Dúvidas gerais

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Dúvidas gerais

Mensagem por epassarin » 23 Ago 2012, 14:10

Boa Tarde Cartola e demais,

É so seguinte, ontem enviei uma duvida pra voces nesse topico mas sei la se foi porque enviei pelo ipad e nao estou encontrando a duvida aqui.
Me cadastrei no PanoFroum na ultima 3ª Feira 21/08, pois tenho muitas duvidas sobre essa técnica.
Fui apresentado a fotografia 360 imesiva por amigo "Rui Ferreira" que reside em Portugal, quando falávamos sobre a área da fotografia, sobre os serviços e trabalho que prestamos e em como ,
pelo menos pra mim, caiu o serviços esse ano. Bom nisso ele me falou sobre a fotografia panoramica as diversar áreas que posso estar applicando ela, e confesso que fiquei impressionado, pois não sabi que havia essa possibilidade.
Já tinho visto algo parecido nos mapas do google, mas nem me passava pela cabeça ue daria pra fazer isso com um equipamento comum e alguns software.
Nessa conversa ele me passou alguns nomes de profissionais daqui do Brasil como Ayrton360, porem nao obtive respostas.
DEsde entao passei a vasculhara interenet como louco atras de informaçoes quando me deparei no BRFoto em um post que o Alessandro citou seu nome e encontrei.
Bom, quando ao equipamento tenho uma Samyang 8mm manual recentemente adquirida para essaa finalida, afinal nao tinha grana pra uma GA Nikon, Sigma, Tokina ou Tamron e tive que partir para algo mais acessivel. Espero que de pra eu fazer uso dessa lente no final das contas.
Bom, a cabeça estou com algumas duvidas ainda, mas mandei confeccionar uma na empresa de um amigo que trabalha com INOX e Aluminio, não sei que vai compensar mais, mas peguei em um daqueles links que voce citou onde tem varios modelos de cabeás fabricadas em casa.
Um das duvida sobre a cabeça é referente aquela base giratoria, essa eu preciso comprar a parte ou pode ser utilizado giro diretamente no tripé?
Outro duvida é referente aos software necessarios, vi tanto que estou mais perdido que agulha no palheiro.
Quantos software é necessária para produzir uma foto panoramica, quais sao eles?
Sobre Hugin e PTGui qual seria o melhor e mais rapido o aprendizado tendo em mente que nao conheço nenhum deles.
Sei que um pago e outro opensouce.
E os outro softwares necessários, existe algum free e que funcione bem? Qual deles é bom software e tem mais recurso e menos chance de ficar horas no computador.
E se tratando de MAC OS X que é meu sistema, quais os principais que rodam em OS-X?
Conhece algum modelo de tripe que nao teha preços absurdos como 400,00 - 750, 1.400,00 e 2350,00, enfim, quero um que nao seja tao caro e de pro gasto.

Att
Emerson Passarin
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas gerais

Mensagem por cartola » 23 Ago 2012, 19:15

Oi Emerson,

tomei a liberdade de mudar sua mensagem de lugar, pois achei que não tinha relação direta com o tópico onde você a colocou inicialmente, mas não se sinta tolido por isso, pode postar a vontade.
epassarin escreveu:Boa Tarde Cartola e demais,

