Dúvidas sobre mastros e acessórios

Discussões sobre todos os tipos de apoio que suportam as cabeças panorâmicas e afins e também sobre os acessórios para fazer os objetos girarem.
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por Stoledo » 21 Mar 2014, 13:13

Olá pessoal,

Quero comprar um mastro e estou em dúvida quanto ao Pole series 1 e 2 da Fanotec (Nodal Ninja). Peço que quem tiver experiência ou conhecimento me ajude a decidir algumas coisas.

Pelo que eu li a diferença entre series 1 e 2 esta na altura que eles podem atingir, por isso minha preferência é pelo série 2. Vi que ele tem vários acessórios mas não sei se são práticos ou fazem falta.

O adaptador de tripé parece ser interessante para ajudar a segurar, tem dois tipos, não sei se é um acessório importante. Vi em algumas fotos, até do Cartola, que o Pole esta em um tripé. Talvez o foot plate seja melhor para segurar. Tem também um Support Bearing for Guy Wire Attachment para ajudar a estabilizar. Qual desses acessórios vcs acham que seria importante.

O rodador e nível bolha acho interessante e penso em comprá-los.

Obrigado pela ajuda.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por cartola » 21 Mar 2014, 15:28

Oi Sandro,

acho que realmente o rodador é fundamental. O nível deve ser bom também, mas consigo viver sem ele.

O series 2 se divide em tamanhos menores, podendo ser usado apenas com 3 segmentos ou coisa parecida, por isso acho realmente a melhor opção, até por que em geral é difícil comprar por aqui, então vale comprar logo o que te dará mais flexibilidade.

O Ricardo Costa (Riccosta), colega aqui do fórum, montou um com quase 7m com um custo melhor fazendo uma engenhoca usando alguns tripés da Atek, talvez possamos puxar por uma opinião e insumos/fotos dele que ele inclusive já nos prometeu! :)

O adaptador de tripé eu pensei muito em comprar, mas ao analisar em mais detalhes vi que tem mais de um modelo e que o tripé tem que ser compatível, tendo rosca na parte de baixo da haste e fiquei me achando meio perdido e que poderia não encaixar bem. O que fiz foi uma adaptação em alumínio pra encaixar o rodador direto no parafuso de 3/8 do tripé. Isso tem que ser feito, pois o rodador não tem essa rosca central embaixo, apenas duas roscas laterais pra encaixe apenas nos produtos deles. É proposital, por conta da segurança, pois encaixado direto no tripé o mastro gera facilmente um torque que pode quebrar o parafuso e/ou o tripé. Eu uso com muito cuidado, sempre segurando o mastro em sua posição de equilíbrio, só soltando ele se estiver com as cordas amarradas.

Fiz também uma barra de alumínio que já mostrei por aqui pra estabilizar ele pisando nela. É equivalente ao acessório que eles vendem (menos elaborada, claro) mas me atende. Ainda não conhecia o "Support Bearing for Guy Wire Attachment" e acabei fazendo uma chapinha triangular em chapa galvanizada com três furos pra puxar as cordas dela até os pés do tripé. Isso significa que acho uma ótima esse acessório, principalmente se você não tem facilidade em fazer sua chapinha. Esse acessório ainda é composto de um rolamento, o que é muito bom, pois ao girar o mastro as cordas permanecerão em seus lugares, o que não acontece com minha chapinha e eu já tinha até pensado em usar rolamento ali, mas ao enrolar mais a corda rola até mais um aperto, o que tem seu lado bom. Eles vendem agora as cordinhas pra estabilizar também, teria que comprar 3. Eu usei uma boa cordinha de varal / escalada mesmo. Pra lidar com elas é bom entender algo de nós, o que aprendi um pouco na época que jogava vôlei, amarrando muitas redes kkkk.

As vezes sinto falta de mais detalhes de produtos no site da nodal. Também podiam botar fotos com exemplos de uso. Nem tudo é autoexplicativo. Acho até que já fiz essa crítica pra eles. Bom, pelo menos me responderam dúvidas sempre que perguntei.

Abs, Cartola.

Riccosta
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:43

Re: Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por Riccosta » 21 Mar 2014, 15:51

Vou tirar fotos e providenciar a explicação de como montei. Mas ainda não testei..rsrs, o pole.. muito trabalho viu...

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por Stoledo » 21 Mar 2014, 16:02

Obrigado Cartola e Ricardo Costa!

O site da Nodal Ninja não é nada intuitivo para navegar e o conteúdo também nos deixa com muitas dúvidas.

Mas já deu para ter uma noção de como são as coisas.

Cartola o link que postou mostra como fez a base de alumínio para pisar, se puder coloca aí o link com a adaptação para encaixar no tripé.

Minha vocação de MacGyver não é boa, por isso acho que vou acabar comprando os acessórios, os básicos, a cordinha acho que vou usar de varal mesmo!!

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por cartola » 21 Mar 2014, 16:34

Oi Sandro,

a adaptação pro tripé é como se fosse a de pisar cortada com um furo rosqueado no meio. O problema é que se não é MacGyver não deve ter ferramentas pra isso. Só a peça pra rosquear vai sair uns 40 / 50 reais e pra usar uma vez não vale. De repente faço pra você. Vale R$ 30 + frete? O problema são os parafusos que são de rosca fina se não me engano. Os rosca fina são meio chatos de achar, mas conheço algumas lojas de parafusos :).

Abs, Cartola.

Riccosta
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mar 2014, 08:43

Re: Dúvidas sobre mastros e acessórios

Mensagem por Riccosta » 21 Mar 2014, 17:02

Todo dia falo que vou tirar a parte da tarde pra fazer isso.. e nada... ia fazer isso hoje e agora aparece trampo pra fazer...

Responder