Página 1 de 1

Sons de background

Enviado: 28 Mai 2014, 18:28
por rwillisk
OLá,

Eu sou o Raphael e desenvolvo sites e aplicações web, há uma semana peguei um projeto e me deparei com um tour virtual que utiliza o krpano como ferramenta para geração desses arquivos.

Bom, precisava de três reparos, alinhamento de hotspots, adição de link em alguns destes hotspots e fazer com que a configuração de som de um "ambiente" mantenha-se nos demais (6 ambientes no total) e que por default o som esteja desabilitado (silêncio), tenho um terceiro elemento de som que é um API do souncloud mas ai já é outra história.

Andei vasculhando os diversos xml's gerados e percebi que algumas configurações já estão inclusas neles, porém, nesse site são manipuladas com javascript também.

Queria saber da comunidade como vocês lidão com o som em ambientes 360, se existe algum script ou ferramenta que possa gerenciar melhor essa questão dos sons ou se o melhor caminho é manter a configuração apenas no xml mesmo...

Como o site é de um cliente não me sinto muito confortável em publicá-lo na integra, mas dependendo da situação posso colocar alguns trechos aqui.

Um abraço à todos e Calos, obrigado pela atenção!

Re: Sons de background

Enviado: 28 Mai 2014, 19:09
por cartola
Oi Raphael,

não tenho experiência com controles externos de nenhuma natureza, mas não seria difícil fazer isso no HTML, já que é um HTML que inicialmente chama o plugin do krpano. Bastaria, imagino, criar um <div> como um layer sobre o layer do krpano.

Imagino que já saiba da documentação do krpano, que inclusive menciona como controlá-lo via javascript, o que ainda não experimentei.

Dentro do XML o som é controlado, como já deve ter visto, por um elemento chamado plugin ou mais recentemente layer. Ali na documentação, investigando os parâmetros, tem um que é uma das coisas que você procura, o parâmetro "keep". Ele vai manter esse plugin ativo, seja qual for, então pode usar isso, por exemplo, pra elementos do design que vão estar sempre ativos também. Ele é booleano, então é só definí-lo como "true" e pronto.

Eu colocaria o plugin do som fora das cenas. No caso de um tour cada panorama fica dentro de tags <scene> e os elementos daquela cena ficam ali dentro. Os elementos comuns a todas podem ficar fora de todas ou dentro da primeira. De qualquer forma pra permanecerem sempre ativos tem que ter keep="true".

O som por padrão é desabilitado. Se está tocando sozinho é por que algum evento o ativou. Isso inclusive não é possível em dispositivos Apple, quando temos que ativá-lo a partir da ação de algum usuário, não sendo possível ativar por eventos da própria progressão do tour, como "onloadcomplete" ou coisas assim. Tem que achar o que está ligando ele e remover. Daí pode botar um botão e no "onlcick" dele fazer o som tocar. Pode procurar por playsound ou pausesoundtoggle pra ver se consegue achar.

Abs, Cartola.

Re: Sons de background

Enviado: 28 Mai 2014, 20:25
por rwillisk
Desta forma não seria necessário em hipótese alguma ter que gerar novamente os 360 certo? Pois a pessoa que gerou esses tours fez todos em flash o que no meu ponto de vista deveria ter sido gerado em html5

Muito obrigado!

Re: Sons de background

Enviado: 02 Jun 2014, 15:21
por cartola
Depende, eu já gero sempre pra html5 e flash, o panorama pode ser compatível com ambos e você programa como quer que ele detecte ou priorize isso. Essa configuração é no HTML inicial que chama o krpano.

http://krpano.com/docu/html/#html5

Não é bom gerar só em HTML5, pois as funcionalidades são mais completas e maduras no flash e em alguns dispositivos, notadamente desktops, o HTML5 não funciona bem em todos os navegadores.

Abs, Cartola.