Diferença de Cabeças

Tudo sobre cabeças panorâmicas, manuais, motorizadas, anéis para objetivas, feitas em casa, comerciais, suportes para fotografia plana, enfim, qualquer coisa que segure sua máquina para facilitar a panorâmica ou a montagem
maxbritojp
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Nov 2015, 14:11
Contato:

Diferença de Cabeças

Mensagem por maxbritojp » 12 Nov 2015, 13:42

Olá amigos, vi que o Nodal Ninja é a mais pedida de todas. Mas estou em dúvidas, devido a um erro do sedex, acabei tendo que comprar 2 cabeças de tripé.
Uma foi a FOTOMATE ( que todos aqui já conhecem, pois vi tópicos sobre )
e a outra foi uma BEIKE ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -benro-_JM ) que não vi nada sobre ela aqui.

Vocês poderiam me dar uma luz? Essa da Beike faz o mesmo serviço que a Fotomate? pois preciso vender uma dessas duas bases e não sei qual é a melhor ou se tanto faz?

abraços.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Diferença de Cabeças

Mensagem por cartola » 12 Nov 2015, 13:52

Oi Max,

a fotomate é diferente, e imagino que você tenha percebido diferenças físicas entre as duas. Essa Beike não é destinada para panorâmicas. Pode ser que você consiga usar, mas pode ter dificuldades. O objetivo de uma cabeça panorâmica é fazer com que a câmera gire em torno de um eixo que passa pelo ponto de entrada da iris da lente da câmera. Pra isso esse ponto tem que estar alinhado com os eixos de giro da cabeça.
cabeca_beike.jpg
Veja que essa cabeça tem ajuste pra subir a câmera até que o centro da lente passe pelo eixo de giro da linha horizontal que desenhei.

Em relação ao eixo da linha vertical que desenhei, o parafuso de baixo da cabeça não parece alinhado com o parafuso que vai prender a câmera e a cabeça não parece ter ajuste pra isso. Acho que só vai confirmar isso quando a cabeça chegar mesmo, mas se não tiver então vai fazer o giro fora do ponto sem erro de perspectiva.

O terceiro eixo, não desenhado, parece ser atingível, pois a câmera pode ir pra frente e pra trás.

Outra coisa é que normalmente é melhor pra montar depois que a câmera fique na vertical, evitando que tenhamos que fazer mais linhas de fotos pra cobrir a esfera visual.

Abs, Cartola.

maxbritojp
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Nov 2015, 14:11
Contato:

Re: Diferença de Cabeças

Mensagem por maxbritojp » 12 Nov 2015, 14:09

Ah, entendi meu caro. agradecido demais. Creio que realmente são duas cabeças diferentes, vi em um vídeo de youtube (https://www.youtube.com/watch?v=vmvcui3m_a4) que ela é muito boa para usar a tele objetiva pois da uma habilidade maior.
Sendo assim, ficarei com as duas mesmo e darei uma estudada, uma vez que uso bastante minha 70-200mm em lugares externos! :D

Responder