Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por Stoledo » 14 Abr 2014, 09:38

Panorâmica feita nesse final de semana durante a III Etapa da Copa Paraná de Trap Americano em Curitiba.

http://www.sandrotoledo.com.br/Tiro_360 ... r_360.html

A parte interna contém erros de paralaxe a serem corrigidos mas eu tive uma dúvida:

- Ao importar as faces do cubo no Pano2VR eu transformei para equirretangular e a foto tem as mesmas dimensões da que saiu do PTgui, porém ao importar no Panotour e criar o tour ele não dá o mesmo ângulo de visão de zenite e nadir que a equirretangular que sai direto do PTgui.

Alguém saberia explicar porque isso acontece?

Obs: coloquei a mesmo dúvida no grupo do Facebook.

Abs

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por cartola » 14 Abr 2014, 09:51

Oi Sandro,

não tenho certeza se é isso, nem ideia de por que ele fez isso, mas há uma limitação "vlookatmin="-90" vlookatmax="90"" no arquivo http://www.sandrotoledo.com.br/Tiro_360 ... r_3600.xml, pode experimentar tirar isso pra ver se resolve.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por Stoledo » 14 Abr 2014, 10:29

Obrigado Cartola.

Vou ver se é isso. Quando o Pano2VR monta a equirretangular a partir das faces do cubo ele sempre dá um valor de largura diferente da foto original, pouca coisa um ou dois pixels, e mantém a altura. Apesar da diferença ser pequena ela deixa de ser uma equirretangular. Eu sempre redimensiono a imagem e nunca tive problema até ontem.

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por cartola » 14 Abr 2014, 14:39

Pois é, estranho isso. Eu converto "de" e "para" cubo com umas ferramentas que vem no Panotool::Scripts e acontece o mesmo. Tipo, eu tinha uma foto com 12000x6000 e ele gera o cubo. Na hora de voltar fica com 11998x5999. A diferença é que continua uma equirretangular. Eu as vezes redimensiono só pra voltar a ficar com o número redondo, mas nunca tive esse problema de limite de largura e altura não. Posso tentar criar um "droplet" desses programas pra você usar no windows, interessa? Você jogaria a equirretangular sobre o comando no disco e ele geraria as faces. Depois jogaria as faces sobre outro comando e ele geraria a equirretangular.

O programa roda em windows, mas hoje você teria que executá-lo a partir da linha de comandos. O droplet deixaria ele tipo o krpano, que tem comandos assim, que você arrasta as coisas pra cima dele.

Abs, Cartola.

Stoledo
Mensagens: 128
Registrado em: 14 Fev 2013, 15:28

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por Stoledo » 14 Abr 2014, 15:34

Oi Cartola, obrigado mais uma vez!

Eu tenho o KRpano e o Panotools, usei pouco (quase nada!) e não vou te dar esse trabalho, valeu mesmo. Quando tiver alguma coisa mais difícil que não consiga contornar e vc tive uma solução desse tipo eu aceitarei de bom grado!

Abs.

Sandro Toledo

Avatar do usuário
epassarin
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Ago 2012, 18:46
Localização: Piracicaba / SP
Contato:

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por epassarin » 14 Abr 2014, 18:33

Boa noite Cartola

Gostaria de saber uma coisa. Esses templates/Skin personalizado ele sao feito no Xml no KrPano ou é uma mascara criada em html, CSS e Java?

Se puder me dar alguma dica, ou lugar que tenha um exemplol a seguir de como criar um template personalizado eu agradeço.

Att
emerson
VISO PHOTO by emerson passarin
www.visophoto.com.br
epphotographer@gmail.com

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Redução do ângulo de visão após editar faces do cubo

Mensagem por cartola » 15 Abr 2014, 10:58

Oi Emerson,

pode ser que isso varie em outras ferramentas, mas acho que em nenhuma será uma máscara em HTML, CSS e Javascript (em java certamente não será - javascript não é java).

No panorama feito com krpano a personalização tem que ser feita no XML e há extensa documentação no site dele: O Salado Player também permite personalizar direto no XML. O site deles está fora do ar há algum tempo, então não deu pra pegar o link aqui.

O Panotour permite personalizações. Não sei exatamente até que nível de flexibilidade, mas certamente permite e isso está também na documentação do site.

O Pano2VR acho que também permite na própria ferramenta que gera os tours virtuais.

Abs, Cartola.

Responder