Paralax e exposição

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Paralax e exposição

Mensagem por Rogério » 21 Nov 2013, 16:48

Meu tripé não é profissional e quando giro a cabeça, não mantem o mesmo nível horizontal. gostaria de saber se é por isso que dá alguns erros de paralax.
fiz uma cabeça panorâmica de madeira que funciona perfeitamente, mas não resolveu meu problema e acredito que seja por causa do tripé.
Outra coisa é a luminosidade do ambiente. Em uma mesma panorâmica com um lado claro e outro escuro, é correto ajustar a exposição alterando a velocidade do obturador, já que se eu alterar a abertura eu também altero a profundidade de campo?

Blum
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Mai 2012, 15:43

Re: Paralax e exposição

Mensagem por Blum » 21 Nov 2013, 17:05

Olá Rogério,

se a sua cabeça do tripé não é especifica para panoramas, ou seja, que mantenha o ponto nodal como eixo de rotação é bem provável que seja o problema com paralax.

Veja aqui, tem uma explicação legal: http://cartola.org/panoforum/viewtopic.php?f=6&t=40

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Paralax e exposição

Mensagem por cartola » 21 Nov 2013, 17:13

Oi Rogério,

não dá pra concluir que o problema é do tripé só com essa descrição. Pode ser que sim. Se a cabeça oscila quando você gira, em função de falta de firmeza do tripé, então provavelmente é isso. Minha dúvida é por que não é necessário que a cabeça esteja nivelada para fazer uma panorâmica, então não sei se no seu caso é apenas um desnivelamento, mas que ainda mantém o conjunto firme, ou se é uma "frouxidão", que faz sair do eixo de giro. Se sai do eixo é problema.

Outra forma de confirmar é nos passando suas fotos, daí experimentamos a costura e vemos se não pode ser também uma questão de melhor uso do software, que em muitos casos pode corrigir pequenos erros de perspectiva.

Sobre a luminosidade, o melhor é fazer exposições totalmente iguais em modo totalmente manual na máquina, incluindo parâmetros que podem ficar no automático mesmo em modo manual, como o balanço de branco e ISO. Se houver muita diferença de luz na cena, o ideal é fazer múltiplas exposições e combiná-las. Muitas ferramentas de costura já trabalham automaticamente com a fusão de múltiplas exposições, como o PTGui, Autopano e Hugin. Eu, em geral, prefiro fazer a coisa em partes e faço a combinação antes da costura. O Enfuse-gui pode ser uma opção, mas existem muitos outros. Atente, porém, para que as múltiplas exposições sejam também iguais em todas as tomadas. A melhor opção é usar o auto bracketing que a maioria das Canons e Nikons têm.

Aqui, a partir da página 48, um artigo que escrevi sobre o processo como um todo e aqui no meu wiki, na seção "HDR...", pode ver alguns posts sobre combinação de exposição.

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Paralax e exposição

Mensagem por Rogério » 22 Nov 2013, 13:27

Qual a melhor forma de enviar as imagens pelo forum?

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Paralax e exposição

Mensagem por ALOEBRASIL » 22 Nov 2013, 16:14

Boa Tarde,

Segue anexo uma imagem para que possa enviar suas fotos para o forum.

Você pode responder as mensagem clicando em resposta rápida no final da mensagem e em seguida na opção editor completo.

com o editor completo surge abaixo, a opção ADICIONAR UM ANEXO.

Desta forma acredito que poderá enviar seus arquivos e imagens sem problemas.

Sucesso
Anexos
Imagem de como anexar um arquivo ou foto à mensagem no panoforum
Imagem de como anexar um arquivo ou foto à mensagem no panoforum
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Paralax e exposição

Mensagem por cartola » 22 Nov 2013, 21:10

Complementando o que o colega Gilberto já falou sobre os anexos, tem também como postar panorâmicas mesmo ou apontar pra fotos em outros sites. Veja um pouco sobre isso nesse tópico que coloquei nas Dicas de uso do fórum.

Além disso podemos usar vários serviços oferecidos na internet, como sites usuais de hospedagem de fotos, como o Flickr. Optando por algo assim pode referenciar sua foto pra aparecer aqui diretamente (sem precisarmos baixar) usando o comando "img" como mencionado no tópico que citei acima.

Tem ainda sites de hospedagem de qualquer tipo de arquivo, como o dropbox. O google também oferece o Drive. Se você tiver uma conta no gmail (ou pode criar uma se não tiver) pode acessar o Google Drive, que é como um disco online, onde pode colocar um arquivo (não sei se de qualquer tipo, mas imagino que fotos sejam possíveis) e compartilhar de várias maneiras, inclusive publicamente.

Em qualquer dos casos, se o objetivo é compartilhar as fotos originais pra gente ajudar, lembre-se de tentar redimencioná-las, diminuindo o tamanho, pois não precisamos de grande resolução em geral.

Abs, Cartola.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Paralax e exposição

Mensagem por Rogério » 23 Nov 2013, 17:41

estou criando uma pasta compartilhada no google drive, porem, coloquei para todas as pessoas que eu enviar o link tenham acesso mas o site me pede que eu coloque pelo menos um nome, email ou grupo para que eu possa compartilhar. sendo assim peço que se possível me forneçam os emails para que eu possa enviar as fotos.

Rogério
Mensagens: 61
Registrado em: 07 Ago 2013, 14:15

Re: Paralax e exposição

Mensagem por Rogério » 23 Nov 2013, 17:50

Obs: meu email: rdsinform@gmail.com

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Paralax e exposição

Mensagem por ALOEBRASIL » 24 Nov 2013, 03:50

Olá Rogerio,

Pode enviar no meu email aloe_brasil@hotmail.com
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

ALOEBRASIL
Mensagens: 76
Registrado em: 19 Out 2012, 12:06
Localização: Curitiba / PR
Contato:

Re: Paralax e exposição

Mensagem por ALOEBRASIL » 24 Nov 2013, 13:25

Boa Tarde Rogério,

Baixei as imagens, e estou fazendo a costura, mas minha primeira impressão é que pode ser um problema na captura das imagens, quanto a rotação da cabeça panorâmica.

Logo no início da costura o software não reconhece as imagens do teto onde tem o ponto de luz, com pontos correspondentes nas outras imagens das paredes.
Quando iniciei na produção de fotos 360, tive erros semelhantes, e com minha Sony H50, ocorreram várias vezes este tipo de erro devido a grande quantidade de fotos, e sem uma cabeça panorâmica adequada para corrigir os erros de Paralax.

Com as orientações do Cartola, produzi uma cabeça em alumínio, que no momento ainda tem um problema de fixação no giro, causando alguns desníveis, mas que não tem influenciado em nada na captura e costura das imagens.

Hoje capturo minhas imagens mesmo sem esta estabilidade, e raramente tem algum erro nas costuras que seja necessária alguma pós edição.



Vou postar em instantes o resultado que obtive.
Gilberto Moreira
aloe_brasil@hotmail.com

(41) 3538-3691 GVT
(41) 9648-5665 TIM


Styluss - http://www.styluss.com.br
Arquitetura e Decoração - http://www.moveiscarmesim.net/rafael/rafael_tour.html

Responder