Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por cartola » 24 Mar 2015, 16:40

Oi pessoal,

essa mensagem é pra compartilhar uma dúvida que me passaram por email:
Olá Cartola!
Iniciei há pouco tempo as minhas tentativas no mundo das panorâmicas e, recentemente, tenho acompanhado algumas dicas suas em alguns forums e tutoriais.
Bom, o que me leva escrever-lhe um mail é o facto de passar horas e horas a fazer ajustes no Hugin / Photoshop para que meus planetas saiam alguma coisa de jeito!
Tenho uma Canon 700D e uma lente Samyang 8mm Fisheye Fullframe. Normalmente, costumo tirar os conjuntos de fotografias sem o auxílio de tripé.
Como tenho andado a informar-me das cabeças panorâmicas para tripés, pergunto-lhe se de facto vale mesmo a pena fazer o investimento numa nodal ninja, por exemplo e se com esta compra, isso me vai reduzir o tempo nos acertos das fotografias no Hugin. É que normalmente ajusto de um lado e desalinha do outro... e então perco HORAS e HORAS a afinar até às imagens finais ficarem geradas.
Tenho algumas panorâmicas que fiz e que postei no Flickr... se você tiver tempo e quiser dar o seu feedback, ficar-lhe-ia muito grato! O link é o: https://www.flickr.com/photos/feiersinger/
Se de facto, o uso de uma cabeça panorâmica reduzir o tempo no alinhamento das fotografias, penso que valerá o investimento.
Bom, obrigado pela sua paciência!

Abraços de Portugal!
Dei uma olhada nas suas fotos no flickr e achei ótimas, mas realmente a maioria é ao ar livre em situações relativamente favoráveis, onde erros de perspectiva muitas vezes ficarão disfarçados, principalmente no nadir. Acredito que se já está tendo dificuldades pra juntar as fotos de cenas assim, se estiver dentro de uma igreja então provavelmente não vai conseguir montar.

A cabeça bem calibrada vai fazer sim muita diferença. O Hugin (e qualquer outro costurador) vai ter muito mais facilidade de montar, pois as fotos não terão erros de perspectivas causados pelo giro fora do ponto sem erro de perspectiva. Isso não quer dizer que a cabeça seja a única solução. O segredo está em girar em torno do ponto correto. Se você vai fazer isso com uma cabeça apropriada, com um philopod ou na mão vai depender de sua habilidade em lidar com esses outros acessórios. Acho que a cabeça é o mais indicado pra iniciantes ou pra quem tem pouca habilidade. Eu hoje em dia prefiro mil vezes o philopod, que também propicia o giro correto, desde que bem usado, mas requer alguma habilidade, tanto para montá-lo quanto para usá-lo. Dá uma olhada num vídeo que tem instruções de uso e que coloquei lá nas minhas referências. Escrevi também um artigo sobre como usar o que chamei de ponto SEP (Sem Erro de Perspectiva - numa analogia ao NPP - No Parallax Point).

Abs, Cartola.

Feiersinger
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Mar 2015, 16:54

Re: Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por Feiersinger » 24 Mar 2015, 18:34

Muito obrigado pela rápida resposta Cartola!
Realmente, já tinha tentado em interiores, mas os resultados foram catastróficos.
Vou agora dar uma olhada nos links que me indicou para aprender mais sobre este tipo de fotografia.
Mais uma vez obrigado pelo seu feedback e ajuda! Espero que esta dúvida também ajude outros cibernautas.

Feiersinger
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Mar 2015, 16:54

Re: Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por Feiersinger » 20 Mai 2015, 23:13

Olá pessoal!
Bem, já fiz a minha aquisição - uma Nodal Ninja 3.
Tenho passado DIAS a tentar calibrar a cabeça panorâmica mas na hora de de fazer o "stitch" no Hugin, há sempre 1 ou 2 erros, ainda que pequenos que aparecem.
A minha dúvida é a seguinte: mesmo com a cabeça bem calibrada é normal aparecerem esses erros? Ou não devem aparecer de todo?

O meu modo de calibração foi o seguinte:
1. Lower (parte de baixo) - tirar várias fotos e ir vendo-as no photoshop e, com as miras horizontal e vertical, alinhar tudo ao centro.
2. Upper (parte de cima) - com um ângulo de 45º e com um fósforo à frente, tentar alinhar com um outro objecto pontiagudo na retaguarda.
3. Para acabar com as dúvidas, tirei várias fotos à câmara montada no tripé, em 3 posições distintas, para perceber se a pupila está sempre alinhada com o rotator da cabeça panorâmica. E todas estão alinhadas!

Quando passo as fotos no Hugin, aparecem sempre 2 erros pequenos (normalmente o fio do candeeiro e um no móvel da sala) - claro que são erros fáceis de corrigir no Photoshop, mas podendo não os ter seria melhor hehehe.

Obrigado!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por cartola » 22 Mai 2015, 17:15

Oi Feiersinger,

Eu raramente não acerto nada nas panorâmicas, mas já aconteceu. Não sei se nunca tive uma cabeça bem calibrada, mas falando pela física da coisa, a boa calibragem tem tudo a ver com isso. Mesmo com ela bem calibrada, porém, podem acontecer erros, principalmente usando uma olho de peixe. Os erros podem acontecer por diversos motivos, alguns sendo contornáveis.

