Uso de um mastro

Discussões sobre todos os tipos de apoio que suportam as cabeças panorâmicas e afins e também sobre os acessórios para fazer os objetos girarem.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Uso de um mastro

Mensagem por cartola » 29 Mai 2012, 22:24

Pessoal,

vou dar aqui meu depoimento sobre o uso de um mastro para fotografar panorâmicas. Como um bom engenhoqueiro, prof. Pardal ou Mc Guyver que sou, pensei muito em fazer meu próprio mastro e fiz muitos projetos mentais de como realizar isso. Liguei pra várias empresas pra sondar sobre tubos de alumínio e até de fibra de carbono. Minha ideia era definitivamente fazer um modelo retrátil e com o tempo e as pesquisas fui concluindo que ia dar um certo trabalho e não ia ficar algo simples, pratico e de qualidade.

Por fim acabei aproveitando a oportunidade de um colega que viaja sempre e se prontificou a trazer um mastro da fanotec / nodal ninja pra mim. Não me arrependi e acho que o produto vale o preço. A qualidade é impecável, é feito em fibra-de-carbono, leve (pro que é) e de excelente acabamento. É impressionante como é possível guardar quase 6m em 1,20m.

O resultado das fotos é excepcional. Em geral as pessoas acham que a foto é aérea.

É possível atingir o mesmo resultado com um mastro feito com qualquer vara, penso eu. Minha primeira experiência, alias, foi com uma vara de aço galvanizada de 6m de altura que peguei emprestada numa loja de ferragens em Carolina, interior do Maranhão. A loja ficava a uns 6 quarteirões da igreja de onde fiz a foto, então não foi muito problema ela não ser portátil. Ficava ainda a 1 quarteirão da casa onde eu estava, afinal precisava levar pra casa pra fazer a adaptação pra prender a câmera.

Veja na página onde tem maiores detalhes de como fiz a adaptação e da história.

Depois disso só fiz com mastros usando o da fanotec. Comprei pelo site da nodal ninja mesmo e escolhi o Series 2 Complete.

Alguns exemplos de uso do mastro:

A meia altura (você pode deixá-lo parado em qualquer ponto entre o recolhido e totalmente aberto):

No Real Gabinete Português de Leitura


Na Caminhadown

Na foto do pátio interno da Fiocruz (3a foto do tour)

A toda altura:
No caminhão do bloco de carnaval (trio)
Imagem


Na frente do castelo da Fiocruz (segunda foto do tour)

Aqui eu fazendo uma que ainda não publiquei na Cinelândia (RJ):
Imagem

Bom, espero ter passado um pouco da diferença que faz aumentar a altura da tomada das fotos em alguns casos.

Abraços, Cartola.
Anexos
trio.jpg
trio.jpg (51.73 KiB) Exibido 8854 vezes
800-IMG_6423.jpg
800-IMG_6423.jpg (190.88 KiB) Exibido 8854 vezes

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Uso de um mastro

Mensagem por eFe » 19 Nov 2012, 23:36

Cartola, sou completo ignorante em mastros... no caso como faz para captar nadir e zenith? :)
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Uso de um mastro

Mensagem por cartola » 20 Nov 2012, 08:25

eFe escreveu:Cartola, sou completo ignorante em mastros... no caso como faz para captar nadir e zenith? :)
Oi eFe,

em geral acho que o pessoal usa uma lente olho de peixe e faz apenas uma horizontal com a máquina meio inclinada pra baixo, diminuindo o buraco do nadir. É para o que se presta, por exemplo, a cabeça que o Zé Pedro anunciou aqui há pouco tempo. Ela tem uma posição em que pára virada meio pra baixo. Como o mastro em geral é usado em áreas externas, depois você faz o zenith com a máquina embaixo mesmo e emendar o céu é tranquilo. O nadir eu faço chegando o mastro meio pro lado e fotografando. Depois tem então que distorcer a perspectiva dessa imagem pra que ela se encaixe. É o que expliquei nesse outro tópico e pode ser feito também sem um mastro. Dependendo do chão nem precisa fotografar o nadir, dá pra recriá-lo com as partes adjacentes se for grama, areia, asfalto, concreto e coisas genéricas assim, sem linhas definidas.

Comecei com "o pessoal usa" por que eu acho que faço de maneira mais peculiar. A foto do Real Gabinete Português, por exemplo, foi feita com uma 10-20mm (como a que você não deve vender - ha ha ha!) em 10mm. O nadir não foi problema, fiz como comentei acima e ilustrei naquele tópico aqui no fórum. O lance foi girar a cabeça panorâmica no eixo vertical, permitindo não só fotografar o zenith mas também uma segunda linha horizontal de fotos. Com uma cabeça comercial possivelmente isso não dá pra ser feito, pois ela trava bem o braço. Como eu tenho uma cabeça que fiz em alumínio tenho essa vantagem. Eu amarro uma cordinha na ponta do braço e puxo, virando a máquina pra cima. O 'L' e o braço da cabeça são de alumínio e ficam fixos apenas apertando um parafuso. São lisos entre eles. Como alumínio é um metal mole eu consigo girar e quando paro de puxar eles ficam parados onde deixo. Dá pra notar desgaste forte entre as partes, mas acho que ainda vai durar muitas puxadas. E depois, se estragar de vez é só fazer outra.

Nas fotos do álbum da panorâmica que fiz num telhado na Tijuca dá pra ver a cordinha um pouco melhor.

Abs, Cartola.

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Uso de um mastro

Mensagem por ALOEBRASIL » 20 Nov 2012, 10:35

Olá Cartola

Na parte

"...Comecei com "o pessoal usa" por que eu acho que faço de maneira mais peculiar. A foto do Real Gabinete Português, por exemplo, foi feita com uma 10-20mm (como a que você não deve vender - ha ha ha!) em 10mm. O nadir não foi problema, fiz como comentei acima e ilustrei naquele tópico aqui no fórum. O lance foi girar a cabeça panorâmica no eixo vertical, permitindo não só fotografar o zenith mas também uma segunda linha horizontal de fotos..."

Na situação acima, você fez duas linhas horizontais e com isso não foi necessário a foto de Nadir e Zenith pois as duas linhas já capturaram 360x180, correto?
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Uso de um mastro

Mensagem por cartola » 21 Nov 2012, 08:50

ALOEBRASIL escreveu:Olá Cartola

Na parte

"...Comecei com "o pessoal usa" por que eu acho que faço de maneira mais peculiar. A foto do Real Gabinete Português, por exemplo, foi feita com uma 10-20mm (como a que você não deve vender - ha ha ha!) em 10mm. O nadir não foi problema, fiz como comentei acima e ilustrei naquele tópico aqui no fórum. O lance foi girar a cabeça panorâmica no eixo vertical, permitindo não só fotografar o zenith mas também uma segunda linha horizontal de fotos..."

Na situação acima, você fez duas linhas horizontais e com isso não foi necessário a foto de Nadir e Zenith pois as duas linhas já capturaram 360x180, correto?
Oi Gilberto, incorreto! Fiz fotos para cima e para baixo também. Inclusive no tópico que mencionei mostrei detalhes de como fiz a foto nadir. A zenith fiz ainda no mastro posicionado no mesmo ponto das duas horizontais. Puxei mais um pouco a corda pra virar a máquina mais pra cima. Tenho que fazer isso pra garantir, pois quando puxo a corda não tenho como ver no visor se já peguei a imagem do topo. Estou alias pensando em fazer uma adaptação na minha cabeça para marcar os pontos de parada do giro vertical pra essas situações.

Abs, Cartola!

Responder