Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por renag » 21 Jul 2014, 16:46

Pessoal, segue a minha cabeça Panoramica by Cartola

Eu esqueci de tirar a foto do antes, só tem a foto do depois. veja a sequencia abaixo.

Barra com a marcação dos furos para a colocação na cabeça do tripe
Eu serrei um pedaço dela para a colocação na sapata do tripé.
Imagem


Marcação dos furos para facilitar o angulo de 30 graus
Imagem

Parafuso com porca Borboleta e contra porca.
A contra porca eu utilizei para travar a porca borboleta, na hora de utilizar ela e ela não girar no parafuso.
Logo mais a frente voce verá a utilização dela
Imagem

Imagem


Trilho para fotos Macros
Imagem

Imagem

Aqui nesta foto tem a furação que eu fiz com uma broca de 2 milimetros para a colocação de Rebite pop
para a facilitar a foto com 30 graus abaixo e 30 graus acima.
Logo mais a frente terá a foto dela para melhor entendimento.
Imagem

Trilho preso a barra com o parafuso e a contra porca borboleta
Imagem

Imagem

Trilho preso a barra e marcação feita de papel (feita no computador) com marcação de angulo de 30 graus
para facilitar as fotos, pois faço 8 fotos 30 graus abaixo, 8 fotos 30 graus acima, 1 Zenith e outra nadir.
Minha lente é uma 18-55mm.
Imagem

Aqui da pra ver como eu utilizo o rebite pop
Imagem

Imagem

Imagem


Sapata do tripe
Imagem

Aqui tem uma observação, como o parafuso da sapata era pequeno, eu não conseguia prender ela a base de ferro
com a porca borboleta, para resolver isto eu tive que retirar o parafuso da sapata e lixar o alto relevo que tinha
na base
Imagem

Aqui o aspecto de como seria o parafuso com o alto relevo (antes de lixar)
Imagem

Aqui o aspecto de como ficou o parafuso, agora ele pode entrar mais e conseguir atravessar a barra para
colocar a porca borboleta do outro lado
Imagem


Aqui a sapata do tripe com a barra de ferro
Eu utilizei uma broca de 6mm para fazer o furo do parafuso maior e uma de 2 mm para o outro pequeno (opcional)
Este furo é o ponto nodal da camera e não o da lente. (Base da camera até o centro da lente)
Como eu utilizei o trilho para foto macro a medida de referencia é da base do trilho (onde a camera irá ficar afixada
até o centro da lente.
Imagem


Aqui a sapata já presa a barra com uma porca borboleta (utilizei somente a porca borboleta, pois o parafuso é da própria sapata da cabeça de tripé.
Imagem

Foto do tripe
Como meu tripe tem marcação dos graus eu me baseei por ela para fazer as fotos
1 foto a cada 45 graus. (Este tripé não tem a cabeça removível)
Imagem

Tripe com a cabeça panoramica
Imagem

Conjunto completo
Imagem

Nesta foto da para ver que como a camera é pesada ela tende a inclinar para a esquerda
fazendo com que tenha pequenos erros paralax nas fotos
Imagem

Imagem

Imagem


Posição Zenith
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Posição Nadir para as fotos do chão
Imagem


Angulo de 30 graus para cima
Veja que aqui eu utilizo a guia (impressa no papel) e o rebite pop para facilitar a colocação no grau certo
O rebite é para garantir maior estabilidade na porca borboleta para o caso da mesma ficar frouxa e a camera não cair (inclinar mais)
Imagem

Angulo de 30 graus para baixo
Como eu utilizo o trilho eu posso ajustar o ponto nodal da lente caso eu utilize uma lente maior ou menor é só ajustar a posição do trilho
Imagem

Imagem

Imagem


Aqui a lente que eu utilizei, uma 18-55mm em uma full frame
Imagem

Como as lentes EF não cabem em cameras Full frame, eu tive que cortar um pedaço dela (Utilizei um estilete quente para cortar) pois se serrase poderia cair pedaços dentro da lente.
Ficou mal cortado mesmo, mas a aparencia não importa o que importa é a foto ficar boa :D
Imagem

aqui uma foto de uma lente original (esqueci de tirar uma foto antes)
Imagem

Fotos do antes e depois de outro site que eu achei
Imagem
Imagem



Outro problema é que se utilizar em 18mm a ponta da lente bate no espelho da camera, então tenho que utilizar em 21mm
Imagem

Lente em 21mm
Imagem

Lente montada na MKII
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Fotos do Mini estudio caseiro onde eu fiz as fotos

Este mini Estudio eu fiz com uma caixa box polionda branca
Dentro da caixa eu utilizei uma cartolina branca
E acima da caixa eu utilizei uma lampada florescente pequena que eu achei em uma loja de eletrica.
Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por cartola » 21 Jul 2014, 17:10

Caraca! Maneiro cara! Mais um McGuyver na área! Gostei de ver!!!

