Amigos, sou iniciante no mundo das panorâmicas e quero construir uma cabeça panorâmica artesanal inspirada no modelo 7.1 do Cartola. A questão é que desejo construir uma única cabeça que sirva para mim, o meu irmão e o meu primo. Somos todos fotógrafos amadores e cada um tem o seu conjunto de câmeras / lentes diferentes. Basicamente temos 2 opções :
1) Construir uma única cabeça e fazer os diferentes furos para cada conjunto de câmera / lente. (o problema aqui seria o número de furos).
2) Fazer a cabeça de uma maneira que ela possa ser adaptável, através de um "trilho" ou algo do tipo.
Pelo o que eu pesquisei, acredito que o modelo com furos fixos seria melhor que uma cabeça ajustável com trilho, pois com os furos fixos não seria necessário ter que ficar encontrando o NPP toda vez que a cabeça tiver uso. Mas o meu receio seria se o número de furos não poderia danificar a estrutura, já que pelas minhas contas (que não sei se estão corretas) eu teria que ter pelo menos 4 furos no eixo do ponto da medida B (para cada um de nós poder fotografar com uma câmera e uma lente) ou 7 furos se quisessemos ter a possibilidade de usar 2 lentes diferentes em cada câmera. É isso mesmo?
Além disso, teriam os 3 furos no eixo do ponto A!! Ai vem o X da questão. Não é muito furo? Fico com receio de fazer 7 furos em um só eixo e 10 furos em toda a estrutura, rs... Fora isso, se no futuro trocarmos de câmera / lente nós vamos ter que abrir novos furos (não sei aonde rs) ou trocar de cabeça panorâmica.
O que vocês acham? Faço ela fixa com vários furos ou tento partir pra uma ajustável ?
Um grande abraço a todos.
Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
- cartola
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Re: Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
Bom, não sei se é se adiantar muito já querer uma mais sofisticada como a 7.1 sendo amadores e começando agora.
Chegaram a ver o modelo super simples, que precisa de menos ferramentas inclusive? Vejam: Suporte simples para fotografia panorâmica 360°
De qualquer maneira ele não é regulável e realmente, pra ser, dá bem mais trabalho. Cheguei a fazer alguns reguláveis e comento isso lá na página do simples.
Uma maneira de fazer regulável é simplesmente fazer um corte ao invés de um furo. Pode conseguir isso com um torneiro mecânico que tenha uma fresadora/fresa e dependendo de onde for pode sair bem barato. Alias ele pode conseguir fazer tudo pra você por um preço razoável, mas preço desse tipo de serviço em geral varia muito de região pra região.
Comentei sobre o modelo simples por que talvez com ele conseguissem fazer uma pra cada um. Não é muito problema não ter um rodador indexado, principalmente começando agora. Fiz muitas panorâmicas sem um. A medida que você vai fazendo mais vai querendo mais praticidade, mas pra começar girar na mão acho tranquilo.
Sobre o número de furos, se concluírem por esse caminho, não deve ser problema se o alumínio for espesso o suficiente. O que usei acho que foi de 1 polegada por 3/8, se não me engano. Dã uns 9mm de espessura e acho que poderia tranquilamente ser cortado ao invés de furado sem perder a capacidade de sustentar uma DSLR. Inclusive pelo perfil de vocês imagino que não tenham câmeras muito pesadas. Sobre isso, alias, aquele suporte simples é meio fraco pra uma 5D com uma lente mais pesada, mas sustentou bem uma T2i e uma 60D. Aguentou a 5D, mas ficava meio que balançando e tinha que esperar parar de vibrar pra fotografar.
Não ter um rodador indexado pode ser chato se forem usar uma lente mais fechada, que precise de mais critério nos giros e paradas, mas mesmo assim não é inviável.
Ainda sobre furos, já viu as medidas? As vezes podem ser muito próximas e podem compartilhar alguns furos. Estou agora mesmo costurando imagens feitas com uma 5D mk II que usou uma cabeça feita pra uma 60D. Embora não fique perfeito de cara, dá pra acertar na costura e pós edição. A posição deveria ser uns 4mm diferente.
Pra ver se é isso mesmo a sua conta de furos teria que ver sua memória de cálculo. Pegou no Entrance Pupil Database?
