Reproduçao panoramica DVDplayer e PC?

Softwares disponíveis para publicar na internet, visualização no computador, formatos e conversão para impressão, papéis, tamanhos e tudo afim.
maiconcrespo
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Set 2014, 15:21

Reproduçao panoramica DVDplayer e PC?

Mensagem por maiconcrespo » 04 Set 2014, 10:03

Bom aqui vai uma pergunta que talvez alguem possa responder.

Alguem sabe se exite algum software ou alguma maneira de eu poder exportar as panoramicas e um cliente por exemplo poder ver em um DVD player?

Sei que no pc o DevalVR faz isso amigavelmente, e tbm cria um executalvel(pago)

existe algum opensource(de preferencia)

Como vcs entregam um trabalho a um cliente?

Avatar do usuário
cartola
Site Admin
Mensagens: 1228
Registrado em: 11 Mai 2012, 12:40
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Reproduçao panoramica DVDplayer e PC?

Mensagem por cartola » 08 Set 2014, 11:02

Oi Maicon,

um DVD player normalmente só toca vídeos, certo? Então uma pergunta mais genérica seria como fazer um vídeo de uma panorâmica, não? :) Bem, tem mais de uma forma e não conheço um software que faça isso automaticamente.

Eu já tentei:

1. Fazer um script para ir alterando os parâmetros do arquivo PTO do hugin e ir gerando quadro a quadro as fotos necessárias pra fazer um vídeo. O que tentei assim era pra gerar um vídeo quadrado com 4096 pixels de largura pra passar no dome (na cúpula) de um planetário. Acabei não chegando na matemática certa pra fazer os movimentos que eu queria e achamos outra solução com o software que eles tinham lá, que acabou passando sozinho a foto mesmo. Certamente é um meio viável de fazer um vídeo, principalmente em situações como essa em que a resolução é maior que as telas dos computadores em geral, mas vai precisar de um programador e que ele entenda a matemática dos movimentos.

2. Pode programar o tour automaticamente, entrada, movimentos, passagem entre panoramas e capturar o vídeo da tela. Também já fiz isso e capturei numa tela fullhd, que foi suficiente. Na verdade acabei optando por gerar trechos de vídeo e fiz as transições num editor de vídeos depois. Aí tem que procurar ferramentas que façam essa captura. Pra windows tem o Camstudio, que é gratuito, dentre muitas outras opções. Em sistemas Unix-like dá pra usar o ffmpeg na linha de comandos. Ele deve servir também pra Mac, mas talvez tenha uma ferramenta mais amigável pra ele.

Eu uso assim:

Código: Selecionar todos

ffmpeg -f x11grab -s 1920x1080 -r 24000/1001 -i :0.0 -sameq meuVideo.mp4
Eu em geral entrego prum cliente o diretório (pasta) que ele precisa pra publicar na web, pois em geral é só isso que ele precisa. No caso do vídeo da tela mencionado acima, não fui eu que entreguei, então apenas repassei os vídeos pro fotógrafo que me pediu eles. Não sei se ele gravou um DVD nem em que formato.

Pra rodar num PC você pode enviar o próprio Deval VR e criar um "autorun" pra fazer com que ele abra automaticamente caso o usuário o abra num windows. Pode dar uma procurada no google por isso. Não sei se tem solução semelhante pra Mac. Tente fazer o mais genérico possível, tipo, não use programas de 64 bits, pois não serão executados em windows com 32 bits.

Outra tentativa, mais complicada um pouco, é botar um navegador portátil no CD e mandar o autorun abrir ele. Assim o tour pode ficar mais flexível, com as funcionalidades avançadas. Pode também tentar chamar o navegador do usuário, mas acho mais difícil saber se o navegador padrão dele vai ser compatível com o tour, se ele vai ou não ter flash e por aí vai. Eu tentaria primeiro um navegador portátil com WebGL tentando fazer o tour ficar bom nele. E é importante testar em vários computadores com versões diferentes de Windows.

Abs, Cartola.

Responder