Realmente a cabeça parece um pouco flexível, dando margem a erro de parallax, mas se for pouca coisa o software pode acertar, principalmente se no final você configurar cada foto como se tivesse sido tirada com uma lente diferente. No Hugin isso é na aba de fotos, clicando com o botão direito em cada imagem e dizendo que ela tem uma nova lente. Dessa forma o programa vai regular mais livremente os parâmetros de cada foto, como FOV, que ficam iguais se considerar que todas as fotos usaram a mesma lente. Parãmetros de distorção também passam a ser individuais e isso tudo facilita uma melhor junção.

Aquela cantoneira que usou parece bastante com a do suporte simples que publiquei. Fiz uma cabeça com ela pra um amigo e cheguei à conclusão de que ela é meio fina e inclina um pouco com o peso da 5D Mk II, que é a do meu amigo também. Pra prender no tripé eu não tive seu problema por que fiz a rosca direto na cantoneira. Talvez conseguisse isso como um favor num torneiro mecânico, já que seria algum muito simples pra ele. Pra comprar a ferramenta é meio caro. Só o "macho" pra rosquear custa uns R$ 40,00 aqui no RJ, então comprar só pra isso é exagero.

Chegou a fazer o teste da fita na janela ou algum outro pra verificar se está girando no ponto certo?

E o mini estúdio ficou show também! Em geral uso só uma cartolina pro fundo infinito e ilumino diretamente, rebatendo luzes nas paredes, se for o caso.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por renag » 21 Jul 2014, 17:56

Não fiz o teste da fita, mas fiz o teste em outra coisa que eu não me lembro. Era alguma coisa que eu alinhei com a quina do monitor e em todo o giro a quina do monitor ficava certinha alinhada com o outro objeto. realmente achei a cantoneira frágil para a MKII.
Obrigado pelo McGuyver, vindo do Cartola que é o McGuyver Master do forum fico honrado com o elogio. :D

Não fiz com o Hugin, pois ele reconhece pouco as junções das fotos e tenho que fazer muito acerto manual, por isto, utilizo o PTGUI, que acerta quase todas as costuras, ai eu incluo mais alguns pontos adicionais na costura.

Segue este ultimo que eu fiz neste final de semana.
Acho que está um pouco melhor que os outros que eu fiz, mas ainda não está perfeito
https://www.360cities.net/image/mariana ... -chiquinha

Agora na costura final, algumas fotos ficaram sem as pernas da minha filha e eu tive que acertar utilizando o Photoshop (pegando a foto original e inserindo a parte que faltou na equitarretangular.
Voce utiliza algum metodo no Hugin para dizer qual pedaço da foto ele vai costurar?

Como esta sua abaixo
Está muito bem costurado e nenhuma emenda do seu corpo.
http://www.cartola.org/panoramas/201107 ... on-quarto/

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por cartola » 21 Jul 2014, 21:40

Opa,

imagino que a sua filha tenha se amarrado em aparecer um monte de vezes, não? Meus filhos adoram!

Eu uso mais de uma maneira de acertar esses detalhes. O mais direto é usando as máscaras no Hugin. Ele tem vários tipos de máscaras, máscaras de exclusão, de inclusão, de exclusão em todas as lentes, etc, é só criar e definir o tipo.

Outra maneira é usar as imagens separadas, já distorcidas e posicionadas no lugar certo. O Hugin chama de imagens remapeadas. Ele as gera sempre e a partir delas é que cria a equirretangular final, juntando elas com um "blender", no caso dele o enblend.

Abs, Cartola.

tcavalcante
Mensagens: 46
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:50

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por tcavalcante » 22 Jul 2014, 18:55

Cartola, o Homem é um MacGyver completo.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por renag » 22 Jul 2014, 21:52

Ola Cartola, eu utilizei a Mascara no PTgui e ficou muito mais facil, Obrigado pela dica. Minha filha se amarrou mesmo nas fotos.

Um abraço.

Riccosta
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:43

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por Riccosta » 28 Jul 2014, 19:34

Esse tripé tem a cabeça removivel sim!! Tenho um igual... é um Velbom DV-7000?? Aperta bem o parafuso para não rodar ai ai força que a cabeça sai...

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por Stoledo » 29 Jul 2014, 10:22

Ficou muito legal, gostei ainda mais do corte na objetiva EF-S, corajoso!

Abs

Sandro Toledo

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por renag » 29 Jul 2014, 11:04

Sandro, realmente eu fui muito corajoso em fazer o corte. ficou funcionando perfeitamente.

Um abraço.

Avatar do usuário
renag
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jun 2014, 14:54
Contato:

Re: Cabeça Panoramica by Cartola feita por mim

Mensagem por renag » 29 Jul 2014, 11:06

Riccosta escreveu:Esse tripé tem a cabeça removivel sim!! Tenho um igual... é um Velbom DV-7000?? Aperta bem o parafuso para não rodar ai ai força que a cabeça sai...
Ola Riccosta, meu tripé é muito parecido com o seu ele é o Velbon C600, eu já tentei forçar uma vez para retirar e não consegui, depois vou verificar isto novamente.
Um abraço.

Responder