Ponto Nodal vs. Distância focal.

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Avatar do usuário
Alex Lopes
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Ago 2012, 10:52
Contato:

Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por Alex Lopes » 28 Ago 2012, 00:57

Antes de definir o Ponto Nodal, eu terei de me preocupar com a distância focal escolhida?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por cartola » 28 Ago 2012, 17:42

Oi Alex, o ponto nodal varia de lente pra lente, ou seja, para lentes com distância focal diferente o ponto nodal será diferente. Sobre lentes com distância focal variável, talvez a variação em algumas seja mínima, como por exemplo numa 10-20mm que tenho (nunca medi em 20mm, só a usei em 10mm). Em outras, como numa outra 18-250mm que tenho, acredito que o ponto nodal deve variar bem. Veja nessa tabela que realmente em algumas lentes o ponto nodal se desloca bem.

Pior talvez seja nas lentes olho de peixe. É possível achar em vários links pela internet, onde o sujeito fez medidas mais precisas, em alguns casos com um laser entrando pela lente, que o ponto nodal varia de acordo com o ângulo considerado. Isso significa que o ideal para essas lentes é usar sempre uma sobreposição regular ao fazer as fotos, ou seja, girar em ângulos regulares e não na mão ou no olho, buscando uma sobreposição qualquer. Isso vale principalmente pra quem faz cabeças caseiras. Na prática, porém, creio que os programas conseguem lidar bem com isso, ajustando adequadamente as imagens.

Abs, Cartola.

Avatar do usuário
Alex Lopes
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Ago 2012, 10:52
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por Alex Lopes » 29 Ago 2012, 12:52

Eheheh... Eu esqueci de comentar que não era para lente fixa, mas sim variável. Você respondeu para ambas, muito obrigado! :)

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por cartola » 29 Ago 2012, 14:19

Agora com mais calma encontrei um site que já tinha visto sobre o lance do NPP (no parallax point, que na prática, no meu parco entendimento, é o ponto nodal) em olho de peixe. O sujeito testou várias lentes:

http://www.hugha.co.uk/NodalPoint/Index.htm

Na sigma 10-20, por exemplo, o ponto nodal é o mesmo não importa o ângulo de incidência da luz/imagem:

Imagem

Já na sigma 8mm (olho de peixe) é variável:

Imagem

As linhas verdes são com o foco em pontos diferentes, como diz na legenda (pra facilitar o inglês pra galera).

Na prática mesmo pude observar que o ponto nodal (nas lentes que já usei) está na posição do anel colorido da lente. Em alguns casos o anel é dourado e em outros é vermelho. Só é bom tomar isso como ponto de partida e verificar, pois pode não valer sempre.

Abs, Cartola.


Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por eFe » 14 Set 2012, 01:26

Cartola, aproveitando que usamos a mesma objetiva (10-20), eu ainda fico inseguro se estou no ponto certo porque ainda tenho erros variáveis de paralaxe que não seguem um padrão. Já apliquei a técnica das hastes sobrepoxtas e tbém da verificação pela frente tentando posicionar a partir da pupila. Agora li oq escreveu sobre a faixa colorida, alguma outra dica pra deixar essa procura mais exata? Abraço!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por cartola » 14 Set 2012, 09:03

Falaê eFe,

a dica mais fácil é usar a medida já disponível aqui: http://wiki.panotools.org/Entrance_Pupil_Database

Para a lente Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC usada em 10mm a medida "L2" é 62mm. Dá uma lida na página pra ver como usar essa medida. Basicamente tem que saber a medida L1, correspondente à sua máquina (fácil medir se sua máquina não estiver lá). Some as duas e essa é a distância do centro do parafuso da máquina até o eixo do ponto nodal.

Minha lente é "quase" essa aí, a minha é F 3.5, mas dá na mesma.

Abs, Cartola!

Avatar do usuário
eFe
Mensagens: 43
Registrado em: 13 Mai 2012, 14:22
Localização: Itu, São Paulo, Brasil
Contato:

Re: Ponto Nodal vs. Distância focal.

Mensagem por eFe » 14 Set 2012, 10:45

AAAAaaaaaah, como é bom um pouco de ciência! :D
Muito obrigado pela indicação!
Abraço!
eFe - www.UmOlharDiario.com.br
Sim, nós continuamos fotografando todos os dias.

Responder