Sobre Rodadores

Discussões sobre todos os tipos de apoio que suportam as cabeças panorâmicas e afins e também sobre os acessórios para fazer os objetos girarem.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sobre Rodadores

Mensagem por cartola » 29 Abr 2013, 16:58

Oi pessoal,

esse post é para o colega Gustavo Braz, recém cadastrado aqui no fórum, que puxou o assunto inicialmente no meu blog.

Transcrevendo o texto do Gustavo: "Opa Cartola, não sabia desse rodador, achei que era apenas um dispositivo que permitia girar a cabeça. Mas você falou em cliques, como é isso, padroniza para cada lente é?"

Pois é, o rodador é uma mão na roda, mesmo pra lentes mais abertas com as quais precisamos fazer menos fotos. Ele tem como que uma bilha pressionada por uma mola que faz as paradas do giro da cabeça em furos pré-determinados. Alguns rodadores permitem que se regule por que furos a bilha vai passar, variando então as paradas de acordo com a lente usada. Outros tem passos fixos, mas mesmo assim as vezes podem ser usados com lentes diferentes.

A nodal ninja, um dos fabricantes mais conhecidos e dedicado às panorâmicas, tem uma linha de rodadores que ilustram isso que falei. O RD16-II, por exemplo, pode dar giros com 16 passos diferentes que vão de 3,75 a 120 graus.

Eu tenho o rodador de mastro com 8 paradas e o RD16-II. Ambos muito bons e bem construídos. Recomendo.

Antes de tê-los cheguei a construir um rodador que ficou um pouco complexo demais. Tenho ideia de um projeto simplificado. Já até testei algumas ideias, mas ainda não cheguei num resultado final bom. Chego a conclusão que um rodador caseiro, diferente da cabeça, exige um pouco mais de provas de conceitos até chegar num resultado satisfatório.

O princípio básico da coisa consiste mais ou menos em:
  • uma base fixa, presa ao tripé;
  • uma base que gire livremente sobre a base fixa;
  • uma maneira de marcar as paradas.
A maneira de marcar as paradas é uma das coisas críticas. Outra coisa que pode ser meio crítica é fazer as partes fixa e móvel da base girarem bem entre si de maneira firme e suave, sem desgastar as partes.

No primeiro modelo que fiz, que ficou meio complexo, a solução para as partes móveis veio com o uso de um rolamento. Só que isso trouxe complexidade por que eu tinha que fixar uma parte no tripé e outra no restante do conjunto. Aqui umas fotos da confecção dele misturadas com a da confecção de uma cabeça.

Pra fazer as paradas usei uma bilha imantada que tinha comprado no Deal Extreme. Ela desliza sobre uma chapa de alumínio com os buracos. Por baixo da chapa de alumínio tem uma chapa de metal que atrai a bilha, então não precisei de mola pra pressionar a bilha, mas a pressão ficou pouca, embora tenha atendido.

Minha ideia agora é tentar fazer partes de alumínio escorregarem entre si com algo no meio, tipo um couro, feltro ou coisa assim e fazer a marcação das paradas com um pino que entre nos buracos pressionado de alguma forma ou simplesmente com seu peso. A ideia é ter que removê-lo manualmente do buraco para fazer o giro, o que acho que não é um problema.

Abraços, Cartola!

Gustavo Braz
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Abr 2013, 11:47

Re: Sobre Rodadores

Mensagem por Gustavo Braz » 29 Abr 2013, 18:14

Opa Cartola, agradeço a atenção e o interesse!

Agora entendi o rodador, e também seu conceito de funcionamento. Eu tenho algumas ferramentas que podem ajudar na confecção de algo parecido, tenho torno de eixo, torno CNC e furadeira de bancada. Vou tentar "copiar" a ideia do Nodal Ninja e vê no que dá. Os pontos de parada podem ser feitos com orifícios/esferas de mola, e o mecanismo de giro pode ser construído com um rolamento toroidal, que é mais preciso que os de esfera convencional, quase anulando alguma folga lateral. Bem, então já tenho o que fazer nas horas vagas a partir de agora, abraços!

Gustavo.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sobre Rodadores

Mensagem por cartola » 29 Abr 2013, 19:57

Hmmm estais melhor equipado que eu! :)

Acho que com os tornos realmente pode fazer algo com mais facilidade. Eu tenho a furadeira de bancada, dentre outras coisitas, mas pra isso especificamente realmente um torno CNC e/ou de eixo (se é que são o que penso) podem ajudar!

Se conseguir algo mande notícias!

De qualquer forma uma das coisas interessantes que tento fazer é simplificar os projetos de modo que pessoas "comuns" consigam também fazer parecido e isso implica em usar ferramentas mais acessíveis. Aquela última ideia que mencionei tá indo pra esse lado.

Abraços, Cartola!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sobre Rodadores

Mensagem por cartola » 16 Mai 2013, 19:19

Oi Gustavo,

andei catando pela internet essas "esferas de mola" e acho que são chamados mais comumente de "posicionadores com esferas". Achei em alguns sites, como http://www.wfix.com.br e http://www.screwcenterbrooklin.com.br/p ... onador.htm

Será que não acho isso em lojas de rua aqui pelo RJ? Você já comprou isso em loja? Não sei se procuro em lojas de ferragens ou lojas que vendem peças para móveis, por exemplo. Imagino que sejam peças pouco comuns e não encontradas em qualquer lugar.

Achei que rolamento toroidal fosse algo diferente, mas pelo que vi são os rolamentos que já tenho e um já usei para um rodador meio complexo que fiz. A dificuldade ficou por conta de fixar peças distintas nas partes distintas do rolamento. Talvez com um torno de eixo seja fácil fazer peças pra isso, mas "na unha" foi meio chato.

Abs, Cartola.

carloshsls
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Ago 2014, 15:20
Localização: Rio de Janeiro

Re: Sobre Rodadores

Mensagem por carloshsls » 13 Ago 2014, 11:02

andei catando pela internet essas "esferas de mola" e acho que são chamados mais comumente de "posicionadores com esferas". Achei em alguns sites, como http://www.wfix.com.br e http://www.screwcenterbrooklin.com.br/p ... onador.htm

Será que não acho isso em lojas de rua aqui pelo RJ? Você já comprou isso em loja? Não sei se procuro em lojas de ferragens ou lojas que vendem peças para móveis, por exemplo. Imagino que sejam peças pouco comuns e não encontradas em qualquer lugar.
Onde vc achou essa esfera de mola com rosca? fazendo uns testes de uma cabeça caseira e gostei do rotador....

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Sobre Rodadores

Mensagem por cartola » 13 Ago 2014, 12:11

Achei na própria wfix mencionada no link.

Abs, Cartola.

Responder