É so seguinte, ontem enviei uma duvida pra voces nesse topico mas sei la se foi porque enviei pelo ipad e nao estou encontrando a duvida aqui.
Acho que ocorreu algum problema, pois também não vi nada por aqui. Recebo um email para toda mensagem postada no fórum e não vi essa sua outra mensagem.
epassarin escreveu:Me cadastrei no PanoFroum na ultima 3ª Feira 21/08, pois tenho muitas duvidas sobre essa técnica.
Fui apresentado a fotografia 360 imersiva por amigo "Rui Ferreira" que reside em Portugal, quando falávamos sobre a área da fotografia, sobre os serviços e trabalho que prestamos e em como, pelo menos pra mim, caiu o serviços esse ano. Bom nisso ele me falou sobre a fotografia panorâmica as diversas áreas que posso estar aplicando ela, e confesso que fiquei impressionado, pois não sabi que havia essa possibilidade.
Eu conheço um fotógrafo de Portugal, na verdade um brasileiro que foi pra lá, o Fernando Bagnola. Conheci, na verdade, por conta das 360 e já troquei umas ideias com ele.
epassarin escreveu:Já tinha visto algo parecido nos mapas do google, mas nem me passava pela cabeça que daria pra fazer isso com um equipamento comum e alguns software.
Nessa conversa ele me passou alguns nomes de profissionais daqui do Brasil como Ayrton360, porem não obtive respostas.
Tem vários outros por aqui, o Ayrton é talvez o mais renomado e notório e, possivelmente por isso mesmo, mais ocupado e de difícil acesso, mas é gente boa, já troquei várias ideias com ele e devo a ele também minha motivação em 2010 pra entrar de cabeça no assunto que já tinha visto desde 2000.
epassarin escreveu:Desde então passei a vasculhara internet como louco atrás de informações quando me deparei no BRFoto em um post que o Alessandro citou seu nome e encontrei.
Bom, quando ao equipamento tenho uma Samyang 8mm manual recentemente adquirida para essa finalidade, afinal não tinha grana pra uma GA Nikon, Sigma, Tokina ou Tamron e tive que partir para algo mais acessível. Espero que de pra eu fazer uso dessa lente no final das contas.
Acho que não terá qualquer problema por conta da lente.
epassarin escreveu:Bom, a cabeça estou com algumas duvidas ainda, mas mandei confeccionar uma na empresa de um amigo que trabalha com INOX e Alumínio, não sei que vai compensar mais, mas peguei em um daqueles links que voce citou onde tem varios modelos de cabeças fabricadas em casa.
É relativamente tranquilo fazer uma cabeça. Sugiro que opte pela simplicidade. Veja aqui um rascunho de um projeto simples e neste outro tópico alguns outros comentários.
epassarin escreveu:Um das duvida sobre a cabeça é referente aquela base giratoria, essa eu preciso comprar a parte ou pode ser utilizado giro diretamente no tripé?
Pode girar direto no tripé, sem problemas. Já fiz muito isso. Depois, se engrenar, pode pensar no rodador, que acho que realmente ajuda, é útil, mas pra começar pode girar manualmente.
epassarin escreveu:Outro duvida é referente aos software necessarios, vi tanto que estou mais perdido que agulha no palheiro.
Quantos software é necessária para produzir uma foto panoramica, quais sao eles?
Cara, são realmente muitas opções e não dá pra te dizer que esse ou aquele é melhor, são opções muitas vezes pessoais. Veja na página "como fazer" lá do meu blog um material que já usei em alguns cursos. Lá indico vários softwares, cada um com um papel. Todos eles podem ser substituídos por outros, de acordo com sua preferência, seu sistema operacional e orçamento. Eu uso o Hugin e vejo que o PTGui e o Autopano Pro são opções muito usadas por aí, mas existem ainda outros. No http://wiki.panotools.org podes encontrar listas de muitos, bem como no site da IVRPA
epassarin escreveu:Sobre Hugin e PTGui qual seria o melhor e mais rápido o aprendizado tendo em mente que nao conheço nenhum deles.
Sei que um pago e outro opensouce.
Acho que o PTGui pode ser dito como o mais fácil pra aprender entre esses dois aí. Pode ver o Autopano Pro também, da http://www.kolor.com
epassarin escreveu:E os outro softwares necessários, existe algum free e que funcione bem? Qual deles é bom software e tem mais recurso e menos chance de ficar horas no computador.
Como falei, acho que isso é uma escolha meio pessoal. As chances de dar certo variam muito de acordo com a cena também. Cada um tem seu método pra encontrar os pontos em comum entre as imagens. Tem achado que os comerciais tem encontrado melhor os pontos de controle que o Hugin, mas não tenho essa opinião embasada em testes consistentes. Só uso o Hugin, até por que não trabalho com fotografia e não acho que preciso investir num software, já que ele me atende.
epassarin escreveu:E se tratando de MAC OS X que é meu sistema, quais os principais que rodam em OS-X?
Não uso Mac, mas acho que os três mencionados aqui rodam nele. Sei que o Hugin e PTGui rodam.
epassarin escreveu:Conhece algum modelo de tripe que não tenha preços absurdos como 400,00 - 750, 1.400,00 e 2350,00, enfim, quero um que não seja tao caro e de pro gasto.

