Foto 360 de produto com celular

A técnica geral de criação de panorâmicas e imagens de alta definição, determinação do ponto nodal (entrada da pupila) da lente, etc
Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Foto 360 de produto com celular

Mensagem por cartola » 15 Jan 2016, 10:09

Respondendo uma pergunta que me encaminharam por email:
Cartola,

Boa noite

Vi o seu site e percebi que você tem muita experiência no assunto, como sou leigo, ainda estou buscando uma forma de resolver.

Preciso tirar uma foto de um automóvel em 360 com celular. Você acha viável?
Tem um aplicativo que eu consiga fazer isso?

Agradeço antecipadamente!

Abs
Oi Bruno,

se entendi a pergunta você quer que o usuário gire o carro pra poder vê-lo de todos os lados, certo? Como nesse exemplo.

Eu acho possível fazer isso usando as fotos feitas com um celular, mas certamente a qualidade vai ser proporcional a isso, não tendo a mesma qualidade de fotos feitas com uma DSLR, mas dependendo da situação pode ficar muito bom. Não conheço aplicativos de celular que façam isso, mas também nunca procurei. Se achar algum poste aqui pra compartilhar com a galera.

Os que conheço que fazem isso são o krpano e o object2vr, ambos comerciais. Acho que já vi algum software gratuito que fazia, mas não me lembro e nunca usei. Pra falar a verdade eu nunca fiz uma foto assim. Na verdade, alias, não é uma foto, são muitas fotos e o truque é simplesmente a ferramenta ir trocando as fotos a medida que o usuário indica pra que lado quer girar, o que me parece algo relativamente simples.

Pra fotografar o truque é conseguir fazer o objeto girar ou girar em torno do objeto de maneira que a sequência de fotos tenha uma progressão suave. Eu diria que pra isso é muito mais difícil girar em torno do objeto do que fazer o objeto girar. Ao girarmos em torno do objeto (que no caso de um carro é a opção mais viável) podemos acabar fazendo movimentos de giro ou inclinação da câmera, fazendo o resultado final ter saltos ou ter transição menos suave.

De repente podia dar uns trocados pra algum edifício garagem girar o carro pra você naquelas plataformas que giram os carros antes de colocá-los no elevador do edifício. Assim a câmera poderia ficar paradinha num tripé, por exemplo. Um celular pode ficar parado num "pau de selfie", inclusive alguns tem entrada pra parafuso de tripé ou a cabecinha que segura o celular é enroscada justamente com um parafuso de 1/4'', compatível com um tripé.

Enfim, ficam aí as minhas reflexões a respeito.

Abraços, Cartola.

brunosouzamg
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jan 2016, 10:24

Re: Foto 360 de produto com celular

Mensagem por brunosouzamg » 15 Jan 2016, 10:44

Cartola,

É exatamente isso que você mandou no exemplo que estou precisando. Vou pesquisar um aplicativo para ver se consigo fazer isso diretamente no celular, pois vou precisar repetir este processo mais de uma vez em veículos diferentes, o que me dificultaria a idéia de levar o veículo para um lugar específico.

Se descobrir algo eu mando aqui.

Avatar do usuário
JefCoelho
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Abr 2017, 14:37
Contato:

Re: Foto 360 de produto com celular

Mensagem por JefCoelho » 02 Jun 2017, 21:18

muito bom o que o mestre Cartola disso, ta certinho.. Mas o grande problema nem é como vc vai fazer as fotos... é o software pra montar o 360 e divulgar na internet. As opções free são muito limitadas, então se vc estiver fazendo pra algum cliente, não será legal pois aparecerá a marca de quem disponibilizou isso.... se isso não for problema pra vc, até a nossa opção nacional pode ajudar, entra lá no https://seuproduto360.com.br/visualizador-360-graus/ e manda um email com seus dados, que preparamos uma conta de teste pra vc publicar

Responder