As lentes olho de peixe não tem um único ponto sem erro de perspectiva. Elas tem uma curvatura variável em geral e isso pode fazer com que pontos se encontrem numa parte dela e em outra não. Isso pode ser tratado no Hugin usando otimizações que tratem as distorções de lente, como y,p,r,b e "Tudo sem translação". Em geral eu faço uma otimização progressiva, usando todos os métodos até chegar em "Tudo sem translação".

Outra coisa que pode fazer com que erros persistam é a falta de pontos de controle adequados. Se em um trecho de junção/sobreposição não há pontos de controle, o Hugin (e qualquer outro costurador) pode não juntar bem aquele pedaço. Isso pode ser resolvido com o simples cadastro de novos pontos naquelas partes e uma reotimização da panorâmica. As vezes é mais rápido tratar no GIMP/Photoshop.

Uma boa configuração inicial da lente pode minimizar isso. Se desde o início a lente tiver as informações corretas o Hugin vai saber conseguir encontrar pontos de controle mais espalhados pela imagem, evitando partes sem pontos que causem isso. Uma maneira de garantir isso é salvar a lente ao final de uma costura de sucesso. Em novos projetos carregue esse arquivo salvo para configurar a lente.

Outra coisa que facilita isso está na nova versão do Hugin, ainda não disponível para Windows. Já fizeram um tutorial com as novas funcionalidades. A que atende isso é logo a primeira: edição de pontos de controle na janela de pré-visualização rápida. Ali você pode criar um retângulo onde deseja que o Hugin busque pontos de controle. Dá pra notar visualmente onde não há pontos e pedir pra ele tentar criar mais naquela região. Preste atenção, pois criar muitos pontos num pedaço pode também causar erros em outro pedaço que estava ok. Em geral prefiro otimizar só depois de criar pontos em todos os lugares que acho necessário.

Sobre a sua calibragem:
O meu modo de calibração foi o seguinte:
1. Lower (parte de baixo) - tirar várias fotos e ir vendo-as no photoshop e, com as miras horizontal e vertical, alinhar tudo ao centro.
Não entendi. Mesmo sem entender, eu não olho nada no computador pra calibrar a posição da câmera na cabeça. Ajusto a posição visualmente até que o centro da lente aponte para o centro do eixo que faz a cabeça girar horizontalmente. A nodal ninja tem um facilitador, a "estrela" que deve ficar centralizada.
IMG_1746.jpg
2. Upper (parte de cima) - com um ângulo de 45º e com um fósforo à frente, tentar alinhar com um outro objecto pontiagudo na retaguarda.
Isso está me parecendo com o teste da fita na janela. Proponho aqui um método simples pra apurar a posição correta. De qualquer forma me parece que fez corretamente. O ideal é que a distância entre o objeto perto e o longe seja a maior possível.
3. Para acabar com as dúvidas, tirei várias fotos à câmara montada no tripé, em 3 posições distintas, para perceber se a pupila está sempre alinhada com o rotator da cabeça panorâmica. E todas estão alinhadas!
Dá uma olhada aqui. Me parece aqui que também fez certo.

Sendo o problema pequeno acho que pode ser corrigido no Hugin, como falei inicialmente. Acredito que sua cabeça esteja bem calibrada.

Abraços, Cartola.

Feiersinger
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Mar 2015, 16:54

Re: Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por Feiersinger » 22 Mai 2015, 18:50

Cartola
Mais uma vez obrigado pela rapidez e qualidade da resposta!
Realmente eu uso uma olho de peixe de 8mm, mas os 2 ou 3 erros que aparecem são tão pequenos, tão pequenos, tão pequenos que realmente se torna bobo "o problema". Hehehe.
Fiz um teste com as mesmas fotos, sempre no Hugin:
. o primeiro, foi costurar no modo "equirectangular";
. o segundo, foi costurar no modo "Stereographic" (que é o método de panorâmica com que costuma trabalhar).
E qual não foi o meu espanto quando reparei que no "stereographic" aparecem 2 erros pequenos num lado, mas no "equirectangular", aparecem outros 2 erros pequenos mas noutro lado da imagem.
Enfim, nada que não se corrija no Photoshop, claro.

Valeu pelo esclarecimento da dúvida, Cartola!
Este fim de semana vou fazer uns testes ao ar livre e e entretanto surgirem mais questões, colocarei aqui!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Faz diferença usar uma cabeça apropriada?

Mensagem por cartola » 22 Mai 2015, 19:20

Em geral prefiro corrigir os erros e finalizar a equirretangular antes de gerar a estereográfica, assim essa já sai sem erros.

Alguns erros as vezes são mais facilmente corrigidos no formato cúbico, também costumo usar muito ele como intermediário pra esses ajustes. Ao ar livre tende a ter mais chance de sucesso sem necessidade de pós edição, já que há menos linhas geométricas na cena.

Abs, Cartola.

Responder