Cabeça Panorâmica Caseira

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por carloshsls » 16 Ago 2014, 22:33

Essa são as fotos de meu projeto de cabeça panorâmica para uma d600 com uma 4,5 sigma
IMG_20140816_203449.jpg
IMG_20140816_203114.jpg
Fiz uns testes mas o buraco no nadir ficou muito grande
Vou fazer um novo teste com uma outra cabeça menor(ball head) para ver como fica....

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por cartola » 17 Ago 2014, 22:24

Oi Carlos,

com essa câmera e lente você é forte candidato pra usar um philopod e fazer uma panorâmica da esfera completa com um philopod. Já tentou?

Referências em "Como Fazer", no meu blog, dentre as quais destaco esse vídeo, que mostra como fotografar, e essa página, que mostra do que se trata. Eu usei um velcro que envolve toda a lente e nele prendi um fio de nylon de pesca com um chumbo de pesca na outra ponta. Prático, barato e muito eficiente!

E com as 4 fotos variando inclinações (primeira técnica das 3 mostradas no vídeo) o nadir fica pronto direto, sem necessidade de tapar buracos!

Abs! Cartola.

carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por carloshsls » 18 Ago 2014, 11:20

Normalmente faço na mão mesmo. fiz uns testes com um philopod e gostei tenho que melhorar a aparecia do meu philopod linha de pipa e uma pedrinha para testes. quando tiver tempo passo em uma loja de pesca para comprar um chumbo de pesca ,,,, fica mais apresentável....Mas estou fazendo os teste com a cabeça pois quero fazer umas panorâmicas com alta exposições f22 iso 100 e 30s para cima de exposição . Mas o buraco esta imenso.... vou tentar fixar um tripé de iluminação

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por cartola » 18 Ago 2014, 12:30

Entendi. É, pra longa exposição aí tem que ir pro tripé mesmo.

Pra diminuir o nadir tem que basicamente distanciar a câmera da cabeça do tripé e inclinar ela um pouco pra baixo. Veja aqui como ficou pequeno o buraco nesse vídeo. Só não ficou mais fácil tapar por causa da sombra. Acho que a cabeça que usei nessa foto foi essa aqui, mas sem rodador na base e sem posicionador pra prender a câmera. Foi com ela presa direto no parafuso do tripé e com um buraco fixo pra prender a máquina. Nessa foto ela ainda era um modelo experimental, todo regulável (veja fotos), que depois cheguei à conclusão que só complicava. Na verdade o rodador+posicionador é útil, mas acho que passei a usar o rodador que veio com o mastro. Não sei se chegou a ver uma proposta de simplificação da cabeça que postei no blog. Aqui mais fotos usando ela sobre o rodador do mastro.

Abs! Cartola.

carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por carloshsls » 18 Ago 2014, 13:02

Estava com essa duvida afastando a camera do tripe ele fica menor
estou querendo uma barra roscada e um tubo no lugar do parafuso que prende o prato e a barra de aluminio
ja tinha visto os projetos no seu blog ....
gostei muito do rotador do 7.1....(já tentou usar rolamento axial no rotador?)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Cabeça Panorâmica Caseira

Mensagem por cartola » 18 Ago 2014, 14:09

carloshsls escreveu:já tentou usar rolamento axial no rotador?
Não tentei. Quando descobri o que era isso já tinha os rolamentos convencionais, mas imagino que com um axial bastaria 1 rolamento e a coisa ficaria mais leve e compacta, não?

O problema é que já comprei um monte daqueles rolamentos na China! Tenho que arrumar uso kkkk

E outro problema é que agora uso philopod direto! E quando precisar de cabeça pra longas exposições e tal provavelmente vou na 7.1, então por enquanto não vislumbro mais evoluções :(

Se você tem e gosta de ferramentas, pense em comprar um macho pra rosquear e um "vira macho". Não é barato, mas depois que eu comprei uso toda hora pra várias coisas! Acabei comprando vários, 1/4'', 3/8'', 1/8'' e 6mm

Abs! Cartola.

Responder