan

Mensagem por vivafloresta » 19 Out 2012, 17:42

Olá senhores...

Faz tempo que queria automatizar o processo de captura das panoramicas. Até então utilizava uma cabeça handmade, inspirada no primeiro modelo do Cartola. Recentemente tomei coragem de adquirir uma Gigapan. Depois de varias semanas de espera, em funcao da greve na Receita e problemas na Invoice de importaçao, ela chegou. Naturalmente, num primeiro momento, achei ela mais lenta que o processo manual. Mas depois, aprendendo a usar, vi que quando se tem várias panoramicas pra se fazer, é muito mais sussi, pq vc dá o start e vai tomar um cafezinho com o cliente. Nao gosto muito de fisheye, prefiro usar uma lente 18mm, 50mm ou outra, pra reaçar detalhes na pos produçao. Dá mais trabalho sim, mas acho que fica um resultado final melhor. A gigapan não é recomendada pra quem usa fisheye, mas uma vez que se acha o ponto nodal e ajusta-se a camer nela, é correr para o abraço...o PTgui nem chia na hora de fazer a costura. Em breve posto os resultados iniciais.



A propósito, alguém aí tbm usa a Gigapan?

Abraços panorâmicos.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Gigapan

Mensagem por cartola » 22 Out 2012, 10:48

Oi,

eu adquiri uma Merlin/Orion em julho, mas ainda não consegui montar minha primeira foto feita com ela. Já parei pra fazer alguns testes, mas como eles não correram 100% não me dei ao trabalho de finalizar as fotos para não perder tempo. Quero investir esse tempo quando achar que vou ter um bom resultado.

Uma coisa que notei, mas que já esperava pelo que já tinha lido, é que realmente é lenta. Pelo que li a Merlin/Orion é bem parecida com a Gigapan nesse aspecto. Como a única que me disseram que era rápida era uma alemã de quase 3.000 euros, então eu relaxei :)

Minha ideia inicial era montar minha própria cabeça robótica, mas depois de queimar meu arduino e ter a oportunidade de estar na Europa, resolvi comprar logo. Alias a dica em relação a isso que passo é que o mais barato, praqueles que tem custo como critério importante, é a Merlin/Orion genérica com um adaptador bluetooth. A cabeça custou uns 230 euros no site http://www.astronome.fr/ e o adaptador 55. Total de menos de 300 euros contra os 560 do preço final (com impostos) do mesmo produto na www.kolor.com. Com o adaptador podemos controlar a cabeça pelo computador com esse software ou até pelo celular. A vantagem da Kolor é que já vem mais adaptada pra foto panorâmica, já que o produto é originalmente desenhado para telescópios. Tive que fazer uma pequena barra de alumínio pra conseguir posicionar a câmera na vertical adequadamente no ponto nodal. Apesar de já vir mais adaptada, vi comentários no fórum da kolor de pessoas que não conseguiram posicionar suas câmeras no ponto nodal com a cabeça Merlin, então também questiono o quão boa é essa adaptação deles.

Aqui um link com uma análise do uso do adaptador bluetooth e do software papywizard. E, pra não deixar dúvidas, a cabeça que a Kolor vende é exatamente a Merlin/Orion - é a mesmíssima cabeça.

Por enquanto o que pude notar é que, se quiser fazer uma panorâmica da esfera completa, o buraco no nadir vai ficar enorme, dada a grande base da cabeça. Pretendo diminuir o problema levantando um pouco o braço vertical da cabeça. Já verifiquei que isso é possível. Desmontei o brinquedo e vi que os cabos vão permitir subir uns 2 centímetros. Já comprei parafusos mais longos e uma barra grossa de alumínio que vai fazer o braço subir. Poderia subir mais que isso refazendo a fiação, mas não vou partir pra isso ainda.

Pra fotos gigapixel parciais, o que alias é o mais comum em gigapixels, ela se presta bem. Outro motivo pelo qual estou demorando pra fazer logo uma foto é a escolha do local. Como tenho pouco tempo e isso vai dar trabalho quero um local bacana.

Outro problema vai ser levantar a bicha lá pro alto. Tenho usado muito o mastro, mas pra levantar esse peso acho que não vai dar. Vejam o que esse pessoal fez.

Aba, Cartola!

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Gigapan

Mensagem por epassarin » 09 Fev 2013, 12:04

Quero entender melhor sobre isso.
Essa cabeça é automatizada ok?
Bom, as minhas dúvidas são:
1) vivafloresta disse que não é necessário uma fisheye, que alias ela atrapalha se usada nesse equipamento. Porque? Dentre as demais lentes, qual seria uma lente essencial para esse equipamento?
2) Referente as imagens que serão feitas, elas serão editadas em algum software especifico ou o PtGui ou similar?
3) Pelo que pude ver desses equipamento eles tem uma dimensão razoavelmente grande, o que implicaria na foto nadir um buraco maior a ser tratado na hora da costura, sendo assim, a minha duvida é: Esse equipamento faz a foto Nadir e Zenit?
4) Se a minha intenção é me especializar nessa area, vale a pena investir num equipamento desse porte? Qual o preço medio desse produto, quanto pago e onde encontro aqui no Brasil ou é somente no exterior via importação?
5) O que estou pesquisando é a GIGAPLAN EPIC PRO que o amigo vivafloresta adquiru, porem gostaria de saber se tem alguma outra marca ou equipamento similar mais em conta. A que o Cartola mencionou da marca Orion/MErlin, mas o que encontrei sobre o equipamento nao me esclareceu muito bem.
6) Li em algum poste sobre controle remoto para esse equipamento. É mesmo necessário ou pode ser programado antes das fotos?