Enfim, resumão:
1. Veja se um modelo mais simples não te atende e faz 1 pra cada
2. Veja se consegue fazer corte (fiz no modelo 1 que construí, sem uma fresa - veja em "Como Fazer" nas Engenhocas e Cia)
3. Se optar por furos
3.1. Veja se há alguns próximos e faça o furo na medida média
3.2. Escolha uma barra de espessura adequada
E vale o comentário: se for pra fotografar natureza, com poucas ou nenhuma linha geométrica, nem precisa de tripé ou cabeça, vai "hand held" mesmo
Abs, Cartola.
Chegaram a ver o modelo super simples, que precisa de menos ferramentas inclusive? Vejam: Suporte simples para fotografia panorâmica 360°
De qualquer maneira ele não é regulável e realmente, pra ser, dá bem mais trabalho. Cheguei a fazer alguns reguláveis e comento isso lá na página do simples.
Uma maneira de fazer regulável é simplesmente fazer um corte ao invés de um furo. Pode conseguir isso com um torneiro mecânico que tenha uma fresadora/fresa e dependendo de onde for pode sair bem barato. Alias ele pode conseguir fazer tudo pra você por um preço razoável, mas preço desse tipo de serviço em geral varia muito de região pra região.
Comentei sobre o modelo simples por que talvez com ele conseguissem fazer uma pra cada um. Não é muito problema não ter um rodador indexado, principalmente começando agora. Fiz muitas panorâmicas sem um. A medida que você vai fazendo mais vai querendo mais praticidade, mas pra começar girar na mão acho tranquilo.
Sobre o número de furos, se concluírem por esse caminho, não deve ser problema se o alumínio for espesso o suficiente. O que usei acho que foi de 1 polegada por 3/8, se não me engano. Dã uns 9mm de espessura e acho que poderia tranquilamente ser cortado ao invés de furado sem perder a capacidade de sustentar uma DSLR. Inclusive pelo perfil de vocês imagino que não tenham câmeras muito pesadas. Sobre isso, alias, aquele suporte simples é meio fraco pra uma 5D com uma lente mais pesada, mas sustentou bem uma T2i e uma 60D. Aguentou a 5D, mas ficava meio que balançando e tinha que esperar parar de vibrar pra fotografar.
Não ter um rodador indexado pode ser chato se forem usar uma lente mais fechada, que precise de mais critério nos giros e paradas, mas mesmo assim não é inviável.
Ainda sobre furos, já viu as medidas? As vezes podem ser muito próximas e podem compartilhar alguns furos. Estou agora mesmo costurando imagens feitas com uma 5D mk II que usou uma cabeça feita pra uma 60D. Embora não fique perfeito de cara, dá pra acertar na costura e pós edição. A posição deveria ser uns 4mm diferente.
Pra ver se é isso mesmo a sua conta de furos teria que ver sua memória de cálculo. Pegou no Entrance Pupil Database?
Enfim, resumão:
1. Veja se um modelo mais simples não te atende e faz 1 pra cada
2. Veja se consegue fazer corte (fiz no modelo 1 que construí, sem uma fresa - veja em "Como Fazer" nas Engenhocas e Cia)
3. Se optar por furos
3.1. Veja se há alguns próximos e faça o furo na medida média
3.2. Escolha uma barra de espessura adequada
E vale o comentário: se for pra fotografar natureza, com poucas ou nenhuma linha geométrica, nem precisa de tripé ou cabeça, vai "hand held" mesmo
Abs, Cartola.
Re: Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
Muito obrigado pela resposta Cartola.
A princípio eu não pretendia pegar uma cabeça só pra mim porque eu queria comprar uma lente Fisheye (e por isso eu precisava gastar o menos possível rs), porém decidi que vou fazer uma cabeça só para mim. Primeiro porque lendo os comentários no fórum pude perceber que a lente fisheye não é tão importante quanto eu pensava. Segundo que vai ser bem melhor eu ter só a minha cabeça panorâmica e terceiro que percebi que o pessoal aqui ia comprar mais pq eu tava falando, eles não tão fazendo muita questão realmente..
Sendo assim, vou tentar construir uma com furos fixos, inspirada no seu modelo 7.1. A Minha camera é uma Canon 60d e a lente uma 18-135mm. Quero tentar fazer com rodador indexado porque pretendo fazer panorâmicas de ambientes bem pequenos, como um banheiro de 2 m2 por exemplo. Acredito que nesse caso o rodador vai me poupar bastante tempo na costura / pós edição.
Sobre as medidas, no Entrance Pupil Database não tem as medidas da minha lente Existe algum outro banco de dados? Se não tiver, vou tirar as medidas e tentar atualizar o banco de dados lá do entrance pupil pra tentar ajudar quem precise dessa medida no futuro.