Att
Emerson Passarin
Qualquer tripé deve servir. Pra obter melhores preços pode procurar lojas de usados. Aqui no RJ tem muita opção pra isso, até uma feira de antiguidades que acontece nos sábados de manhã na Praça XV, onde podemos achar máquinas antigas, lentes, etc, além de antiguidades de todos os tipos e gêneros.

Tem também várias lojas de recuperação de lentes, consertos de câmeras, etc, que vendem equipamento usado. O tripé que uso comprei nos EUA e custou US$ 45,00. Pode achar o link pra ele na amazon em qualquer post no meu blog de fotos em que eu o tenha utilizado. É o Dolica proline. Até já falei sobre ele por aqui.

Dê uma lida geral aqui no fórum, se já não o fez. Algumas perguntas que fizestes aqui já estão respondidas, como apontei em alguns links. Veja as referências que passei lá no blog também, materiais, tutoriais, etc. Independente da ferramenta que escolha, tem muitos conceitos que são independentes de ferramenta. O ponto nodal, como encontrá-lo, como fotografar, pontos de controle, otimização da montagem, yaw, pitch, roll, zenith, nadir, etc, etc, etc.

Abraços e bem vindo aos 360!

Cartola.

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Dúvidas gerais

Mensagem por epassarin » 23 Ago 2012, 22:19

Valeu pelas dicas, ja me clarearam mais as idéias.
Mas tem uma coisa que nao conseguindo entender nas cabeças para as fotos.
Por exemplo, são duas partes ok?
Uma fixada no tripé que pode ser em L 90º, a segunda base onde vai a cameraela tambem ficara em 90º mas ela é giratoria para poder fazer as fotos de cima e de baixo correto.
Mas e o lanse do ponto nodal, nao tem relação de onde a maquina será fixada? tipo para que a lente gire em torno desse ponto eu devo ttirar as medidas da lente ou seria masi facil fazer uma
cabeça que eu possa movimentar a camera pra frente e pra tras até achar o ponto nodal?
Estou confuso nisso, porque peguei esse exemplo aqui pra mandar fazer em um amigo mas com as laminas de 5mm e nao 8mm como sugere

http://www.360bilder.de/html/popup/jpg_massangaben.htm

mas nao sei se fizer nessas medidas vai dar certo pra minha camera entende? Isso que preciso entender...É preciso fazer um rasgo na peça onde a camera se fixa para que possa move-la para acha o tal ponto nodal.

DEsde jáa gradeço e fico no agurado.
Att
Emerson Passarin
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dúvidas gerais

Mensagem por cartola » 24 Ago 2012, 11:05

Oi,

você leu o link que te passei? Tudo bem que o tutorial ainda está inacabado, mas achei que a parte das "Medidas necessárias" estava claro. Não tenha dúvidas, as medidas tem que ser corretas e as medidas importantes são as que mencionei no meu tutorial. Elas variam de acordo com sua câmera e de acordo com a sua lente e passei um link lá onde tem tabelas com medidas de várias câmeras e várias lentes.

A imensa maioria das medidas que o camarada mostrou nessa foto aí não são importantes, são as medidas que ele usou pro projeto dele. A espessura do alumínio, a largura da barra de alumínio, a parte vertical do L ter uma largura maior em cima, nada disso é importante. Claro que se usar um alumínio muito fino ele pode não aguentar sua câmera, mas 4mm tá mais que bom. A cantoneira que usei deve ter uns 2 ou 3mm de espessura - mas é de ferro.

Nesse mesmo tutorial incompleto botei link para fotos de dois modelos de cabeça que fiz, você viu? Nos dois eu fiz a possibilidade de regulagem da posição da câmera. Isso é importante se você não sabe as medidas, mas se já as tiver vai ficar inclusive mais fácil posicionar na hora de usar se tiver apenas um local fixo. E ainda fica menos sujeito a erro. Fora que simplifica muito o projeto. Foi bem trabalhoso fazer algo firme e móvel pra prender a câmera.

Pra quem tiver dificuldade com metal ou facilidade com madeira, dá pra fazer uma cabeça em madeira também. Vejam vários modelos caseiros aqui. Botei o link direto pro fundo da página, mas se quiserem ver muitos fabricantes de modelos comerciais podem dar scroll pra cima da página ou ir no índice no topo.

Abs, Cartola.

Responder