Falaê eFe!
vou também aos poucos acertando o funcionamento do fórum. Não era, por exemplo, pras mensagens precisarem ser aprovadas.
Eu já construí duas cabeças panorâmicas, as duas mais complicadas do que penso ser necessário. Fiz ambas ajustáveis e acho que isso, além de desnecessário, pode tornar o produto menos preciso, já que a coisa artesanal tende a não ser tão firme.
Veja os modelos que já construí:
Junto com o modelo 2 já usei muito um rodador que também construí, uma peça mais complexa e delicada um pouco, mas ainda não tirei fotos dela.
Depois de um tempo tenho amadurecido a ideia e acho que algo mais simples seria melhor. Comecei a rascunhar
um projetinho aqui no meu blog. Tem também
vários projetos caseiros mostrados no wiki do panotools.
Eu já comprei o suporte de prateleira e tenho umas barras de alumínio para o braço. Pretendo fazer meu terceiro modelo para produzir um vídeo-tutorial sobre como fazer a cabeça. Se alguém quiser patrocinar o vídeo, vendo a cabeça pronta com suas medidas por R$ 150,00 mais despesas de postagem. É só me dar as medidas. Se no dia que eu for fazer ninguém tiver se interessado vai servir pra eu fazer com as medidas da minha compacta, pois quero também desmistificar o mito de que é necessário ter uma olho de peixe pra fazer as panorâmicas imersivas.
Abraços, Cartola!