Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
elielvalenca
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mai 2014, 07:06

Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por elielvalenca » 27 Mai 2014, 08:35

Olá pessoal!

Começando agora a fazer fotos 360. E cheio de dúvidas, claro!
O ajuste perfeito do ponto nodal evita todos os erros de parallax? Ou seja, é possível fazer as tomadas sem erros?

Estou usando uma cabeça Nodal Ninja 3 e tenho tido cuidado com o nível do tripé...

Apesar de ter lido bastante as postagens aqui, ainda estou muito inseguro no ajuste do NPP.

Vejam um panorama que fiz com o último ajuste:

http://www.wsva.com.br/demo360

Agradeço a quem puder me ajudar!

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 27 Mai 2014, 10:36

Oi,

sim, o ajuste perfeito tende a deixar a montagem sem erros e sem necessidade de ajuste de pós edição num editor como GIMP ou Photoshop. Como você está testando? Fez o "teste da fita na janela"? Mande duas fotos do teste pra gente ver.

Nivelar a cabeça não é importante pra uma panorâmica da esfera completa. Dá pra fazer até com a cabeça na horizontal.

Abs, Cartola.

elielvalenca
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mai 2014, 07:06

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por elielvalenca » 27 Mai 2014, 15:11

Obrigado, Cartola!

Estas fotos são do melhor ajuste que consegui...

Imagem

Imagem

O que me diz? Está bom? Pode melhorar?

Estou usando uma olho de peixe 10.5mm. Faz alguma diferença?

Abraços! :D

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 27 Mai 2014, 15:52

Parece ótimo. Imagino que essas imagens sejam trechos que cortou das fotos, não? Pois nas duas a fita está no meio e o ideal era que estivessem cada hora num canto, mas como a imagem não está muito "olho de peixe" parece que foi cortada.

É muito importante também que o tripé esteja firme e que não use nada que possa desestabilizá-lo, como botar a cabeça sobre outra cabeça, principalmente de bola, senão não adianta estar calibrado que vai sair do lugar.

Assumindo então que está nessa posição, que é boa, e que deu erros de junção na costura, pode tentar resolvê-los de várias formas:

- pode acrescentar pontos de controle manuais nas partes que tiveram erros ou já de cara, examinando rapidamente os pontos de controle entre os pares de imagens, pode ver se estão bem distribuídos e ir criando em trechos que o programa não tenha criado automagicamente :)
- todos os erros que vi na sua foto final, postada lá no início, são também passíveis de correção num editor de imagens. Ferramentas como seleção enevoada, copia/cola, rotação, perspectiva, clone e restauração resolvem tudo, só que quando tem muito pode tomar muito tempo.

Não tem muito como não perder algum tempo no início pra ir amadurecendo tanto sua habilidade nos processos quanto sua percepção do que é melhor em cada caso. Eu ainda não tenho uma regra. Algumas vezes vou resolvendo na costura no hugin e outras vezes parto direto pra acertar depois.

Abs, Cartola.

elielvalenca
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Mai 2014, 07:06

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por elielvalenca » 31 Mai 2014, 01:36

Valeu, Cartola!

Brigadão pela atenção e pela ajuda.
Tá costurando direitinho agora!

Abraços!

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por tell360 » 23 Jun 2015, 20:08

Existe alguma regra pra ajustar a uma Canon 6D com Sigma 8mm numa cabeça NN4?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 23 Jun 2015, 23:34

Não chamaria de "regra", mas sim, há apenas uma posição correta pra posicionar a câmera na cabeça. Veja se isso aqui ajuda. Não é específico pra sua cabeça, câmera e lente, mas mostra alguns conceitos. Tem que posicionar pra que a câmera gire corretamente em torno do eixo que passa pelo ponto sem erro de perspectiva.

Mais material geral aqui.

Abs, Cartola.

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por tell360 » 29 Jun 2015, 07:15

Cartola, comecei a ler o material, muito obrigado.
Vc conheçe algum manual do Panotour em Português?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por cartola » 29 Jun 2015, 11:21

Não conheço não, mas se o inglês é uma barreira pode tentar a tradução automática do google, jogando o link da página que quer traduzir direto no formulário de tradução. Ele vai te dar um link no campo traduzido e é só clicar ali.

Aqui o índice do manual traduzido.

Abs, Cartola.

tell360
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Mar 2015, 06:34

Re: Ajuste de ponto nodal evita todos os erros de parallaxe

Mensagem por tell360 » 03 Jul 2015, 13:15

Existe algum teste que eu possa fazer para ter certeza que encontrei o NPP exato? Quando o NPP está exato nao existem fantasmas ao alinhar a imagem, ou existem pequenos fantasmas que são corrigidos ao alinhar a imagem?
Acredito que estou bem perto de encontra o NPP de minha camera e lente, tenho tentado de diversas maneiras, mas sempre fica um defeitinho aqui ou ali. Tenho percebido que além de mais simples, o PTGui tem costurado melhor que o Autopano.

Responder