Um abraço a todos.
A princípio eu não pretendia pegar uma cabeça só pra mim porque eu queria comprar uma lente Fisheye (e por isso eu precisava gastar o menos possível rs), porém decidi que vou fazer uma cabeça só para mim. Primeiro porque lendo os comentários no fórum pude perceber que a lente fisheye não é tão importante quanto eu pensava. Segundo que vai ser bem melhor eu ter só a minha cabeça panorâmica e terceiro que percebi que o pessoal aqui ia comprar mais pq eu tava falando, eles não tão fazendo muita questão realmente..
Sendo assim, vou tentar construir uma com furos fixos, inspirada no seu modelo 7.1. A Minha camera é uma Canon 60d e a lente uma 18-135mm. Quero tentar fazer com rodador indexado porque pretendo fazer panorâmicas de ambientes bem pequenos, como um banheiro de 2 m2 por exemplo. Acredito que nesse caso o rodador vai me poupar bastante tempo na costura / pós edição.
Sobre as medidas, no Entrance Pupil Database não tem as medidas da minha lente Existe algum outro banco de dados? Se não tiver, vou tirar as medidas e tentar atualizar o banco de dados lá do entrance pupil pra tentar ajudar quem precise dessa medida no futuro.
Um abraço a todos.
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Re: Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
Oi vnL,
mais algumas colocações pra complementar
Nos exemplos de fotos que já publiquei pra baixarem e praticarem a montagem aqui no fórum tem uma sequência feita com uma 18mm numa câmera cropada (nikon). O problema é que são muitas fotos (mais de 30) pra cobrir toda a esfera visual. Dá pra fazer, mas comercialmente falando não é muito viável. Se for pra hobby beleza, mas se pensa em oferecer serviços é bom se planejar pra uma olho de peixe, já que em ambientes pequenos também não precisa entregar muito zoom no final (outro motivo pra usar uma lente mais fechada).
Pode ver se tem uma maneira que ache mais fácil de fazer algo ajustável, que seja pra achar o ponto de posicionamento. Pode fazer apenas um suporte, uma placa de madeira ou metal que prenda no tripé e apoie a câmera como se a colocasse na mesa mesmo. Daí pode chegar ela mais pra frente ou pra trás até ver, girando, que está bem posicionada. Se quiser posso desenhar pra você.
Tem outras maneiras também. Veja essa aqui que o sujeito fez:
Outra ideia que já vi pra fazer uma cabeça ajustável, pelo menos pra medir, é usar uma haste articulada pra prender a câmera. Tipo assim:
Só que fica meio difícil manter o eixo da câmera no lugar certo, sem girar ela no parafuso pelo qual é presa, pois ficamos sem referência.
E não se prenda só às minhas ideias, dê uma olhada em diversos modelos feitos com vários materiais (inclusive madeira, mais fácil de trabalhar).
Se pensar em alguma coisa posta aqui pra gente opinar antes de fazer. Pode evitar perder tempo
Abs, Cartola.
mais algumas colocações pra complementar
O que vai te poupar mais tempo na costura não é o rodador, é a cabeça bem feita, com a câmera bem posicionada nela. O rodador vai te facilitar tirar as fotos sem precisar ficar olhando no visor ou lcd pra saber onde parar e vai diminuir, com isso, o risco de você esquecer um pedaço.vnL escreveu:Muito obrigado pela resposta Cartola.
Sendo assim, vou tentar construir uma com furos fixos, inspirada no seu modelo 7.1. A Minha camera é uma Canon 60d e a lente uma 18-135mm. Quero tentar fazer com rodador indexado porque pretendo fazer panorâmicas de ambientes bem pequenos, como um banheiro de 2 m2 por exemplo. Acredito que nesse caso o rodador vai me poupar bastante tempo na costura / pós edição.
Nos exemplos de fotos que já publiquei pra baixarem e praticarem a montagem aqui no fórum tem uma sequência feita com uma 18mm numa câmera cropada (nikon). O problema é que são muitas fotos (mais de 30) pra cobrir toda a esfera visual. Dá pra fazer, mas comercialmente falando não é muito viável. Se for pra hobby beleza, mas se pensa em oferecer serviços é bom se planejar pra uma olho de peixe, já que em ambientes pequenos também não precisa entregar muito zoom no final (outro motivo pra usar uma lente mais fechada).
