Alternativa a Nodal Ninja

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por Blum » 29 Mai 2013, 17:09

Boa tarde, Cartola e companheiros...

estou procurando uma cabeça panorâmica mais profissional, pois hoje eu tenho uma artesanal e acredito que ela não irá durar muito mais... O encaixe com o tripé está ficando cada vez mais frouxo, e logo logo não se sustentará mais.
Eu vi a marca Nodal Ninja. Mas o preço é um pouco salgado, alguém conhece um outra marca mais acessível aqui no Brasil?

Obs: Canon 7D com Sigma 8mm

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por cartola » 29 Mai 2013, 19:08

Oi Blum,

um dos problemas é "aqui no Brasil", agora, fabricante tem uma penca. Uma lista que provavelmente não cobre todos pode ser vista aqui:

http://wiki.panotools.org/Heads

Agora, se o problema é só a rosca afrouxando ela poderia ser refeita. Imagino que essa cabeça seja a que fiz. Desculpe, mas não lembro se a peça que enrosca no tripé é de ferro branco ou alumínio, pois já fiz modelos diferentes. Seria legal saber pra tentar evitar isso em outras que fizer. De vez em quando faço uma :).

Agora, com o uso quase diário que você já comentou antes, talvez valha o investimento na Nodal, mas o ideal seria arrumar alguém pra trazer de fora. Acredito que a NN3 sirva pro seu equipamento. Estou com uma NN4+RD16 aqui e realmente é um produto de ótima qualidade. Além disso um rodador é um grande adianto, pois faz ela parar nos pontos certos pra bater as fotos. Devo até construir uma cabeça com isso usando uns "fechos de bilha" que comprei por R$ 1,00. Umas vantagens da artesanal é que é menor, mais leve, o furo pra posicionar a máquina já fica fixo (na nodal de vez em quando pode precisar ajustar, principalmente se usa mais de uma lente) e com a artesanal posso puxar a haste da máquina com uma corda usando a cabeça sobre o mastro, pra reposicionar a câmera apontando pra cima, coisa que não dá pra fazer com a nodal.

Abs, Cartola.

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por Blum » 29 Mai 2013, 19:52

Fala Cartola,

a cabeça é justamente a que você fez...
De ferro branco na parte que rosco no tripé... e é justamente este furo. Acho que de tanto rosquear e girar, desgastou os "dentes"... Notei que, quando posiciono a camera para fazer as fotos, a cabeça está cada vez mais inclinada.
Por causa dessa inclinação gasto muito tempo arrumando erros paralax na pós-produção... antigamente eu nem precisava arrumar nada...

E como é a empresa que irá pagar, preciso de Nota Fiscal, etc... Por isso preciso comprar no Brasil.

O site da Nodal Ninja lista os revendedores oficiais ao redor do mundo. No Brasil tem 2, www.zpr360.com e outro que nao consigui contato.

Olha o preço que ele me passou...

NN3 $ 930
Ezii $ 520 (nao sei o que é)
Nadir $ 315 (imagino que seja um acessório para facilitar as fotos do chão, que por acaso eu nem tiro :lol: kkkkkkk)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por cartola » 30 Mai 2013, 11:32

Oi Blum,

Sobre a artesanal:

1. Eu tenho uma em alumínio já bem antiga, mas não uso tanto quanto você. Ela não mostra sinais de desgaste na rosca. Eu poderia fazer uma nova base assim pra você. Se quiser me procure por email.

2. Uma alternativa é usar uma porca borboleta. Não sei se o parafuso do seu tripé ultrapassa a espessura do ferro. Se o fizer basta colocar uma porca dessas depois de encaixar a base. Custa provavelmente alguns centavos ou se muito um real em lojas de ferragens. Compre uma de 3/8 de polegada.

