A abertura vai interferir diretamente na sua profundidade de campo, então o aconselhável é fechar o quanto for possível. Mas tenha em mente, como já citou, que fotografar em ambientes internos e externos faz muita diferença na fotometria, então de fato escolher uma abertura em f/11, ou f/5.6, é uma questão também de intenção. Em um interior talvez não seja tão necessário uma profundidade gerada em 11 ou mais, afinal, os objetos mais importantes estarão próximos à camera.epassarin escreveu:Quanto a abertura do diafragma para panoramica, qual é a melhor? 5.6, 8, 11
Em uma pesquisa rápida fui buscar algo sobre Distância Hiperfocal pra vc, neste Link repare que existe um ponto em que tudo estará em foco até o infinito, e é com isso que precisa se preocupar na fotografia imersiva, quando começa a Distância Hiperfocal. Vou deixar as contas pra vc e o pessoal que é mais adepto a isso.

Abertura, Velocidade, e Sensibilidade vão andar em conjunto na fotometria das panorâmicas tbém. Uma abertura ampla deixará mais luz entrar, porém, você correrá o risco de deixar coisas importantes sem foco. A velocidade mais lenta permitirá também q mais luz penetre, porém deixará rastros. Mas perceba uma coisa: em ambientes fechados é necessário mais luz, porém os objetos estarão mais próximos (a não ser no caso de espaços mais amplos, mas estou deduzindo que fotografará apartamentos e casas), então a melhor decisão seja ajustar ISO, e Abertura para mais luz. Qdo estiver fazendo externas, quase sempre terá uma grande ajuda da luz ambiente, então ajuste Velocidade mais rápida, e abertura menor.epassarin escreveu:E quanto ao ISO, posso fotografar com ISO mais alto tipo 400, 640? Ou é aconselhavel ISO 100 no maximo 200?
Qdo nada disso encaixar aí é melhor recorrer à fusão de imagens, e esse é um assunto que deixo pro Cartola e outros amigos que compreendem bem melhor o processo.
Espero ter ajudado, outras perguntas estamos por aqui.

P.S.: acho que o assunto saiu um pouco do tema do tópico, vamos mover pra outro Cartola? abs.