São mais ou menos essas minha dúvidas.

Abraços
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Gigapan

Mensagem por cartola » 09 Fev 2013, 15:37

epassarin escreveu:Quero entender melhor sobre isso.
Essa cabeça é automatizada ok?
Sim, é eletromecânica, automatizada, controlada por um outro dispositivo ou programada para fazer certa sequência de movimentos e disparos.
epassarin escreveu: Bom, as minhas dúvidas são:
1) vivafloresta disse que não é necessário uma fisheye, que alias ela atrapalha se usada nesse equipamento. Porque? Dentre as demais lentes, qual seria uma lente essencial para esse equipamento?
Não sei se atrapalha, mas certamente não é necessária. Eu já pensei em usar a fish eye que tenho nela. Dentre demais lentes não há uma regra, vai depender da resolução final que você quiser. Por exemplo, para essa foto da biblioteca de Strahov, na república checa (uma de minhas favoritas e que sempre menciono) o autor usou quase 3.000 fotos usando uma lente com zoom a 200mm. Dá pra ler os títulos dos livros mais distantes e ver as ranhuras da pintura no teto. Com uma lente de 50mm me parece (não estou certo) que seriam necessárias umas 200 fotos pra cobrir a esfera visual.
epassarin escreveu: 2) Referente as imagens que serão feitas, elas serão editadas em algum software especifico ou o PtGui ou similar?
Depende. Em geral o PTGui vai precisar de mais hardware pra fotos finais maiores e talvez também pra processar mais fotos. Se seu hardware suportar ele pode ser usado. Eu pretendo experimentar, quando for tentar minhas primeiras, tanto o autopanogiga quanto scripts em shell e perl, partindo provavelmente do gigatile, do pacote de ferramentas Panotools::Script, do Bruno Postle.
epassarin escreveu: 3) Pelo que pude ver desses equipamento eles tem uma dimensão razoavelmente grande, o que implicaria na foto nadir um buraco maior a ser tratado na hora da costura, sendo assim, a minha duvida é: Esse equipamento faz a foto Nadir e Zenit?
Muito bem observado. Esse realmente é um problema com esses equipamentos. Mais o nadir que o zenith, mas há maneiras de se resolver isso. Eu estou adaptando minha cabeça Merlin/Orion pra diminuir o buraco e facilitar o tratamento depois. Minha ideia é cobrir o nadir com uma foto de menor resolução mesmo. Quantas pessoas vão dar zoom no chão?
epassarin escreveu: 4) Se a minha intenção é me especializar nessa area, vale a pena investir num equipamento desse porte? Qual o preço medio desse produto, quanto pago e onde encontro aqui no Brasil ou é somente no exterior via importação?
Se especializar em que área, panorâmicas ou gigapanorâmicas? Acho que são nichos que podem ser separados. Claro que seu leque de opções se abrirá um pouco se fizer giga também, mas pode começar com as "normais". Nem todo panoramista faz gigapans.
epassarin escreveu: 5) O que estou pesquisando é a GIGAPLAN EPIC PRO que o amigo vivafloresta adquiru, porem gostaria de saber se tem alguma outra marca ou equipamento similar mais em conta. A que o Cartola mencionou da marca Orion/MErlin, mas o que encontrei sobre o equipamento nao me esclareceu muito bem.
Acho que o mais em conta é essa Merlin/Orion mesmo, mas vai ter que comprar peças separadas pra que ela fique mais barata. Se comprar na Kolor vai ser equivalente. Esses modelos, porém, são considerados ruins em termos de velocidade. Há uns modelos alemães, bem mais caros, uns 2000 euros mais ou menos, mais "profissas".
epassarin escreveu: 6) Li em algum poste sobre controle remoto para esse equipamento. É mesmo necessário ou pode ser programado antes das fotos?

São mais ou menos essas minha dúvidas.

Abraços
Depende de qual comprar. A Gigapan tem como programar nela mesma, bem como o modelo Merlin/Orion vendido pela Kolor, que vem com um dispositivo anexo, preso à ela por um cabo, que controla o dispositivo. Você pode programar na hora de fazer a foto mesmo. Eu ainda vou testar o controle via bluetooth na minha usando um aplicativo no celular, que faria então as vezes do controle remoto.

Abs, Cartola.

vivafloresta
Mensagens: 27
Registrado em: 06 Set 2012, 16:17
Localização: Curitba
Contato:

Re: Gigapan

Mensagem por vivafloresta » 09 Fev 2013, 18:09

Muito bem colocado as respostas pelo Cartola. Acrecentaria ainda que será bastante útil praticar com a cabeça manual primeiro, até mesmo pra verificar a real necessidade de uma head robotizada. Eu fiz uma manual, inspirada pelo modelo do Cartola, e só depois de aprender o conceito e sentir necessidade, parti para uma robotizada. O problema do buraco no nadir nao é crítico se nao haver sombra e se o piso for uniforme, uma photoshopada resolve.
"Se tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia!" Edward Eston

Responder