Sobre a nodal:

O zpr360 está aqui no fórum também. Ele e o Ayrton são quem sei que vende oficialmente aqui no Brasil. Fora isso pode ser que ache no Mercadolivre ou coisa parecida, mas lá em geral não dão nota. Antes de saber o preço já sugeri que o melhor era trazer de fora, pois infelizmente essa é a realidade dos preços por aqui quando se trata de artigos importados legalmente, principalmente por pequenos comerciantes. Talvez o que venha em containers seja menos declarado e fuja de taxas. E além delas tem que ter o lucro do revendedor. Quanto menor o volume mais esse lucro vai impactar o produto, afinal o trabalho de importar 10 peças deve ser parecido com o de importar 1000. Se o lucro se basear no esforço se dilui na quantidade e imagino que esse produto não chegue a ter saída de milhares por aqui.

O Ez II deve ser o easy leveler, que é importante pra nivelar a cabeça, mas eu acho irrelevante pra fazer 360. É importante pra fazer panoramas parciais, de modo a otimizar o campo de visão, evitando cortes maiores que teriam que ser feitos se estivesse desnivelada.

O Nadir eu também acho dispensável, pois a foto não precisa ser feita com a câmera na vertical para baixo, como já falamos por aqui em outros tópicos. O próprio PTGui tem função pra encaixar fotos feitas fora do No Parallax Point.

Outra opção é vocês fazerem uma importação direta. Vai que dá sorte de a receita não pegar :). E se pegar pode ser que ainda fique mais barato. A NN3 está US$ 200,00 no site da nodal. Só não sei se despacham pro exterior, principalmente tendo revendedor cadastrado no país de destino.

Chegou a ver outros? Alguns são bem mais caros que a nodal ninja. Achei um fornecedor polonês que diz que aceita encomenda internacional e vende pelo ebay, que aceita paypal (que uso muito). O site do fornecedor é aqui e [urlhttp://www.ebay.pl/itm/pano-head-QTVR-cabezal- ... 3f23b29a47]o produto vendido no ebay está aqui[/url] (ebay polonês), custa US$ 145,00.

Outra que parece boa e custa só US$ 100,00 é a Panossaurus. Enviam pro Brasil e com o frete incluído fica 147 doletas. Só não sei se o "invoice" impresso te serve como nota.

Bom, tem vários outros fornecedores por aí e você tem várias alternativas. Boa sorte!

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por Blum » 03 Jun 2013, 17:00

Cartola,

eu tinha visto em um dos posts sobre cabeças artesanais o uso dessa borboleta. Mas o parafuso não ultrapassa o furo da base feita por você.
Passei em um loja aqui perto para ver se tinha um tripé com o parafuso mais comprido, mas para investir em um tripé novo não sei se vai valer a pena, prefiro comprar logo uma cabeça "profissa".

Eu ví os link que vc indicou para comprar no exterior. Esotu estudando as opções, mas como a empresa que irá arcar com os custos acho bem difícil.
Caso eu não consiga aprova verba para comprar o zpr360 vou acabar recorrendo a você novamente, mas ai eu converso com você por e-mail.

Última dúvida: caso em compre o Nodal Ninja, consigo encaixar a cabeça no tripé como fiz com a artesanal que você fez?! Normal isso né?!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por cartola » 03 Jun 2013, 17:57

Blum escreveu:Última dúvida: caso em compre o Nodal Ninja, consigo encaixar a cabeça no tripé como fiz com a artesanal que você fez?! Normal isso né?!
Sim, claro, claro, não só ela como qualquer outra cabeça profissional vem pronta pra ser colocada no tripé. A Nodal que comprei veio também com um adaptador de 3/8'' pra 1/4'':
adaptador1-4_3-8.jpg
adaptador1-4_3-8.jpg (29.05 KiB) Exibido 13902 vezes
pois alguns tripés vem com um parafuso pequeno pra prender a cabeça. Eu tenho um Vivitar antigo que tem esse parafuso menor, de 1/4'', ao invés do mais comum de 3/8''.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por cartola » 03 Jun 2013, 18:31

