Estabilizando o mastro fanotec

Discussões sobre todos os tipos de apoio que suportam as cabeças panorâmicas e afins e também sobre os acessórios para fazer os objetos girarem.
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Estabilizando o mastro fanotec

Mensagem por cartola » 30 Mai 2012, 10:07

Oi pessoal,

eu tenho um mastro fanotec (nodal ninja) e vou mostrar aqui a base que fiz para uma das estabilizações que uso/faço nele. Eles vendem também um apoio que se presta a esse mesmo fim, mas eu não comprei. Eles chamam de "Pole foot plate" e acho que vale dar uma olhada, pois tem muitos detalhes além da simples base que fiz. Só não sei se eles vão manter o produto sempre neste link, por isso passei o nome.

O que eu tenho é o "Pole Series 2 Complete", que pode se dividir em duas partes, mas eu sempre o usei inteiro, mesmo quando na hora resolvi elevá-lo só parcialmente. A base dele tem uma rosca de 3/8'', como a da cabeça de um tripé:
IMG_7431_1.JPG
IMG_7431_1.JPG (31.94 KiB) Exibido 8233 vezes
O pole veio com um rodador com passos de 45º, adequado às minhas lentes. Na parte de cima tem um parafuso de 3/8'' que entra no mastro e embaixo duas roscas finas, pras quais é mais difícil achar parafusos:
IMG_7428_1.JPG
IMG_7428_1.JPG (38.05 KiB) Exibido 8233 vezes
Por sorte encontrei dois parafusos adequados aqui nas minhas tranqueiras. Peguei então uma barra de alumínio de uns 5mm de espessura e uns 4cm de largura. Cortei um pedaço com uns 30cm e fiz os buracos para os parafusos numa extremidade. Usei uma furadeira comum, com uma broca do tamanho dos parafusos para que eles passassem e outra mais larga, para que a cabeça dos parafusos ficassem no mesmo nível da barra:
IMG_7429_1.JPG
IMG_7429_1.JPG (37.89 KiB) Exibido 8233 vezes
A barra com os furos:
IMG_7430_1.JPG
IMG_7430_1.JPG (33.37 KiB) Exibido 8233 vezes
O rodador preso na barra de alumínio:
IMG_7424_1.JPG
IMG_7424_1.JPG (35.54 KiB) Exibido 8233 vezes
IMG_7425_1.JPG
IMG_7425_1.JPG (35.48 KiB) Exibido 8233 vezes
IMG_7423_1.JPG
IMG_7423_1.JPG (31.92 KiB) Exibido 8233 vezes
IMG_7426_1.JPG
IMG_7426_1.JPG (30.14 KiB) Exibido 8233 vezes
Finalmente o mastro preso no rodador com a base. Não repare nas cordinhas na ponta dele, é para outra estabilização que faço:
IMG_7432_1.JPG
IMG_7432_1.JPG (37.51 KiB) Exibido 8233 vezes
Pisando na base de alumínio o mastro fica relativamente estabilizado. Naturalmente é necessário segurar o mastro também. Com ele retraído é possível dar uma soltada com cautela pra ajustar a máquina, prender a cabeça e coisas assim. Com o mastro elevado é impossível garantir que ele fique parado e que as fotos serão feitas no ponto nodal. O que eu tento é mantê-lo na posição de equilíbrio, na medida do possível.

Depois vou postar aqui outra estabilização que faço usando cordas e que garante muito mais estabilidade, mas envolve algum risco ao equipamento, portanto exige cautela e é mais demorado.

Isso pode ser feito também para mastros artesanais, claro.

Abs, Cartola!

aluppi
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2012, 23:00

Re: Estabilizando o mastro fanotec

Mensagem por aluppi » 22 Ago 2012, 18:24

Agora que vi este tópico sobre o mastro. Entendi agora, o "rotator" fica na base, estava quebrando a cabeça para saber como faria o giro. Vi uma foto sua que você estabilizava o mastro com umas cordas, daí como fazer o giro? Já tentou colocar um rolamento na ponta do mastro, entre a camera e o mastro, soldar uns suportes no rolamento para amarrar as cordas e aí fazer um giro perfeito? Não sei se entendeu. Abraço.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Estabilizando o mastro fanotec

Mensagem por cartola » 22 Ago 2012, 20:45

Oi Aluppi,

já pensei exatamente nisso aí, mas na prática eu simplesmente rodo e as cordas vão se enrolando um pouco no mastro. Se estico muito procuro rodar metade pra um lado e depois metade pro outro, mas já cheguei a rodar tudo pra um lado só. As cordas, embora reforçadas, tem ainda alguma possibilidade de serem um pouco mais estendidas, até por que não dá pra dar toda a tensão que eu conseguiria, pois poderia danificar o mastro. Eu vou puxando elas de pouco em pouco, uma por uma. Deixo uma amarração que facilita isso - tem que ser bom de dar nó - e a cada puxadinha que vou dando o mastro dá aquela envergada básica pro lado que puxo.

É interessante também comentar que sondei sobre a estabilização no fórum do site do fabricante/vendedor - a nodalninja - e eles me recomendaram que não fizesse isso com o mastro pois a tensão aplicada ao parafuso do rodador na base poderia quebrar o parafuso ou o mastro ou tudo. Não deixei de fazer, mas faço com carinho, até por que sou engenheiro e ainda lembro um pouco de física. A alavanca que o mastro faz ali é boazinha :)

Grande abraço!

Responder