Qual tripé comprar para suportar a NN?

Discussões sobre todos os tipos de apoio que suportam as cabeças panorâmicas e afins e também sobre os acessórios para fazer os objetos girarem.
Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por eFe » 15 Mai 2012, 19:29

Olá, pessoal!

Estou em vias de comprar minha Nodal Ninja, tenho uma amiga que poderá trazer para mim, mas agora percebo que o problema pode ser outro: o tripé! :shock:

Ando procurando pelos sites por tripés de cabeça intercambiável, mas sem conhecê-los fica difícil avaliar o custo benefício, e com a compra da NN fiquei bem desfalcado. :(

Alguém poderia, por favor, me dar algum caminho, sugerir uma marca mais barata, talvez.

Obrigado!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por cartola » 15 Mai 2012, 20:09

Eu não tenho uma NN, mas tenho um mastro fanotec que meu tripé aguenta :) Olha ele aí aguentando o bichão e a tensão nas cordas! Acho que aguenta qualquer modelo da NN.



Uso e estou beeeem satisfeito com meu tripezinho baratinho. Cabeça de bola, intercambiável, firme, forte e com pernas independentes que se abrem mais do que em tripés usuais. Cabeça de bola é tudo de bom pra fotografar, ajuste bem mais rápido. Pra filmar já é ruim.

É um Dolica Pro-line. Olhe as fotos dele no site, as posições flexíveis. Não que não hajam melhores, provavelmente muitos, mas um manfrotto de fibra de carbono deve ser ligeiramente mais caro. Eu vi um uma vez em que o eixo central de apoio era ajustável. Tipo assim, dava pra inclinar ele livremente para, por exemplo, deixá-lo certinho na vertical sem ter que fazer isso ajustando as pernas. Não consegui encontrar aqui. Vi num tutorial de panorâmicas no youtube, se não me engano.

É como sempre digo: você é profissional? Então isso é investimento. Se é amador, então isso é despesa :lol:

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por eFe » 15 Mai 2012, 20:58

Hahahahahahhaha, com certeza aguentou heimmm... ficou bem ilustrado, cartola! :)

Mas o Dolica só fora, não encontrei aqui na pesquisa algum vendedor no Brasil.

Uma dúvida pra quem tem NN: como é a montagem dela no tripé? É possível montar sobre uma cabeça dessas normais? Porque daí não precisaria de um tripé de cabeça intercambiável, oque já facilita bastante em questão de custo!

Obrigado! :geek:
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por cartola » 16 Mai 2012, 01:18

Ué, entendi que uma amiga ia trazer pra você, não? Se não vai trazer de fora vai trazer de onde? rs rs. Só vai trazer a nodal ninja? Abusa logo! he he

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por cartola » 12 Ago 2012, 22:25

Oi eFe e demais,

percebi aqui que faltou responder sobre a montagem da Nodal Ninja no tripé. Bom, eu não tenho uma, mas pelo que vejo ela se encaixa em tripés de cabeça intercambiável. Muito provavelmente, com pouquíssima chance de errar, ela se prende a um parafuso padrão de 3/8'' (três oitavos de polegada). Em geral tripés com cabeça intercambiável tem este parafuso para prender a cabeça. Digo "em geral" por que eu mesmo tenho um Vivitar mais antigo que tem cabeça removível mas o parafuso é de 1/4''.

Pros mais engenhoqueiros, não é tão difícil fazer uma adaptação de um parafuso de 1/4'' para um de 3/8''. Isso inclusive é um produto que se vende por aí, a manfrotto mesmo tem esse adaptador. Só realmente não sei se vale a pena. Quando fiz uma cabeça de tripé para o Blum, colega aqui da lista, recomendei a ele que usasse um tripé de cabeça intercambiável - e acho que ele tinha um. Usando uma cabeça panorâmica sobre outra cabeça eu acho que o peso desnivelado pode prejudicar a cabeça que fica embaixo, que talvez não esteja preparada para essas forças inclinadas que a máquina deslocada faz estando em qualquer cabeça panorâmica, principalmente uma DSLR, mais pesada.

Aqui uns links para adaptadores da manfrotto que achei pelo google:
https://www.focusfilme.com.br/Produto-D ... spx?p=1425
http://pt.aliexpress.com/product-fm/364 ... alers.html

Vejam que nunca usei esses sites nem estou recomendando, só botei aqui pra ilustrar.

Aqui um tópico no BRFOTO sobre adaptadores de parafusos. Mais pra baixo tem umas fotos boas ilustrando um exemplo.

Uma amiga recentemente me pediu pra tentar consertar o tripé dela, que quebrou a cabeça. Como o conserto da cabeça estava meio difícil sugeri que eu poderia colocar uma adaptação que no final deixaria um parafuso de 3/8'' disponível e ela compraria outra cabeça. Quando terminar de fazer vou ver se posto a adaptação aqui.

Abraços, Cartola.

mathvasques
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Ago 2012, 23:41

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por mathvasques » 21 Nov 2012, 10:40

Mas como vocês giram a cabeça de tripe com todo este tamanho?? tem algum rotor embaixo , se sim onde consigo!!!

abs

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Qual tripé comprar para suportar a NN?

Mensagem por cartola » 21 Nov 2012, 11:25

Oi Mathvasques,

na verdade o lance é girar o mastro inteiro, pegando pela base, claro. Ele até vem com um rodador, mas o papel dele é até mais o de marcar os pontos de parada, o que ele faz bem e ajuda muito, mas seria possível girar pelo tripé, da mesma forma que eu fazia com uma cabeça caseira sem o rodador. A medida que rodo as cordas se enrolam no mastro, o que não foi um problema. As cordas não são rígidas como um cabo de aço, tem certa margem para se esticarem um pouco, o que talvez permita que isso não seja um problema.

O rodador pode ser visto nesse outro tópico e pode ser comprado na loja online da nodal ninja e talvez com algum representante no Brasil. Sei que o ZPR360, usuário aqui do fórum e que já postou um anúncio de uma cabeça, é representante. Pode tentar falar com ele. Uma das maneiras é usar as mensagens privadas aqui no fórum, outra é acessar o site dele: http://zpr360.com

Abs, Cartola!

Responder