Oi Blum,

pensei em outra coisa: se o parafuso do tripé não ultrapassa aquele metal, que me parece fino (não tenho aqui pra medir agora), então talvez não preencha toda a rosca de uma porca de 3/8''. Se isso acontecer pode resolver o problema com uma porca 3/8'' comun, um parafuso de 3/8'' e uma porca borboleta de 3/8''.
  • Bota a porca no parafuso do tripé
  • Passa o parafuso 3/8'' comprado pela porca borboleta entrando por cima dela
  • Depois passa o parafuso com a porca borboleta de cima pra baixo no "L" que está com a rosca ruim
  • Enfia o parafuso no que sobrou de rosca na porca que está no tripé até dar aperto
  • Por fim ajusta o "L" pra baixo até dar aperto e firma com a porca borboleta
Fiz uma figurinha pra mostrar como ficaria no final:
screenshot.2.jpg
A base preta seria o tripé, cujo parafuso em cinza escuro entra pela porca (cinza claro) até certo ponto apenas.

O L vem logo em cima, com o parafuso (verde) passando por ele e a porca borboleta apertando ele sobre a porca.

O parafuso (verde) nem precisava da cabeça, mas é mais prático deixar ela nele do que serrar. Esse parafuso pode ser comprido, sem problemas. Isso aí vai custar, imagino, menos de 5 reais numa loja de ferragens. Só depende do pré-requisito de sobrar rosca na porca, mas como disse, as porcas de 3/8'' que tenho são bem mais espessas que aquela barrinha.

Depois de tudo pronto o conjunto pode ficar montado, pronto pra só encaixar através da porca no tripé.

E viva o Mc Guyver!!!

Abs, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por ALOEBRASIL » 25 Set 2013, 12:47

Bom dia amigos.

Hoje estive pesquisando na Kolor e estão comercializando a Cabeça Panorâmica Gobi:

Imagem

360° Panoramic head Gobi
http://bushman-panoramic.com/panoramic-heads/gobi.php

Veja o manual:
http://bushman-panoramic.com/manuals/Manual-GOBI-EN.pdf

No site, a apresentação da empresa mostra que são especializados em equipamentos para fotografia panorâmica, se alguém conhece o material e puder dar alguma opinião seria muito útil, para que tenhamos mais opções da concorrente Nodal Ninja.

Site da empresa:
http://bushman-panoramic.com

A empresa tem sede em dois lugares:

Czech Republic:

Bushman-Panoramic
CSL armády 808/43b
79401 KRNOV
Czech Republic

France:

Bushman-Panoramic
Les Ramonets
24390 NAILHAC
France

---------------------------------
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por cartola » 25 Set 2013, 14:04

Parece bacana!

Não entendi bem a utilidade do giro da haste vertical, mas deve servir pra algo :)

Tem que escolher o número de pontos de parada no ato da compra e isso é de acordo com a lente que pretende usar.

Eu tenho pensado em comercializar meu modelo artesanal. Já vendi alguns pra quem me procura, mas não tenho muita capacidade de atender demanda. Atualmente só conseguiria fazer 1 por semana ou menos. Estou tentando ver se dá pra botar alguém pra fazer ou se dá pra industrializar, mas como meu tempo é curto, isso anda a passos de cágado.

Pra quem ainda não viu, postei o vídeo em outro tópico. Já fiz as melhorias propostas numa última montagem que fiz. Pretendo fazer um vídeo com elas e postar também.

Tem na china também, no site aliexpress.com. Já comprei 2 coisas nesse site e chegaram bem. O site garante a entrega e devolve o dinheiro se não chegar. O problema é a alfândega pegar e cobrar imposto. Tem outros modelos e vários revendedores, o problema é também saber se presta...

Valeu pela dica Gilberto!

Abs, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Alternativa a Nodal Ninja

Mensagem por ALOEBRASIL » 25 Set 2013, 14:51

Cartola

Não tinha visto o vídeo até agora.

Gostei deste novo modelo.

E também do alicate do Mc Guyver!!
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Responder