OLá,
Eu sou o Raphael e desenvolvo sites e aplicações web, há uma semana peguei um projeto e me deparei com um tour virtual que utiliza o krpano como ferramenta para geração desses arquivos.
Bom, precisava de três reparos, alinhamento de hotspots, adição de link em alguns destes hotspots e fazer com que a configuração de som de um "ambiente" mantenha-se nos demais (6 ambientes no total) e que por default o som esteja desabilitado (silêncio), tenho um terceiro elemento de som que é um API do souncloud mas ai já é outra história.
Andei vasculhando os diversos xml's gerados e percebi que algumas configurações já estão inclusas neles, porém, nesse site são manipuladas com javascript também.
Queria saber da comunidade como vocês lidão com o som em ambientes 360, se existe algum script ou ferramenta que possa gerenciar melhor essa questão dos sons ou se o melhor caminho é manter a configuração apenas no xml mesmo...
Como o site é de um cliente não me sinto muito confortável em publicá-lo na integra, mas dependendo da situação posso colocar alguns trechos aqui.
Um abraço à todos e Calos, obrigado pela atenção!
Sons de background
- cartola
- Site Admin
- Contato:
Re: Sons de background
Oi Raphael,
não tenho experiência com controles externos de nenhuma natureza, mas não seria difícil fazer isso no HTML, já que é um HTML que inicialmente chama o plugin do krpano. Bastaria, imagino, criar um <div> como um layer sobre o layer do krpano.
Imagino que já saiba da documentação do krpano, que inclusive menciona como controlá-lo via javascript, o que ainda não experimentei.
Dentro do XML o som é controlado, como já deve ter visto, por um elemento chamado plugin ou mais recentemente layer. Ali na documentação, investigando os parâmetros, tem um que é uma das coisas que você procura, o parâmetro "keep". Ele vai manter esse plugin ativo, seja qual for, então pode usar isso, por exemplo, pra elementos do design que vão estar sempre ativos também. Ele é booleano, então é só definí-lo como "true" e pronto.
Eu colocaria o plugin do som fora das cenas. No caso de um tour cada panorama fica dentro de tags <scene> e os elementos daquela cena ficam ali dentro. Os elementos comuns a todas podem ficar fora de todas ou dentro da primeira. De qualquer forma pra permanecerem sempre ativos tem que ter keep="true".
O som por padrão é desabilitado. Se está tocando sozinho é por que algum evento o ativou. Isso inclusive não é possível em dispositivos Apple, quando temos que ativá-lo a partir da ação de algum usuário, não sendo possível ativar por eventos da própria progressão do tour, como "onloadcomplete" ou coisas assim. Tem que achar o que está ligando ele e remover. Daí pode botar um botão e no "onlcick" dele fazer o som tocar. Pode procurar por playsound ou pausesoundtoggle pra ver se consegue achar.
Abs, Cartola.
não tenho experiência com controles externos de nenhuma natureza, mas não seria difícil fazer isso no HTML, já que é um HTML que inicialmente chama o plugin do krpano. Bastaria, imagino, criar um <div> como um layer sobre o layer do krpano.
Imagino que já saiba da documentação do krpano, que inclusive menciona como controlá-lo via javascript, o que ainda não experimentei.
Dentro do XML o som é controlado, como já deve ter visto, por um elemento chamado plugin ou mais recentemente layer. Ali na documentação, investigando os parâmetros, tem um que é uma das coisas que você procura, o parâmetro "keep". Ele vai manter esse plugin ativo, seja qual for, então pode usar isso, por exemplo, pra elementos do design que vão estar sempre ativos também. Ele é booleano, então é só definí-lo como "true" e pronto.
Eu colocaria o plugin do som fora das cenas. No caso de um tour cada panorama fica dentro de tags <scene> e os elementos daquela cena ficam ali dentro. Os elementos comuns a todas podem ficar fora de todas ou dentro da primeira. De qualquer forma pra permanecerem sempre ativos tem que ter keep="true".
O som por padrão é desabilitado. Se está tocando sozinho é por que algum evento o ativou. Isso inclusive não é possível em dispositivos Apple, quando temos que ativá-lo a partir da ação de algum usuário, não sendo possível ativar por eventos da própria progressão do tour, como "onloadcomplete" ou coisas assim. Tem que achar o que está ligando ele e remover. Daí pode botar um botão e no "onlcick" dele fazer o som tocar. Pode procurar por playsound ou pausesoundtoggle pra ver se consegue achar.
Abs, Cartola.
Desta forma não seria necessário em hipótese alguma ter que gerar novamente os 360 certo? Pois a pessoa que gerou esses tours fez todos em flash o que no meu ponto de vista deveria ter sido gerado em html5
Muito obrigado!
Muito obrigado!
- cartola
- Site Admin
- Contato:
Depende, eu já gero sempre pra html5 e flash, o panorama pode ser compatível com ambos e você programa como quer que ele detecte ou priorize isso. Essa configuração é no HTML inicial que chama o krpano.
http://krpano.com/docu/html/#html5
Não é bom gerar só em HTML5, pois as funcionalidades são mais completas e maduras no flash e em alguns dispositivos, notadamente desktops, o HTML5 não funciona bem em todos os navegadores.
Abs, Cartola.
http://krpano.com/docu/html/#html5
Não é bom gerar só em HTML5, pois as funcionalidades são mais completas e maduras no flash e em alguns dispositivos, notadamente desktops, o HTML5 não funciona bem em todos os navegadores.
Abs, Cartola.