É, não tem a medida da sua lente lá... mas como pretende tirá-la sem uma cabeça ajustável? A medida da entrada da iris da lente é essencialmente experimental, pelo menos nos métodos que conheço precisam de uma cabeça ajustável pra ir posicionando até ver que está bom.vnL escreveu:Sobre as medidas, no Entrance Pupil Database não tem as medidas da minha lente Existe algum outro banco de dados? Se não tiver, vou tirar as medidas e tentar atualizar o banco de dados lá do entrance pupil pra tentar ajudar quem precise dessa medida no futuro.
Um abraço a todos.
Pode ver se tem uma maneira que ache mais fácil de fazer algo ajustável, que seja pra achar o ponto de posicionamento. Pode fazer apenas um suporte, uma placa de madeira ou metal que prenda no tripé e apoie a câmera como se a colocasse na mesa mesmo. Daí pode chegar ela mais pra frente ou pra trás até ver, girando, que está bem posicionada. Se quiser posso desenhar pra você.
Tem outras maneiras também. Veja essa aqui que o sujeito fez:
Outra ideia que já vi pra fazer uma cabeça ajustável, pelo menos pra medir, é usar uma haste articulada pra prender a câmera. Tipo assim:
Só que fica meio difícil manter o eixo da câmera no lugar certo, sem girar ela no parafuso pelo qual é presa, pois ficamos sem referência.
E não se prenda só às minhas ideias, dê uma olhada em diversos modelos feitos com vários materiais (inclusive madeira, mais fácil de trabalhar).
Se pensar em alguma coisa posta aqui pra gente opinar antes de fazer. Pode evitar perder tempo
Abs, Cartola.
Re: Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
Cartola, eu pretendo sim oferecer serviços em um futuro próximo. Pelo visto vou ter que voltar a mirar a lente olho de peixe, rs.
Provisioramente um anel redutor tipo 0,45x pode ajudar em alguma coisa?
Sobre as medidas da lente, precisa realmente construir uma cabeça ajustavel para tirar a medida correta?
Eu achei que a medida era com base na linha colorida da lente, não sei da onde tirei isso, que era apenas tirar a medida com base nessa linha.
Existe alguma maneira mais fácil de obter essa medida L2 da lente que me falta e que não tem no banco de dados?
Abraços.
Provisioramente um anel redutor tipo 0,45x pode ajudar em alguma coisa?
Sobre as medidas da lente, precisa realmente construir uma cabeça ajustavel para tirar a medida correta?
Eu achei que a medida era com base na linha colorida da lente, não sei da onde tirei isso, que era apenas tirar a medida com base nessa linha.
Existe alguma maneira mais fácil de obter essa medida L2 da lente que me falta e que não tem no banco de dados?
Abraços.
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Re: Cabeça panorâmica fixa ou ajustável?
Oi,
a maneira mais fácil dentre as que pensei seria um plano de madeira girando. Daí vai reposicionando e fazendo um "teste da fita na janela" ou coisa parecida até posicionar. Tente entender primeiro como testar pra depois bolar como achar a medida. Já deu uma olhada nesse trecho desse meu manual? Não precisa girar ela em pé, ela poderia estar deitada num tampo que gire em torno de um ponto fixo como sugeri.
O anel da lente é um bom chute inicial, (como comento no material acima) mas principalmente em lentes com zoom, como a sua, pode não ser um bom chute. Nas olho de peixe o ponto é bem perto dele. Uma vez encontrada a medida ela vai servir tanto pro giro horizontal quanto vertical, mas pra achar não precisa ser algo que gire nessas duas direções, basta em uma, e claramente girar na horizontal com a máquina deitada é mais fácil
Abs, Cartola.
a maneira mais fácil dentre as que pensei seria um plano de madeira girando. Daí vai reposicionando e fazendo um "teste da fita na janela" ou coisa parecida até posicionar. Tente entender primeiro como testar pra depois bolar como achar a medida. Já deu uma olhada nesse trecho desse meu manual? Não precisa girar ela em pé, ela poderia estar deitada num tampo que gire em torno de um ponto fixo como sugeri.
O anel da lente é um bom chute inicial, (como comento no material acima) mas principalmente em lentes com zoom, como a sua, pode não ser um bom chute. Nas olho de peixe o ponto é bem perto dele. Uma vez encontrada a medida ela vai servir tanto pro giro horizontal quanto vertical, mas pra achar não precisa ser algo que gire nessas duas direções, basta em uma, e claramente girar na horizontal com a máquina deitada é mais fácil
Abs, Cartola.