Eu esqueci de tirar a foto do antes, só tem a foto do depois. veja a sequencia abaixo.
Barra com a marcação dos furos para a colocação na cabeça do tripe
Eu serrei um pedaço dela para a colocação na sapata do tripé.

Marcação dos furos para facilitar o angulo de 30 graus

Parafuso com porca Borboleta e contra porca.
A contra porca eu utilizei para travar a porca borboleta, na hora de utilizar ela e ela não girar no parafuso.
Logo mais a frente voce verá a utilização dela

Trilho para fotos Macros

Aqui nesta foto tem a furação que eu fiz com uma broca de 2 milimetros para a colocação de Rebite pop
para a facilitar a foto com 30 graus abaixo e 30 graus acima.
Logo mais a frente terá a foto dela para melhor entendimento.

Trilho preso a barra com o parafuso e a contra porca borboleta

Trilho preso a barra e marcação feita de papel (feita no computador) com marcação de angulo de 30 graus
para facilitar as fotos, pois faço 8 fotos 30 graus abaixo, 8 fotos 30 graus acima, 1 Zenith e outra nadir.
Minha lente é uma 18-55mm.

Aqui da pra ver como eu utilizo o rebite pop

Sapata do tripe

Aqui tem uma observação, como o parafuso da sapata era pequeno, eu não conseguia prender ela a base de ferro
com a porca borboleta, para resolver isto eu tive que retirar o parafuso da sapata e lixar o alto relevo que tinha
na base

Aqui o aspecto de como seria o parafuso com o alto relevo (antes de lixar)

Aqui o aspecto de como ficou o parafuso, agora ele pode entrar mais e conseguir atravessar a barra para
colocar a porca borboleta do outro lado

Aqui a sapata do tripe com a barra de ferro
Eu utilizei uma broca de 6mm para fazer o furo do parafuso maior e uma de 2 mm para o outro pequeno (opcional)
Este furo é o ponto nodal da camera e não o da lente. (Base da camera até o centro da lente)
Como eu utilizei o trilho para foto macro a medida de referencia é da base do trilho (onde a camera irá ficar afixada
até o centro da lente.

Aqui a sapata já presa a barra com uma porca borboleta (utilizei somente a porca borboleta, pois o parafuso é da própria sapata da cabeça de tripé.

Foto do tripe
Como meu tripe tem marcação dos graus eu me baseei por ela para fazer as fotos
1 foto a cada 45 graus. (Este tripé não tem a cabeça removível)

Tripe com a cabeça panoramica

Conjunto completo

Nesta foto da para ver que como a camera é pesada ela tende a inclinar para a esquerda
fazendo com que tenha pequenos erros paralax nas fotos

Posição Zenith

Posição Nadir para as fotos do chão

Angulo de 30 graus para cima
Veja que aqui eu utilizo a guia (impressa no papel) e o rebite pop para facilitar a colocação no grau certo
O rebite é para garantir maior estabilidade na porca borboleta para o caso da mesma ficar frouxa e a camera não cair (inclinar mais)

Angulo de 30 graus para baixo
Como eu utilizo o trilho eu posso ajustar o ponto nodal da lente caso eu utilize uma lente maior ou menor é só ajustar a posição do trilho

Aqui a lente que eu utilizei, uma 18-55mm em uma full frame

Como as lentes EF não cabem em cameras Full frame, eu tive que cortar um pedaço dela (Utilizei um estilete quente para cortar) pois se serrase poderia cair pedaços dentro da lente.
Ficou mal cortado mesmo, mas a aparencia não importa o que importa é a foto ficar boa

aqui uma foto de uma lente original (esqueci de tirar uma foto antes)

Fotos do antes e depois de outro site que eu achei

Outro problema é que se utilizar em 18mm a ponta da lente bate no espelho da camera, então tenho que utilizar em 21mm

Lente em 21mm

Lente montada na MKII

Fotos do Mini estudio caseiro onde eu fiz as fotos
Este mini Estudio eu fiz com uma caixa box polionda branca
Dentro da caixa eu utilizei uma cartolina branca
E acima da caixa eu utilizei uma lampada florescente pequena que eu achei em uma loja de eletrica.