Fotgrafando com poles (mastros)

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por Stoledo » 25 Ago 2013, 11:56

Olá pessoal.

Estou pensando em comprar um pole Nodal Ninja e gostaria de tirar algumas dúvidas antes.
Posso usar qualquer cabeça no pole ou preciso de uma específica? Para fazer a rotação preciso adquirir algum acessório?
Quem tiver experiência com poles compartilhe comigo.

Obrigado.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por cartola » 25 Ago 2013, 20:14

Oi Sandro,

não é qualquer cabeça não. Não use um rodador lá em cima (algumas vem com rodador). Eles vendem rodadores específicos para o mastro, que ficam na base e vem com pontos de parada pré-determinados. Eu tenho o de 8 paradas, por exemplo, que me dá redundância. Me dava redundância quando usava uma Opteka 6.5mm numa Canon APS-C e conseguia cobrir a horizontal com 4 fotos e agora com uma 8-15mm numa fullframe que poderia cobrir a horizontal com 6 fotos em 15mm, mas achei melhor ter redundância e isso já me ajudou em várias situações, como situações de rua em que há multidões, como na Caminhadown em Ipanema. Pra isso escolhi o rodador que para a cada 45º, mas claro, pode ter vários rodadores também :)

A cabeça em geral usam acho que é uma desses tipos aqui. Você usa ela meio inclinada pra baixo (15, 30º, dependendo da lente) e depois pode até fazer uma foto zenith de fora do pole se for o caso de céu em cima. Particularmente uso uma cabeça artesanal, sem rodador, diretamente aparafusada no parafuso do mastro, que é um 3/8 usual de tripé, e a deixo inicialmente virada pra baixo até que a lente comece a visualizar a própria cabeça, "tangenciando" o mastro. Daí faço a horizontal e depois puxo uma corda pra virar a máquina pra cima. Como a cabeça é de alumínio ele aceita a "arrastada" e vira pra cima, mantendo-se firme, na verdade até apertando mais o parafuso, por conta do sentido do giro. Isso é perfeito em ambientes internos se quiser usar o mastro, pois não mexe nele, como fiz por exemplo no Real Gabinete Português de Leitura, foto também comentada em outro tópico aqui e outro aqui.

Outra coisa é onde apoiar o mastro. Eles vendem um apoio pra você pisar. Nada que uma barra de alumínio ou ferro não substitua, como comentei nesse outro tópico.

Tem que pensar também se vai querer usar o mastro com o tripé. Sempre usei ele diretamente no tripé, mas o rodador, que fica embaixo, não vem com o furo apropriado, então fiz uma junção em alumínio com a rosca apropriada pra adaptar. Note que a Nodal Ninja EXPLICITAMENTE NÃO RECOMENDA essa solução, pois o torque que pode ser exercido no parafuso do tripé pelo mastro pode quebrá-lo. Como eu me garanto a ficar segurando o mastro o tempo todo até que esteja amarrado e estabilizado, faço sempre assim. Pra essas situações eles vendem um adaptador de tripé (cheque outros modelos), que nunca vi ou usei, mas acho que tem que checar se embaixo da haste central do seu tripé tem a rosca ou o que é necessário pra adaptá-lo.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por Stoledo » 25 Ago 2013, 23:55

Imaginei que seria com uma cabeça serie R.

Aí o investimento fica maior: Cabeça, ring para segurar a objetiva na cabeça (o pior é que é um para cada objetiva), rodador e o pole!

O zenith vc faz puxando a corda ok, mas no nadir fica um pequeno buraco se não for feito a foto com a câmera apontando para baixo, nesse caso é usado algum acessório como o nadir adapter da Nodal NInja/Fanotec? Quando a foto é feita como no Real Gabinete Português beleza, mas e se na Caminhadown estivesse lotado como faria com o nadir?

Será que é possível usar um NN4 no pole?

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por cartola » 26 Ago 2013, 12:39

Oi Sandro,

Colocando a lente tangenciando o mastro o buraco fica bem pequeno. Ainda não fiz com multidão me apertando, realmente não sei se seria um problema, mas no caso do Caminhadown nem fotografei o nadir. Em geral imagino que seja possível de alguma forma escolher o ponto de onde fazer a foto pra deixar o nadir mais fácil. Uma opção é dar uma pequena (realmente pequena, pra não perder o equilíbrio) inclinada pra fazer uma foto de cima e depois dar uma manipulada boa e compor o nadir com as cabeças da multidão olhando de cima. No site do Ayrton tem fotos em meio a multidões, bem como no 360 cities. Muitas vezes eles colocam logo no nadir ou aparecem eles mesmos segurando o mastro. Veja essa do Willy Kaemena, por exemplo. Apesar de que ele estava com o mastro (ou monopé) bem baixo em relação ao que pode o mastro.

Eu tenho uma NN4, mas comprei com o rodador RD16, ou seja, ela não vem pronta pra encaixar num tripé sem ele, então teria que ser feita uma adaptação para tal. O problema é o rodador. O RD16 (não estou com ele a mão agora) acho que tem um parafuso que o faz ficar parado, mas me passa certa insegurança. Se tiver um modelo que fique firme num tripé, sem rodar, pode servir, mas não conheço todos os modelos. A questão é essa, não é pra rodar, a rodada é feita rodando o mastro lá embaixo, apoiado no rodador do mastro, ou no sentimento mesmo, sem rodador, talvez fazendo alguma marcação no mastro, o que me parece perfeitamente viável. Como quando comprei o mastro veio com um rodador de brinde, nunca experimentei sem, mas como já fiz muita foto no tripé sem rodador, acho bem possível usar o mastro sem um também.

Posso também te fazer uma cabeça como a minha, se tiver interesse me procure em mensagem privada.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por Stoledo » 26 Ago 2013, 14:39

Estive pesquisando e vi que é possível usar a NN4 no mastro, fica mais pesado e desajeitado pelo que vi.

As fotos que foram feitas com mastros em multidões geralmente evitam muita gente em volta, ou quem faz pede licença ou até as pessoas se afastem para deixar o cara trabalhar! Vi uma do Ayrton assim, muita gente mas ninguém atrapalhou o nadir.

Já que mencionou o RD16, acha que ele é útil? Acredito que seja muito interessante quando usa uma lente mais fechada, como 24mm, por ter que fazer mais fotos, mas quando usa uma 12mm acredito que dá para passar bem sem ele. Minha NN4 veio com o rodador dela mesmo com dois furos para os dois tipos de parafusos dos tripés (não lembro as medidas).

Obrigado pela disponibilidade!

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por cartola » 26 Ago 2013, 21:08

Bom,

a utilidade do rodador não é rodar, é parar, e isso realmente é engraçado. Acho que nem pra 24mm ele é tão necessário, mas confesso que hoje acho um rodador bem prático. Pra falar a verdade uso muito pouco tanto o RD16 quanto a NN4. Em geral uso minhas artesanais mesmo, que são menores, mais leves e não sendo reguláveis não saem do lugar. Comprei o NN4+RD16 por que tenho planos de começar a dar cursos regulares, então poderia mostrar pros alunos como é a profissional, como usar e tal.

O lance de usar qualquer cabeça no mastro acho que se resume realmente em conseguir deixar ela fixa. Se consegue então serve.

O RD16 é um produto de ótima qualidade e serve pra lentes muito mais fechadas que uma 24mm. Acho que a 24 numa fullframe ainda nem precisaria de um. Ele é capaz de fazer paradas a cada 3.75º (96 paradas numa volta), o que deve gerar uma bela gigapixel. A que o Ayrton fez no Morro do Alemão aqui no RJ, por exemplo, creio que foi com um desses, se me lembro do que li.

Pode lançar a pergunta do NN4 no mastro lá no fórum da nodal ninja. Talvez até o fabricante te responda.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Fotgrafando com poles (mastros)

Mensagem por Stoledo » 27 Ago 2013, 00:04

Rodar foi modo de dizer, outro dia estava fazendo uma panorâmica e esqueci quantos clicks tinha feito, como não posicionei no zero desde inicio, tive que recomeçar.
Acho que nesse exemplo é que ele seria útil.

Vou postar no fórum da NN, depois compartilho aqui o que eles me disserem.

abs,

Sandro Toledo

Responder